Buscar

SIMULADO AV1 DE ADM EM UAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado em 1976, tem como objetivo central melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade por meio de uma alimentação adequada. Considerando o PAT e as alterações promovidas em seus parâmetros pela Portaria nº 193/2006, assinale a alternativa correta.
		
	
	Para a execução do PAT, as empresas fornecedoras e prestadoras de serviços de alimentação coletiva deverão ter um responsável técnico, com formação na área de alimentos, visando a promoção da saúde do trabalhador.
	
	As Unidades de Alimentação e Nutrição cadastradas no PAT deverão promover educação alimentar e nutricional, além de disponibilizar, caso seja solicitada pelo cliente, sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores.
	 
	As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de 600 a 800 calorias, admitindo-se um acréscimo de 20% em relação ao Valor Energético Total de 2.000 calorias por dia.
	
	Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, duas porções de frutas e duas porções de legumes e verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche).
	
	As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) cadastradas no PAT deverão fornecer aos trabalhadores com doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas para tratamento de suas enfermidades, sem a necessidade de avaliação nutricional desses trabalhadores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604850844)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As pessoas jurídicas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), mediante prestação de serviços próprios ou de terceiros, deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores, de acordo com a Portaria nº 193/2006. Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I - O percentual proteico-calórico (NdpCal) das refeições deverá ser de no mínimo 6% (seis por cento) e no máximo 10 % (dez por cento).
II - Os estabelecimentos vinculados ao PAT deverão promover educação nutricional, inclusive mediante a disponibilização, em local visível ao público, de sugestão de cardápio saudável.
III - As empresas deverão fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas e condições amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliação nutricional periódica destes trabalhadores.
IV - O responsável técnico do PAT é o profissional legalmente habilitado em Nutrição, que tem por compromisso a correta execução das atividades nutricionais do programa, visando à promoção da alimentação saudável ao trabalhador.
V- De acordo com a Portaria nº 193/2006 as empresas não são obrigadas a fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, refeições diferenciadas.
		
	
	Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	 
	Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604850275)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma empresa localizada no município de Simões Filho/BA possuía no seu planejamento inicial como um dos setores a ser administrado, uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Após um ano de inaugurada a diretoria da empresa foi substituída e definiram que este setor manteria o mesmo serviço, mas não seria administrado diretamente pela empresa. Muitas chefias se opuseram, pois preferiam que a modalidade adotada permitisse ao funcionário escolher o local para realização das suas refeições; visto que estavam localizados a dois quilômetros do centro da cidade. O representante sindical sugeriu que o funcionário recebesse o benefício para realizar a sua refeição em casa. Baseando-se no caso descrito, marque a alternativa correta quanto a modalidades de serviços:
		
	
	Inicialmente era mandato, depois passou para concessão com produção no local embora a preferência de todos fosse por cartão alimentação.
	
	Inicialmente o serviço era terceirizado.
	
	Inicialmente era serviço terceirizado, com utilização do cartão alimentação pelos funcionários, e depois passou para cartão refeição.
	
	Inicialmente o serviço era terceirizado, depois mudou para autogestão.
	 
	Inicialmente era autogestão, depois passou para concessão (terceirizada) com produção no local embora a preferência fosse por refeição convênio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604850349)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As várias funções do administrador, consideradas como um todo forma o processo administrativo. Planejamento, organização, direção e controle constituem as funções administrativas, que em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é responsabilidade do nutricionista. Com base nessa premissa, quanto à conceituação dessas funções, quais dos itens abaixo apresentam somente proposições verdadeiras?
I- Planejamento é a forma de racionar os objetivos com as condições disponíveis e determinar a melhor forma de execução das operações.
II- Organizar é orientar e indicar o comportamento dos indivíduos e para isso três pontos são fundamentais: liderança, comunicação e motivação.
III- Controle é assegurar se o que foi planejado, organizado e dirigido realmente atingiu os objetivos.
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa II é verdadeira.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	 
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604850313)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma empresa do ramo calçadista possui uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) na modalidade de autogestão, oferece aproximadamente 1.200 refeições/dia, incluindo desjejum, almoço, jantar e ceia, e o sistema de distribuição é do tipo self-service (autosserviço) para todos os itens do cardápio. A empresa participa do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), cujo objetivo principal é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade. Nesse contexto, considerando-se a Portaria Interministerial nº 66, de 25 de agosto de 2006, sabe-se que:
		
	 
	o cálculo do VET deve ser alterado, em cumprimento às exigências laborais, em benefício da saúde do trabalhador, desde que baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
	
	o responsável técnico do PAT, que pode ser o proprietário do estabelecimento ou o nutricionista, deve ter o compromisso da correta execução das atividades nutricionais do programa.
	
	a empresa que opta pela modalidade de autogestão da UAN, deve assegurar a qualidade e a quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores e fiscalizar o que a normatização do programa exige; caso a empresa opte pela prestação de serviços terceirizado, ela se isenta dessas responsabilidades.
	
	o percentual proteico-calórico (NdpCal) das refeições deve ser de, no mínimo, 16%.
	
	a oferta mínima de duas porções de frutas e três porções de legumes ou verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia), e, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche) é recomendada.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604850261)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta de acordo com a Portaria n° 193, de 05 de dezembro de 2006, do Ministério do Trabalho e Emprego.
I - As refeições principais e menores deverão seguir a distribuição de 60% de carboidratos, 10% de proteínase 30% de lipídios.
II - O percentual proteico-calórico (NdpCal) das refeições deverá ser de no mínimo de 10%.
III - Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras, nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e pelo menos uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche).
IV - É preconizado de 7-10g de fibras para a refeição almoço.
V - O cálculo do VET não poderá ser alterado, mesmo que esteja baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
		
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.
	 
	Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas II, IV e V são corretas.
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201604850322)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	A nutricionista, de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de uma grande empresa produtora e transportadora de alimentação, visando o reconhecendo em segurança alimentar de seu serviço engajou-se na implantação da ABNT NBR 15-635 (Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais para serviços de alimentação). Essa norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pode ser utilizada pelos estabelecimentos que desejam assegurar e demonstrar que as boas práticas e os controles operacionais essenciais estão implantados, implementados e mantidos. Dessa forma, a empresa contratou a ABNT para a realização de um exame analítico e pericial mediante uma avaliação criteriosa das operações de manipulação de alimentos e controles operacionais essenciais, bem como os registros pertinentes. Ao final de dois dias de avaliação a ABNT emitiu um laudo circunstancial e conclusivo a respeito da certificação na NBR 15.635. A que serviço contratado a nutricionista recorreu para a obtenção, após análise, do certificado na NBR 15.635?
		
	
	Terceirização
	
	Assessoria
	
	Comissaria
	 
	Consultoria
	 
	Auditoria
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201604850276)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa verdadeira, considerando a abordagem de Introdução à Administração (ABREU, 2007):
		
	
	Pode-se afirmar que o desenvolvimento das empresas ocorreu de forma acelerada até a metade do século XVIII, antes da revolução industrial.
	
	A autoridade de assessoria interfere diretamente em linha direta e pode dar ordens a níveis inferiores.
	
	As funções administrativas são em número de seis: Planejamento, Coordenação, Organização, Direção, Controle e Administração do tempo.
	
	Pode-se afirmar que as teorias administrativas das relações humanas e neoclássicas são chamadas de abordagem clássica da administração e foram desenvolvidas por dois engenheiros.
	 
	De acordo com a teoria geral da administração, a revolução industrial provocou uma ruptura nas estruturas corporativas da idade média, trouxe avanço tecnológico e a troca do artesanal pelo industrial.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604850321)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	A nutricionista de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de uma empresa produtora de refeições light e diet visando ratificar a qualidade da alimentação produzida engajo-se na implantação do Programa Alimento Seguro (PAS) no setor de alimentação. Dessa forma, iniciou as atividades contratando, por um período de 2 meses, um serviço para análise, avaliação e emissão de parecer quanto às boas práticas de manipulação de alimentos na unidade de alimentação. A que serviço contratado a nutricionista recorreu?
		
	
	Auditoria
	
	Terceirização
	
	Assessoria
	 
	Catering
	 
	Consultoria
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604850316)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O processo administrativo de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) envolve atividades técnicas, operacionais e propriamente administrativas. Com base na definição de cada tipo de atividade, assinale a alternativa que contém somente as proposições verdadeiras quanto à exemplificação de atividade técnica, operacional e administrativa, respectivamente.
1 - Planejar cardápios, estabelecer padrões e fazer registros.
2 - Coordenar equipe, estabelecer padrões e calcular indicadores.
3 - Analisar resto-ingesta, elaborar requisições e supervisionar tarefas.
4 - Planejar cardápios, fazer registros e comandar pessoal.
5 - Estabelecer padrões, supervisionar tarefas e elaborar requisições.
		
	
	Somente as alternativas 1 e 2 são verdadeiras.
	 
	Somente as alternativas 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as alternativas 4 e 5 são verdadeiras.
	
	Somente as alternativas 1 e 5 são verdadeiras.
	
	Somente as alternativas 2 e 3 são verdadeiras

Outros materiais