Buscar

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4 lilian (5

Prévia do material em texto

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0
 
A expressão ‘Indústria 4.0’ tem suas origens na Alemanha: foi utilizada em público pela primeira vez em 2011, durante a Hannover Fair – evento anual realizado na cidade de Hannover, com foco em inovações e novas tecnologias industriais. Sua autoria é atribuída a um grupo de pesquisadores alemães, que expunha no evento um projeto de desenvolvimento de smart factories (fábricas inteligentes). Apoiado pelo governo alemão e com a participação de empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa locais, o projeto acenava com uma mudança de paradigma nas fábricas. Por meio de sistemas físicos e virtuais (máquinas e programas de computador) articulados e interconectados ao longo de toda a cadeia de produção e logística, apresentava possibilidades de uma operação fabril mais autônoma, eficiente e produtiva. 
 
O Grande desafio da indústria 4.0 é colecionar todos os dados considerados relevantes, processá-los, transformando-os em conhecimento. Esta atividade nobre, requer sistemas tecnologicamente evoluídos, providos de capacidade de processamento em tempo real e algoritmos sofisticados. Alcançar o conhecimento e a sabedoria abre horizontes para além do imaginário, sendo um grande motor do nosso mundo e do caminho para a indústria do futuro. 
A indústria está em transformação a uma velocidade nunca antes vista, impulsionada pelo desenvolvimento e utilização de tecnologias facilitadoras, cada vez mais evoluídas e ágeis. A transformação será transversal, apesar de alguns setores assumirem a liderança, como é o caso da indústria automóvel, tecnológica e biológica. A velocidade e o impacto da transformação nesta revolução está a provocar alterações profundas, não só na indústria, mas também na sociedade, na economia, nos valores, na forma como nos relacionamos, como escolhemos os produtos e serviços, compra ou aluguer, economia partilhada, inovação colaborativa, manufatura aditiva, as redes sociais, as plataformas digitais, entre outras. O mundo anda a velocidades diferentes, aumentando cada vez mais a parceria entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento, entre indústria de vanguarda e as outras, é preciso entender as oportunidades e os riscos de forma a criar vantagem competitiva.  
 
 
Impacto da Indústria 4.0 
 
O impacto da Indústria 4.0 vai além da simples digitalização, passando por uma forma muito mais complexa de inovação baseada na combinação de múltiplas tecnologias, que forçará as empresas a repensar a forma como gerem os seus negócios e processos, como se posicionam na cadeia de valor, com pensam no desenvolvimento de novos produtos e os introduzem no mercado, ajustando as ações de marketing e de distribuição.  
É preciso perceber que as alterações se irão verificar em ambos os lados da cadeia de abastecimento, tanto a nível das exigências dos clientes como dos parceiros de negócio. De acordo com Klaus Schwab são quatro as principais alterações esperadas na Indústria em geral:  
Alterações nas expectativas dos clientes.  
 MProdutos mais inteligentes e mais produtivos;  
Novas formas de colaboração e parcerias;  
A transformação do modelo operacional e conversão em modelo digital  
 
 
Principais tendências que estão modificando a sociedade criando oportunidades e riscos:  
 
Pessoas e a internet: Redes sociais, a forma como as pessoas interagem umas com as outras.  
 
Computadores, comunicações e armazenamento: A rápida redução de custo, o tamanho dos computadores e tecnologias de comunicação.  
 
Internet das coisas: Sensores cada vez menores e baratos estão a ser introduzidos em casas, acessórios, cidades, transportes e processos produtivos.  
 
Inteligência Artificial e Big-Data: Crescimento exponencial da digitalização, da informação acerca de tudo e de todos associados a software com algoritmos cada vez mais sofisticados e capazes de aprender e evoluir sozinhos, começam a ocupar lugares até agora reservados ao homem, inclusive lugares de decisão.  
 
Economia partilhada e confiança distribuída: As redes sociais, a partilha de recursos em vez da sua aquisição a criar novos modelos de negócio e a reformular os existentes, alterando a forma como nos relacionamos e a percepção de confiança entre parceiros.  
 
Digitalização da matéria: A impressão em 3D de objetos físicos recorrendo à produção aditiva e usando materiais cada vez mais evoluídos e inteligentes está a transformar a era Industrial, no que diz respeito a prototipagem, batch size 1, logística de distribuição e a criar um conjunto de oportunidades para o ambiente Industrial, mercado doméstico e saúde.  
As inovações estão em todo o lado, desde transplantes de fígado produzidos por impressoras 3D à AI (inteligência Artificial), inclusive em cargos de decisão, cidades inteligentes, sistema financeiro emergente baseado em bitcoins e blockchain, etc. 
 
 
 
 
 
A revolução 4.0 e o impacto no mercado de trabalho 
 
 
Diante do contexto econômico atual as empresas dependem fortemente do trabalho interno, Ram Charam (2018), desempenhado pelos seus líderes para continuar existindo porem eles estão deixando a desejar em alguns aspectos, a saber: 
A insatisfação com o trabalho das áreas de Rh frente à preparação   das 
lideranças para o novo contexto; 
Os líderes não aprendem o que é necessário; 
Ausência de habilidade para a seleção de pessoas; 
O RH não está voltado para o proposito adequado que venham atender as demandas do novo contexto global, o Pipeline de lideranças sobre    o 
Dificuldade para encontrar líderes para o novo contexto que atendam as 
Perspectivas organizacionais; 
Fundadores de empresas e CEOS precisam se adequar aso novos tempos e tamanhos das organizações; 
Não existem lideres suficientes e poucos estão sendo desenvolvidos para esse novo contexto; 
Novas competências de liderança estão sendo demandadas frente ao 
Surgimento das novas tecnologias, inteligência artificial e outros. 
 
 
 
 
INFLUENCIAS DA REVOLUÇÃO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOLÓGO
Em relação a psicologia, surge as intervenções virtuais. No campo clínico o psicólogo pode participar de listas de auto ajuda, organizar home pages, temáticas, realiza consultas online e praticar a psicoterapia virtual.
Os procedimentos variam conforme a escolha teórica que orienta a pratica de cada profissional. A psicologia não poderia ignorar essas inovações. Assim a própria fronteira do atendimento psicológico tradicional recuou, dando lugar a vários tipos de softwares de auto ajuda e intervenções terapêuticas. Encontramos alguns sharewears, na internet de testes psicológicos..
A invenção dessa revolucionária forma de comunicação modificou antigos paradigmas, obrigando a incorporação da noção da virtualidade a conceitos como tempo e espaço, além de configurar um surpreendente cenário virtual dentro do qual começaram ocorrer novos tipos de relacionamentos e intervenções psicológicas.
Há variações de atendimentos online como: Psicoterapia breve, terapia online, aconselhamento, entre outros, a terapia online ela é bem mais aceita.
A terapia online facilita o acesso para pessoas que, por circunstâncias especificas de seu contexto, tenham dificuldades para sair de casa, ou manter o ritmo de seus atendimentos presenciais, podemos citar pessoas idosas, deficientes físicos, profissionais que viajam constantemente ou pessoas que se encontram isoladas em regiões distantes por circunstância de trabalho ou moradia.
Há profissionais da psicologia resistentes em relação à terapia online, dizem ser impossível o estabelecimento de uma relação terapêutica, fora do encontro face a face no aqui agora. Esta crítica peca por desconhecer o funcionamento da internet, onde boa parte da interação acontece em tempo real. Esses profissionais acreditam na impossibilidade de trabalhar as emoções e sentimentos através de palavras digitalizadas, alguns afirmam que os fenômenos transferenciais só ocorreriam em encontros reais e nunca no ambiente virtual.
O atendimento online facilita o acessoas pessoas tímidas, envergonhadas e resistentes, lembrando que tais pessoas eventualmente nem chegariam a consultas presenciais, por não conseguir superar as emoções.
A terapia online se constitui sem duvida em um processo terapêutico usada por alguns psicólogos para auxiliar algumas pessoas com algumas dificuldades e problemas.
A psicoterapia tradicional e a terapia online diferem em uma multiplicidade de aspectos, em baixo custo também é um importante diferencial, precisamos demarcar diferenças e semelhanças, definindo as especificidades de cada uma delas, até para construir novas estratégias de atendimento lidando com o novo personagem que é o paciente online, sobretudo potencializando as intervenções terapêuticas no plano virtual.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://anhanguerabibliotecavirtual.com/detalhes/eds/edsbas. Acesso em 13/04/2019
http://www.pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v10n2/v10n2a07.pdf. Acesso em 14/04/2019
http://www.sebrae.com.br Acesso em 13/04/2019
http://scholar.google.com.br/ Acesso em 13/04/2019

Continue navegando