SIMULADO AV1 DE ADM EM UAN
4 pág.

SIMULADO AV1 DE ADM EM UAN


DisciplinaAdministração de Unidade de Alimentação e Nutrição - Ua125 materiais169 seguidores
Pré-visualização2 páginas
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado em 1976, tem como objetivo central melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade por meio de uma alimentação adequada. Considerando o PAT e as alterações promovidas em seus parâmetros pela Portaria nº 193/2006, assinale a alternativa correta.
		
	
	Para a execução do PAT, as empresas fornecedoras e prestadoras de serviços de alimentação coletiva deverão ter um responsável técnico, com formação na área de alimentos, visando a promoção da saúde do trabalhador.
	
	As Unidades de Alimentação e Nutrição cadastradas no PAT deverão promover educação alimentar e nutricional, além de disponibilizar, caso seja solicitada pelo cliente, sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores.
	 
	As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de 600 a 800 calorias, admitindo-se um acréscimo de 20% em relação ao Valor Energético Total de 2.000 calorias por dia.
	
	Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, duas porções de frutas e duas porções de legumes e verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche).
	
	As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) cadastradas no PAT deverão fornecer aos trabalhadores com doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas para tratamento de suas enfermidades, sem a necessidade de avaliação nutricional desses trabalhadores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604850844)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As pessoas jurídicas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), mediante prestação de serviços próprios ou de terceiros, deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores, de acordo com a Portaria nº 193/2006. Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I - O percentual proteico-calórico (NdpCal) das refeições deverá ser de no mínimo 6% (seis por cento) e no máximo 10 % (dez por cento).
II - Os estabelecimentos vinculados ao PAT deverão promover educação nutricional, inclusive mediante a disponibilização, em local visível ao público, de sugestão de cardápio saudável.
III - As empresas deverão fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas e condições amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliação nutricional periódica destes trabalhadores.
IV - O responsável técnico do PAT é o profissional legalmente habilitado em Nutrição, que tem por compromisso a correta execução das atividades nutricionais do programa, visando à promoção da alimentação saudável ao trabalhador.
V- De acordo com a Portaria nº 193/2006 as empresas não são obrigadas a fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, refeições diferenciadas.
		
	
	Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	 
	Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604850275)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma empresa localizada no município de Simões Filho/BA possuía no seu planejamento inicial como um dos setores a ser administrado, uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Após um ano de inaugurada a diretoria da empresa foi substituída e definiram que este setor manteria o mesmo serviço, mas não seria administrado diretamente pela empresa. Muitas chefias se opuseram, pois preferiam que a modalidade adotada permitisse ao funcionário escolher o local para realização das suas refeições; visto que estavam localizados a dois quilômetros do centro da cidade. O representante sindical sugeriu que o funcionário recebesse o benefício para realizar a sua refeição em casa. Baseando-se no caso descrito, marque a alternativa correta quanto a modalidades de serviços:
		
	
	Inicialmente era mandato, depois passou para concessão com produção no local embora a preferência de todos fosse por cartão alimentação.
	
	Inicialmente o serviço era terceirizado.
	
	Inicialmente era serviço terceirizado, com utilização do cartão alimentação pelos funcionários, e depois passou para cartão refeição.
	
	Inicialmente o serviço era terceirizado, depois mudou para autogestão.
	 
	Inicialmente era autogestão, depois passou para concessão (terceirizada) com produção no local embora a preferência fosse por refeição convênio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604850349)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As várias funções do administrador, consideradas como um todo forma o processo administrativo. Planejamento, organização, direção e controle constituem as funções administrativas, que em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é responsabilidade do nutricionista. Com base nessa premissa, quanto à conceituação dessas funções, quais dos itens abaixo apresentam somente proposições verdadeiras?
I- Planejamento é a forma de racionar os objetivos com as condições disponíveis e determinar a melhor forma de execução das operações.
II- Organizar é orientar e indicar o comportamento dos indivíduos e para isso três pontos são fundamentais: liderança, comunicação e motivação.
III- Controle é assegurar se o que foi planejado, organizado e dirigido realmente atingiu os objetivos.
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa II é verdadeira.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	 
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604850313)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma empresa do ramo calçadista possui uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) na modalidade de autogestão, oferece aproximadamente 1.200 refeições/dia, incluindo desjejum, almoço, jantar e ceia, e o sistema de distribuição é do tipo self-service (autosserviço) para todos os itens do cardápio. A empresa participa do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), cujo objetivo principal é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade. Nesse contexto, considerando-se a Portaria Interministerial nº 66, de 25 de agosto de 2006, sabe-se que:
		
	 
	o cálculo do VET deve ser alterado, em cumprimento às exigências laborais, em benefício da saúde do trabalhador, desde que baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
	
	o responsável técnico do PAT, que pode ser o proprietário do estabelecimento ou o nutricionista, deve ter o compromisso da correta execução das atividades nutricionais do programa.
	
	a empresa que opta pela modalidade de autogestão da UAN, deve assegurar a qualidade e a quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores e fiscalizar o que a normatização do programa exige; caso a empresa opte pela prestação de serviços terceirizado, ela se isenta dessas responsabilidades.
	
	o percentual proteico-calórico (NdpCal) das refeições deve ser de, no mínimo, 16%.
	
	a oferta mínima de duas porções de frutas e três porções de legumes ou verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia), e, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche) é recomendada.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604850261)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta de acordo com a Portaria n° 193, de 05 de dezembro de 2006, do Ministério do Trabalho e Emprego.
I - As refeições principais e menores deverão seguir a distribuição de 60% de carboidratos, 10% de proteínas