Buscar

Formação Sócio Histórica do Brasil e Fundamentos de Filosofia

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
O Brasil em seu início de constituição da base territorial não era entendido por seus colonizadores com o uma unidade nacional. Haviam as colônias, as províncias que viviam dentro de sua jurisdição, dentro de seus interesses, não na perspectiva de uma unidade integrada as demais regiões. Qual foi o fato histórico que fez com que esta formatação provincial passasse a ser repensada mudando seus interesses de maneira a ampliar a visão territorial iniciando um outro processo de constituição do território com vistas a unificação das colônias?
Nota: 20.0
	
	A
	A vinda dos jesuítas e o processo de catequização que agregou índios e colonizadores
	
	B
	A economia quando se descobre ouro em Minas Gerais
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Vídeo Aula Rota de Aprendizagem pag. 04
	
	C
	A invasão de napoleão e o contexto de guerras na Europa
	
	D
	A elevação do Brasil a Reino Unido
Questão 2/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
A opção por manter o Brasil apenas como pais primário-exportador, a não alteração da estrutura fundiária nacional e a manutenção da escravidão tinham qual finalidade? Assinale a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A atração de imigrantes para trabalhar no Brasil.
	
	B
	Acumular recursos suficientes para uma revolução Industrial.
	
	C
	Inserir o Brasil numa posição privilegiada na economia mundial.
	
	D
	Preservar o poder político e a lucratividade da elite latifundiária
 
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Livro Base
OLIVEIRA, Denilson. História do Brasil: política e economia. Curitiba. Intersaberes. 2012. Livro Eletrônico. pag. 27
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
Sobre a origem da filosofia, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	É resultado de um milagre grego.
	
	B
	Não se sabe a origem certa, uma vez que todas as sociedades e culturas criaram mitos para explicar as coisas e todas elas desenvolveram filosofia.
	
	C
	A criação da moeda, a invenção da escrita, o desenvolvimento do comércio e das técnicas de navegação, bem como o encontro com outras culturas e mentalidades possibilitaram aos gregos questionar seus mitos e desenvolver um pensamento original chamado Filosofia.
Você acertou!
	
	D
	Os gregos se apropriaram dos conhecimentos produzidos por outros povos e apenas deram um nome diferente para aquilo que outros povos já faziam a milhares de ano.
Questão 4/5 - Fundamentos de Filosofia
A relação entre mito e Filosofia tem capítulos bastante distintos. No seu nascimento, a Filosofia nega as narrativas míticas, buscando a sua superação; ainda que Platão, por exemplo, por vezes, faça uso de narrativas míticas. Mais recentemente, a Filosofia, como o auxílio da Psicologia, tem tratado os mitos como um mecanismo de compreensão de diversos elementos da realidade; seja pessoal, seja coletivamente. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, a principal diferença entre a narrativa mítica e o discurso filosófico é:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto a Filosofia tem compromisso com a verdade, as narrativas míticas buscam agradar aos deuses.
	
	B
	Enquanto as narrativas míticas pressupõem uma certa dose de crença e têm sua validade certificada pela autoridade de quem conta, a verdade da Filosofia está garantida pela argumentação lógica e coerente.
Você acertou!
A filosofia grega nasce como um rompimento com a consciência mítica. Enquanto essa estava baseada no argumento de autoridade de quem a contava (os poetas-rapsodo) e na combinação de elementos de fantasia e realidade, a filosofia busca uma explicação racional dos mesmos fatos, a partir da argumentação.
	
	C
	Enquanto a Filosofia elabora um discurso que tem sua validade no argumento de autoridade, a narrativa mítica, por saber combinar elementos de fantasia e realidade, é mais coerente.
	
	D
	Se por um lado, os discursos filosóficos sobre um determinado problema se modificam de acordo com o pensador, a narrativa mítica é sempre a mesma, para todo tempo e espaço.
Questão 5/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 20.0
	
	A
	As perguntas que o cidadão comum faz no seu dia a dia com relação ao tempo, à vida, à justiça, dentre outras, não são filosóficas, pois, o mesmo não é um especialista em filosofia.
	
	B
	A filosofia é um tipo de conhecimento inferior e desnecessário uma vez que tanto a religião, quanto a biologia já nos apresentam repostas suficientes e satisfatórias para as nossas dúvidas.
	
	C
	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
A filosofia, por vezes, já foi tida como um conhecimento obscuro e inacessível às pessoas simples. No entanto, esse discurso tem um caráter ideológico no sentido de afastar as pessoas comuns das especulações filosóficas. Ora, como afirma Gramsci, todo ser humano é filósofo. E isso pode ser verificado na medida em que qualquer ser humano já se pegou fazendo certas questões de caráter ontológico, como por exemplo, o que é a vida? O que é o tempo? Pro que morremos? É claro que nem todos acabam buscando respostas filosóficas para essas e outras questões. Porém, o ponto de partida já é filosófico.
	
	D
	Como exercício de especialistas que se dedicam a ela diuturnamente, a filosofia é um tipo de conhecimento que está inacessível ao cidadão comum, pois este está limitado pelo senso comum
Disciplina(s):
Formação Sócio Histórica no Brasil
Fundamentos de Filosofia
	Data de início:
	02/10/2019 17:35
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	02/10/2019 18:39
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
No que diz respeito à justiça distributiva de Aristóteles, analise as assertivas abaixo.
I.  O princípio do justo meio, que Aristóteles defende para a moral, também o defendia no campo da política, pois a cidade justa é aquela que age com equilíbrio.
II.  Em que pese a defesa e importância do princípio do justo meio para Aristóteles, este era defendido, única e exclusivamente, no campo da moral. 
III.  Para Aristóteles, a justiça distributiva se baseia no princípio de que é necessário tratar desigualmente os desiguais, para torná-los iguais.
 Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III estão corretas.
	
	B
	I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a II está correta.
	
	D
	I e III estão corretas.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado.
Questão 2/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
A opção por manter o Brasil apenas como pais primário-exportador, a não alteração da estrutura fundiária nacional e a manutenção da escravidão tinham qual finalidade? Assinale a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A atração de imigrantes para trabalhar no Brasil.
	
	B
	Acumular recursos suficientes para uma revolução Industrial.
	
	C
	Inseriro Brasil numa posição privilegiada na economia mundial.
	
	D
	Preservar o poder político e a lucratividade da elite latifundiária
 
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Livro Base
OLIVEIRA, Denilson. História do Brasil: política e economia. Curitiba. Intersaberes. 2012. Livro Eletrônico. pag. 27
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
No que diz respeito à compreensão de mundo de Platão, e com base em seus estudos, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	O mundo das ideias é alcançado pelo raciocínio e intuição intelectual.
Você acertou!
Correto, conforme conteúdo estudado.
	
	B
	O conhecimento pode ser classificado em sensíveis e inteligíveis, sendo sinônimos entre si.
	
	C
	Os conhecimentos ditos sensíveis são confiáveis, pois provêm dos sentidos.
	
	D
	No que tange ao método de conhecimento, Platão era completamente contrário à dialética, pois este método consistia num diálogo em que se apresentavam teses contrárias sobre um determinado assunto, no qual nunca se chegava à tese verdadeira.
Questão 4/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
Leia o trecho a seguir:
“Como eram defensores da federação, os republicanos haviam se recusado inicialmente a criar uma organização nacional; com isso, os clubes mantiveram sua autonomia. Os republicanos de diversas províncias frequentemente divergiam com respeito à emancipação”.
COSTA, E. V. Brasil: a Era da Reforma, 1870–1889. In: BETHELL, L.(Org.). História da América Latina. v. 5. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 753.
Sobre o movimento republicano no Brasil, podemos dizer que:
Nota: 0.0
	
	A
	surgiu com a abdicação de D. Pedro I ao trono.
	
	B
	organizou-se a partir da Guerra da Cisplatina.
	
	C
	formavam um único grande partido, com sede em São Paulo.
	
	D
	estava dividido em diversos partidos políticos nas províncias.
Comentário: os diversos partidos republicanos estavam divididos nas várias províncias e, com o tempo, as diferenças entre eles ficou mais nítida. (p. 43)
Questão 5/5 - Fundamentos de Filosofia
Sobre os períodos históricos da filosofia, é correto afirmar
A) Durante o período cosmológico, a preocupação dos filósofos pré-socráticos é com a busca de um princípio fundante, que tenha dado origem a todas as coisas.
B) No período antropológico, Sócrates inaugura um novo problema para a filosofia: deixar de investigar tanto a natureza e passar a ocupar-se das questões relativas ao viver humano.
C) Para Platão, nós escolhemos o destino que vamos viver. E, com o estudo da filosofia, podemos descobrir que destino é esse e cumpri-lo o mais apropriado possível, corrigindo-o quando necessário.
D) Durante o período sistemático, Aristóteles faz apenas uma síntese do que já havia sido produzido, concordando com todos os pensadores que lhe antecederam.
E) Durante a Idade Média, Santo Agostinho e Tomás de Aquino cristianizam o pensamento de Aristóteles e Platão, respectivamente.
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	B
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	C
	As alternativas A, B, C e D estão corretas.
	
	D
	As Alternativas D e E estão incorretas.
	
	E
	As alternativas C, D e E estão incorretas.
Disciplina(s):
Formação Sócio Histórica no Brasil
Fundamentos de Filosofia
	Data de início:
	02/10/2019 18:43
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	02/10/2019 19:19
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o seguinte fragmento: “Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais, dada a maneira como abordavam o assunto, se dividiam entre racionalistas e empiristas. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos” (Empirismo e Racionalismo. Ricardo Ernesto Rose. Disponível em: <http://www.consciencia.org/empirismo-e-racionalismo>. Acesso em 12 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta.
Nota: 20.0
	
	A
	Também chamado de racionalismo inatista, segundo o inatismo, os sentidos não são uma fonte confiável de conhecimento, sendo melhor confiar naquilo que a razão pode conhecer.
	
	B
	Segundo o empirismo, em oposição ao racionalismo inatista, o conhecimento é produzido a partir das experiências que realizamos por meio dos nossos órgãos dos sentidos.
	
	C
	Segundo o inatista Rene Descartes, nossas ideias são de três tipos: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
	
	D
	Aristóteles, discípulo de Platão e seu continuador, sistematizará o racionalismo inatista lançando as bases lógico-formais do racionalismo inatista.
Você acertou!
No campo epistemológico, duas correntes rivalizam sobre a origem do conhecimento: o racionalismo inatista e o racionalismo empirista. Para os primeiros, a origem do conhecimento está nas ideias, que são inatas. Já para o segundo grupo, a origem está nas experiências que realizamos por meio dos órgãos dos sentidos. Enquanto Platão faz parte do primeiro grupo, Aristóteles, apesar de ser discípulo de Platão, é um filósofo empirista.
 
Questão 2/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
Analise a imagem a seguir:
A imagem representa uma crítica à política do Café com Leite. Essa política se caracterizava pelo...
Nota: 0.0
	
	A
	revezamento na presidência entre os Estados de São Paulo e Minas.
Comentário: Os estados com as maiores bancadas no Congresso, São Paulo e Minas Gerais, revezavam-se no poder através da chamada política do Café com leite. Essa expressão designa a permanente troca de apoio entre os governadores de estado e o presidente da República. (p. 75)
	
	B
	fortalecimento do federalismo e dos poderes nacionais.
	
	C
	enfrentamento político aos poderes locais pela presidência.
	
	D
	acordo entre todos os Estados na escolha do presidente.
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
Sobre as questões do Ser não é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Metafísica ou Ontologia é o campo da Filosofia que trata das questões do Ser.
	
	B
	O pensamento filosófico indiano, apresenta relacionados ao Ser: atman, o eu, ou alma; karma, que seriam as ações humanas praticadas em vida e orientadas por uma eficácia moral com vistas a moksha, que seria a libertação.
	
	C
	O karma que cada um carrega em sua existência é para nos purificar de ações incorretas cometidas em vidas passadas. Uma espécie de punição, castigo.
Você acertou!
	
	D
	O conceito de tempo no pensamento filosófico chinês tem semelhança com a ideias de Kairós, dos gregos (tempo propício), e com a prudência de São Tomás de Aquino.
Questão 4/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Na concepção grega, a verdade é alétheia, que significa o não oculto, o não dissimulado e, como tal verdadeiro, é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é. O falso é pseudos, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece” (Verdade. Valdirene Alves Lima. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/verdade.htm>. Acesso em 13 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Para a filosofia, a verdadeé uma questão de argumentação lógica e coerente.
(  ) Alimentado pela ignorância, pelas crenças e preconceitos, o sujeito ignorante é aquele que nada sabe, porém, não tem consciência desse estado. 
(  ) Incerteza é o estado de quem não sabe como pensar, agir ou dizer, pois que movido por certezas falhas. 
(  ) Insegurança é o estado de quem age movido por suas incertezas e dúvidas. 
(  ) Segundo Kant, é por preguiça e covardia que optamos por permanecer na ignorância.
Agora marque a sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, F, V, F
	
	B
	F, V, V, F, F
	
	C
	V, F, V, F, V
	
	D
	F, V, V, F, V
Você acertou!
Para a filosofia, a verdade de algo não é apenas uma questão de argumentação, mas, de correspondência entre aquilo que se fala e sobre o que se fala algo. Da mesma forma, o sujeito ignorante é aquele que, não sabendo, também não tem consciência que não sabe. Já a incerteza é o estado daquele que age, pensa e diz movido por certezas falhas, incompletas. E, como afirma Kant, é por preguiça e covardia que optamos por viver na incerteza e na ignorância.
Questão 5/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
Getúlio Vargas governou o Brasil, continuamente, por 15 anos (de 1930 a 1945), marcando esse período na história brasileira pelas inúmeras transformações sociais e econômicas que ele fez no país. A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, e foi dividida em três momentos. Assinale a alternativa que corresponde a estes momentos:
I - Governo Provisório (1930 a 1934)
II - Governo Constitucional (1934 a 1937)
III - Governo Ditatorial ou Estado Novo (1937 a 1945)
IV – Governo Pós Monarquia ( 1900 – 1904)
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a alternativa I é correta
	
	B
	Somente a alternativa IV é correta
	
	C
	Somente as alternativas I, II, III são corretas
 
Você acertou!
Resposta: Rota de Aprendizagem aula 4 de Formação Sócio Histórica do Brasil slide p. 3
 
	
	D
	Somente as alternativas I e II são corretas

Continue navegando