Buscar

Exercício Luto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAPOCU S/S LTDA 
 CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIVINCI
Rod BR 280, Km60, nº 15885 - Imigrantes
Fone: (47) 33789000
www.uniasselvi.com.br
Disciplina: Diagnóstico e Intervenção em saúde.
Com base nos conteúdos lidos discutidos, elabore um roteiro com 10 perguntas para uma entrevista inicial com um paciente com hipótese de luto complicado. Justifique cada uma das perguntas relacionadas. 
Como você vem se sentindo após a perda? 
É importante saber como o indivíduo está se sentindo após a perda de alguém importante para ela. Para poder identificar se o que ela está sentindo é referente ao processo de luto normal, qual estágio do luto ela se encontra ou o que ela apresenta já pode ser considerado um luto complicado.
Quanto tempo faz que essa pessoa faleceu? 
Com essa pergunta podemos analisar quanto tempo a pessoa já se encontra em processo de luto, qual estágio do luto ela se encaixa, quanto tempo demorou para buscar ajuda, no caso do luto complicado é de extrema importância saber quanto tempo a pessoa já vem apresentando os sintomas que ela relata.
Como foi que você soube da notícia do falecimento da pessoa? 
Muitas vezes a pessoa enlutada recebeu a notícia por telefone, não estava presente no momento do acidente, e apenas foi comunicado para ela horas depois do evento. E isso pode desencadear um luto complicado a pessoa pode se sentir culpada por não estar junto, e no caso de acidente a pessoa pode não aceitar o acontecimento, por não ser algo esperado, diferente de pessoas com alguma doença terminal que a família acompanha o tratamento da doença os familiares tendem a aceitar mais facilmente o falecimento do familiar, pois vivem um luto antecipatório e isso pode ser um fator de proteção para a família. A forma com que a pessoa recebeu a notícia também pode influenciar na maneira que ela irá enfrentar a situação, se houve um preparo do profissional que informou a notícia por telefone no caso se foi realizado por algum órgão público, ou se foi solicitado o comparecimento dela em algum local de atendimento como hospital ou outra instituição. Em alguns casos a pessoa pode saber do falecimento por algum meio de comunicação, e isso também pode influenciar no processo de luto normal. 
Você participou do velório? 
É importante saber se a pessoa conseguiu assistir ao velório, muitas vezes os familiares acabam ofertando calmantes para a pessoa enlutada, e por efeito do remédio não conseguem participar do enterro ou velório e isso pode causar um efeito negativo para o processo de luto normal, a pessoa não consegue fazer um fechamento para o luto, e pode ocasionar um luto complicado. 
Você tinha algum conflito com a pessoa falecida? 
Identificar a possibilidade de algum conflito que existia com a pessoa falecida, ou existência de segredos referente as causas e circunstâncias da morte que pode causar um luto complicado, a pessoa se sente culpada, pela fato do conflito que havia entre ambos e agora a pessoa faleceu e não tem como consertar essa situação ou a pessoa fica presa ao segredo que havia entre os dois. 
Qual a proximidade com a pessoa falecida? 
Identificar o quão próximo essa pessoa era do enlutado, quanto mais significativo, maior a possibilidade de apresentar problemas no processo de luto normal.
O que mudou na rotina dela após a perda? 
É bom perguntar como era a rotina, e como ela está agora, às vezes a pessoa era dependente do indivíduo falecido, era ele o provedor da renda da família, e isso agora mudou de maneira drástica e a família pode não estar conseguindo lidar com essa situação. Essa questão é importante pois o processo de luto estar sendo afetado por esses motivos que precisam ser trabalhados. 
Possuía planos de vida com a pessoa falecida? Se sim, mudou esses planos depois disso? 
Essa questão pode demonstrar se caso ela possuía planos de vida com a pessoa falecida como está lidando com o luto, se seguiu em frente ou está com dificuldades em superar esse evento de sua vida. Algumas pessoas depois do falecimento de alguém agem como se nada tivesse acontecido e alguns dias depois já estão trabalhando e lotando a agenda de compromissos, buscando fugir do problema. A pessoa enlutada pode estar apresentando uma forma de luto inibido ou luto adiado e precisa ter cuidados especiais 
O convívio familiar e social como esta? 
Importante saber se a pessoa apresenta contato com a família ou com os amigos após a morte do indivíduo, ver como está a rede de apoio dela, para poder buscar novos contatos se necessário ou fortalecer os que já existem. 
 Como você percebe que as outras pessoas estão lidando com o luto? 
Busca ver como a pessoa consegue perceber como os outros estão lidando com o luto e como ela está lidando com esse processo. E assim fazer com que ela própria se perceba, e consiga identificar estratégias para superar essa fase delicada de sua vida.

Continue navegando