Buscar

Aps urogenital

Prévia do material em texto

Atividade supervisionada - Sistema Urogenital
A) I- Rim
 II- Pelve Renal
 III- Ureter
 IV-Bexiga
B) Com o acúmulo de urina dentro do rim ( hidronefrose), ele naõ consegue exercer sua função normalmente e, por consequência de sua função diminuída, aumenta o risco de insuficência renal. Apresenta na região lombar a esquerda, no flanco, dor perineal, dificuldade respiratória e cólica renal, devido a tentativa de expelir a litíase na qual foi quebrada no procedimentode litotripsia extracorpórea. Há necessidade de hemodiálise, devido a falência de seu único rim, relacionado a agnesia renal, juntamente com o transplante renal, pois apresenta litíase que causa dor, e portanto tanto a hemodiálise quanto o transplantte renal acarretariam numa melhora na Pressão arterial, devido ao acúmulo de sódio na urina retida e do edema generalizado, conveniente ao acúmulo de liquídos, além da melhora de seu quadro respiratório. a utilização de Diclofenaco (AINES), nesta situação seria consequência á possível complicação inflamatória, relacionada a sua estenose grau V, podendo acarretar uma polionefrite, portanto é apropriado adicionar o uso de diúréticos ao tratamento farmacológico do paciente.
C) Uréia - 16- 40 MG /dl
 Creatinina- 0,6- 1,2 MG / dl
 Creatina - é produzida nos rins, fígado e pâncreas.
Sempre que há contração muscular quebra-se creatinina em creatinina com ação da enzima creatinaquinase, lançada na corrente sanguínea e elimina na urina excreção na filtragem glomerular
 Uréia - Originada do metabolismo de proteínas, é tóxica ao organismo, excretada pela filtragem glomerular .
D) ambas são tóxicas ao organismo e podem afetaro funcionamento dos rins. Em concentrações baixas indicam problemas na atividade renal, indicam também desidratação, uso de diuréticos, excesso de proteínas, e disfunção hepática.
E) Prostalglandinas: produzidas por quae todos as células, atuam em danos teciduais de infecções, controlando a inflamação, o fluxo de sangue, a formaçãp de coágulos.
 A nefrotoxicidade pode ocorrer no tratamento contínuo com AINES. As prostalglandinas são importantes moduladores fisiológicos do tonûs vascular e do equilíbrio hídrico, pois com isso a o sistema renina- angiotensina- aldesterona é ativado, ocasionando vasoconstrição, com aumento da reabsorção de sódio e água , na tentativa de manter a P.A. Já a angiontensina promove a síntese de prostalglandina. Na inibição de prostalglandina e presença de AINES o mecanismo protetor dos rins falha, ocorrendo isquemia e dano renal irreversível.

Continue navegando