Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-A Lógica da exclusão apoia-se na lógica das classes. Classificar é uma organização que coloca os iguais, os que respondem ao mesmo critério, em um mesmo lugar e em uma mesma caixa.   Todas as alternativas são corretas. 
2Em 2004, foi editada uma Lei que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, com o objetivo de promover a acessibilidade urbana e apoiar as ações que garantam o acesso aos espaços públicos. Lei 10.098/00. 
3O decreto n. 5.626/05 regulamenta a lei que institui a LIBRAS como disciplina curricular para a formação e a certificação do professor, instrutor\tradutor e intérprete de Libras, sendo a língua portuguesa como segunda língua para os surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular.  Lei 10.436/02. 
4Fazer parte de uma comunidade é unir seus valores e ideais aos do outro, saindo da compreensão da ação individual para a coletiva, entendendo que a partir do momento em que se estabelecem compromissos juntos passam a ser responsáveis pela ação de todos. F, V, V, V. 
5A avaliação psicopedagógica deve servir para orientar o processo educacional em seu conjunto, facilitando o trabalho do professor.  V, V, V, V. 
6A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o seu protocolo facultativo, assinados em Nova Iorque em 30 de Março de 2007, define em seu artigo 1º que o propósito da convenção é promover, proteger e assegurar o exercício equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, promovendo o respeito por sua dignidade inerente.  F, V, V, V. 
7No ano de 2010, o Estado do Paraná recebeu autorização para a mudança da denominação das escolas especiais, que passam a ser reconhecidas como escolas de educação básica na modalidade de educação especial, na área de deficiência intelectual e múltipla, mediante ao parecer número 108/10, aprovado e deliberado por unanimidade dos conselheiros. Assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas: V, V, V, F. 
8Em 2002 foi o momento de privilegiar as pessoas com barreiras na comunicação por meio da publicação da lei 10.436 (BRASIL 2002), que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, garantindo no artigo 2º, por parte do Poder Público, formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.   A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa. 
9As informações sobre as características físicas, motoras, sensoriais e cognitivas do aluno com quadro de deficiência física são importantes para uma avaliação educacional e posterior encaminhamento aos programas mais adequados, bem como para auxiliar o profissional de educação na escolha dos recursos de comunicação, adaptação e desenvolvimento das atividades pedagógicas.   Condições musculares ósseas e danos neuromotores. 
10Um programa educacional para a pessoa com deficiência física requer profissionais conscientes, preparados cientificamente e com experiência prática necessária para o atendimento individual e coletivo dessa população.   Adaptações e recursos específicos pela condição motora e pelas reações involuntárias que apresentam ao serem movidos. 
11Complete a sentença:
Na idade média, as pessoas com ___________, passaram a ser identificadas, no entanto, não podiam ser atendidas em razão de limites estruturais e ___________ a crenças de caráter sobrenatural. Por influência da _________, esses indivíduos eram considerados frutos do pecado e do demônio. Deficiência, submissão, Igreja. 
12O Professor pode ir além da transmissão do conhecimento, sem mais esperar a observação homogênea por parte dos alunos; isso é educar para reproduzir e pode ser mais acolhedor da diversidade de cada aluno e menos homogeneizador da turma. Ele pode conjugar mais. Diante dessa temática, assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas: V, V, V, V. 
13Cabe à instituição acolher todas as características próprias de aprendizagem, assegurando ensino de qualidade a todos mediante um currículo apropriado, alcançado por meio de arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de todos os recursos que estiverem ao alcance da escola e parceria com comunidades envolvidas.  As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
14As escolas de educação especial, voltadas ao trabalho educacional com pessoas que apresentam histórico de deficiência mental de alta especificidade aplicaram, ao longo dos anos, a análise de tarefas, entendida como um sistema de observação e de avaliação de acordo com o desenvolvimento do educando, evitando colocá-lo em tarefas demasiado difíceis, o que acarretaria frustração ao aluno; ou tarefas demasiado fáceis, gerando desinteresse (FONSECA, 1995). As ideias do autor descritas acima, propõem uma reflexão: Que essa metodologia é válida para as situações ideais e reais de aprendizagem e/ou para situações de insucesso. 
15O Plano Nacional da Educação, Lei 10.172/01 destaca as dificuldades da oferta de matrícula para alunos com deficiência no ensino regular, assim como a formação docente, da acessibilidade física e do atendimento educacional, estabelecendo objetivos e metas, a fim de favorecer o atendimento às necessidades educacionais especiais do aluno.  As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
16Para romper com o modelo de escola tradicional e dar vazão à aprendizagem responsável, é preciso compreendê-la dentro da perspectiva sistêmica, no interior da qual tudo que acontece é interligado.  As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
17A dificuldade de mensuração da capacidade intelectual das pessoas com deficiência, pela ausência de investigação neurológica ou pela dificuldade de aplicação de testes padronizados que aferem a inteligência, prejudicam os encaminhamentos e mascaram seu potencial real. Sabe-se que crianças com lesão cerebral podem apresentar capacidades intelectuais dentro dos padrões de normalidade ou apenas alguns prejuízos de cognição. 
18A paralisia cerebral é o resultado de uma lesão ou mau desenvolvimento do cérebro, de caráter não progressivo, existindo desde a infância.  I, II, III e IV. 
19Os transtornos Globais do Desenvolvimento compreendem as seguintes síndromes: Síndromes de Rett, Asperger e Autismo. 
20Com o surgimento da igreja cristã, que concebia o homem como imagem e semelhança de Deus, como eram consideradas as crianças “imperfeitas”.
Escolha uma: Imorais ou pecadoras. 
21Sobre a criança talentosa, com altas habilidades ou superdotada é correto afirmar que: Apresenta capacidade intelectual geral e pensamento criativo. 
22Dos países Ibero-Americanos, qual apresenta legislação mais completa na área de apoio às pessoas com deficiência: Brasil. 
23Os primeiros momentos da vida de um bebê são repletos de expectativas, estar atento aos seus sinais vitais é fator decisivo quando se trata de agir precocemente. São indícios de um desenvolvimento anormal em relação à audição: Apresenta maior atenção aos estímulos visuais do que aos estímulos sonoros, interrompe o balbuciar após os seis meses.
24Uma das características predominantes do transtorno autístico: Ausência da verbalização. 
25A questão da formação de professores é comentada por Werneck (1997, p. 61). Para este autor, de quem é a responsabilidade pelos alunos com deficiência na escola: Todos os educadores. 
26Escola e família participam do processo de desenvolvimento biopsicossocial como matrizes de formação. Constitui-se, então, um elo entre elas cuja figura de ligação: 
É a criança. 
27Entende-se por adaptações curriculares: Estratégias educacionais que contemplem a diversidade. 
28Para se pensar no envolvimento do professor, não basta que este domine o conteúdo a ser
ministrado, que conheça e aplique de forma adequada as técnicas de ensino, que saiba sobre as diferenças humanas presentes no espaço escolar. É imprescindível também para o professor:
Escolha uma: Entender sobre interação humana, abrangendo os aspectos de emoção e o vínculo afetivo no momento de ensinar.
29Piechowski (apud SMITH, 2008) reconhece três características peculiares encontradas nos alunos superdotados:  Sensibilidade, perfeccionismo e intensidade.
30O sujeito surdo, que se integra à rede pública ou privada de ensino, no Brasil, deve ter seu direito assegurado, no sentido de poder ser alfabetizado na sua língua materna, no caso: Língua Brasileira de Sinais. 
31O transtorno autístico faz parte da categoria denominada de Transtornos Globais do Desenvolvimento. Sobre o atendimento educacional de alunos autistas pode-se dizer que:
 Necessitam de organização e sequência rotineira de atividades. 
32A primeira instituição especializada brasileira foi criada em 1926 em Canoas (RS), pelo Instituto Pestalozzi. Qual tipo de deficiência essa instituição atendia na época: Deficiência Intelectual.
33Segundo Smith (2008) as deficiências físicas estão agrupadas em duas categorias:  Condições musculares ósseas e danos neuromotores. 
34Em relação à reeducação visual é correto afirmar: Que objetiva alcançar o mais alto potencial possível. 
35Conforme a OIT (Organização Internacional do Trabalho) “os portadores de deficiência capazes de realizar trabalhos produtivos devem ter direito ao emprego como qualquer outro trabalhador.” Para que uma pessoa com deficiência tenha sucesso em sua atividade laboral, qual a recomendação da OIT: Deve-se buscar uma atividade que corresponda não tanto às deficiências do candidato, mas às suas aptidões e ao seu potencial. 
36Em 1825 Louis Braille, criou o sistema de leitura e escrita para cegos que ainda é utilizado por pessoas que nasceram sem visão ou que a adquiriram durante sua vida. Este recurso é possível pela combinação de seis pontos em alto relevo. Sobre o sistema Braille pode-se dizer que: O sistema Braille é formado por 63 combinações possíveis a partir de 6 pontos, que feitos em relevo permitem ao cego a comunicação por meio da escrita. 
37O atendimento educacional especializado poderá ocorrer excepcionalmente fora do espaço escolar, com a devida certificação de freqüência nos seguintes ambientes:  Atendimento domiciliar e classes hospitalares.
38Conforme já previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, as adaptações curriculares realizam-se em três níveis (BRASIL, 1999):  Nos âmbitos do projeto político- pedagógico, da sala de aula e individual. 
39As informações sobre as características físicas, motoras, sensoriais e cognitivas do aluno com quadro de deficiência física são importantes para uma avaliação educacional e posterior encaminhamento aos programas mais adequados, bem como para auxiliar o profissional de educação na escolha dos recursos de comunicação, adaptação e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Segundo Smith (2008), as deficiências físicas estão agrupadas em duas categorias. Neste sentido, complete as frases abaixo corretamente:
________________________ encontram-se as artrites juvenis as deficiências dos membros e distúrbios ósseos. Essas condições apresentam dificuldades musculares, o que dificulta os movimentos globais do corpo.
________________________ são decorrentes de prejuízo no sistema nervoso central. Nessa categoria encontram-se a esclerose múltipla, distrofia muscular, poliomielite, distúrbios convulsivos, distúrbios da medula espinhal e paralisia cerebral.Condições musculares ósseas, danos motores. 
40Sobre o teste do pezinho, leia com atenção as duas asserções:
O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil.
PORQUE
Com o teste do pezinho, doenças irreparáveis podem ser detectadas e tratadas muito antes do aparecimento dos sintomas.
Assinale a alternativa correta: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
41O gráfico foi elaborado partindo de informações contidas no livro da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial,nas páginas: 59 e 60.  A deficiência mental moderada apresenta-se em número menos expressivo, enquanto a deficiência mental leve se constitui em número mais expressivo.. 
42A aprendizagem vem sendo sistematicamente estudada e contextualizada nos três grandes eixos que promovem a educação contemporânea. Tendo em vista os três eixos, complete a frase abaixo:
O paradigma ____________baseia-se nos estudos de Watson, Skinner e outros, que consolidaram uma prática empregada por psicólogos e educadores até os dias atuais. Decorre dessa vertente paradigmática a prática dos testes psicométricos, amplamente utilizados pelos psicólogos e pedagogicamente pelo emprego dos currículos fechados, nos quais a aprendizagem se opera pela prática da repetição.
O paradigma ____________ assumiu relevância no contexto educacional a partir dos estudos de Piaget, que se contrapõe ao comportamentalismo, para quem os estímulos externos e irracionais são determinantes do comportamento humano.  Condutual, cognitivo. 
43Por cegueira, Diehl (2006, p. 23) define como sendo “a incapacidade total de ver a qualquer distância, ou com capacidade de distinguir a luminosidade, porém não as formas”. Sobre cegueira, assinale a alternativa correta: Cegueira é ausência ou perda da visão em ambos os olhos. 
44Sabe-se que crianças com lesão cerebral podem apresentar capacidades intelectuais dentro dos padrões de normalidade ou apenas alguns prejuízos de cognição, o que não impede condições mínimas ou até mesmo satisfatórias de aprendizagem. Neste contexto, leia com atenção as asserções abaixo: Apenas as proposições I e II são verdadeiras. 
45No atual contexto educacional, os educadores devem rever suas práticas educativas no sentido de torná-las mais eficazes, inteligentes e menos individualizadas. Nessa linha de pensamento, a aprendizagem vem sendo, sistematicamente, estudada e contextualizada nos três grandes eixos que promovem a educação contemporânea. Quais são os eixos acima citados? Condutual, cognitivo e ecológico contextual. 
46Entre os grupos sociais, a família, quando bem estruturada, dispõe das melhores condições e dos recursos mais eficazes para educar as novas gerações. Quando unido e espiritualizado pelos laços de amor, confiança, compreensão da solidariedade, o grupo familiar é o grupo ideal para a educação da criança. Sobre o apoio da família na vida escolar. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA: Sob a dimensão dos direitos educativos da família, sabe-se que o direito dos pais de educar os filhos é ilimitado. 
47No ensino especial são utilizados programas específicos, principalmente para a criança em fase pré-escolar, que também podem ser adaptados para o Ensino Fundamental e Médio, como é o caso do método TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication‑Handicapped Children) e do YAP (Young Autism Program), (SMITH, 2008, p. 368). De acordo com as ideias acima, no que consiste o método TEACCH:  No desenvolvimento de um ensino estruturado, envolvendo adaptação de materiais e ambientes que trabalham o desenvolvimento de habilidades específicas. 
48Pode-se avaliar a inteligência emocional da criança quando ela consegue o autocontrole diante de sentimentos de tristeza, raiva, medo, alegria ou outras situações ao se organizar e atribuir o que sente aos objetos, pessoas ou animais.  A educação pode auxiliar o aluno a fortalecer suas emoções. 
49Conforme Carvalho (1996, p. 105), “quando se espera um filho, geralmente os pais costumam depositar todas as suas ilusões e algumas de suas frustrações nesse ser que cresce no ventre materno”.  Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva, busca do culpado, depressão e aceitação. 
50A descrição do autismo apresentada pelo U. S. Department of Education (apud SMITH, 2008, p. 357) define-se como:  A ausência da verbalização ou a troca dela por uma comunicação
não convencional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina