Buscar

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Vanderléia Deretti Lázaro (1475878)
	
	Disciplina:
	Engenharia da Qualidade (EPR07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456593) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13577735
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A análise de riscos referentes às possíveis falhas de produtos e processos (quando tratamos da FMEA) compreende a análise de alguns itens. Para levantamento dessas informações, é necessário um conhecimento amplo do processo ou produto (ou alternativamente, produtos similares). Essas informações são avaliadas pela equipe de FMEA, justamente para prover essa visão ampla e evitar a unilateralidade de interpretações. Com relação à avaliação dos riscos, analise as seguintes afirmativas:
I- Para a análise de riscos são levantados, inicialmente, informações que permitem atribuir valores a alguns índices. Esses índices são pertinentes tanto para o FMEA de produto quanto para a FMEA de processo, e são denominados: severidade (S), ocorrência (O) e detecção (D). 
II- O índice denominado RPN compreende o somatório dos índices de severidade (S), ocorrência (O) e detecção (D). Quando o somatório desses índices resulta em um RPN de valor baixo, é necessária a tomada de ações corretivas.
III- Além do somatório dos índices S, O e D, que resulta no valor de RPN, é importante analisar a combinação entre dois índices, como, por exemplo: S+O ou O+D. Essa análise parcial permite uma visão mais específica sobre os riscos.
IV- O índice RPN deve ser calculado através da multiplicação entre os índices denominados: severidade (S), ocorrência (O) e detecção (D). Os riscos são, através dessa análise, classificados como prioridade de ação que os apresentam valores mais altos de RPN.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	2.
	Muitas pesquisas asseguram que o erro humano é responsável por, pelo menos, a metade dos acidentes que acontecem nas organizações. Reconhecer as possíveis causas que estão envolvidas no erro é fundamental para evitá-los (DEKKER, 2002). Conforme Juran e Frang (1992), é possível qualificar os erros humanos em três formas: erros por inadvertência, erros técnicos, erros premeditados. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem erros que no momento em que ocorrem, não são identificados, sendo que podem ser divididos em não intencional, inconsciente e imprevisível. Estes são classificados como erros por inadvertência.
(    ) Erros técnicos ocorrem, basicamente, por falta de aptidão, habilidade ou conhecimento sobre a realização de alguma atividade, sendo classificados em não intencional, específico, consciente e inevitável.
(    ) Existem erros que no momento que ocorrem, não são identificados, sendo que podem ser divididos em específico, consciente e inevitável. Estes são classificados como erros por inadvertência.
(    ) Existem erros que podem assumir várias formas, tendo conexão com assuntos de responsabilidade e comunicação confusa, sendo que podem ser divididos em consciente, intencional e persistente. Estes são classificados como premeditados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEKKER, S. The field guide to human error investigations. London: Ashgate, 2002. 
JURAN, J. M.; FRANG, M. G. Controle de qualidade-handbook: ciclo dos produtos, inspeção e teste. São Paulo: Makron Books do Brasil Ltda., 1992.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	O formulário da FMEA apresenta uma estrutura típica, em forma de tabela, em que são destacados alguns itens e suas respectivas funções, bem como os índices de classificação de riscos de falha potencial. No cabeçalho, são preenchidos os dados que identificam o processo ou produto, status, equipe e responsáveis. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição de ?função? dentro do contexto da FMEA:
	 a)
	Uma função de entrada é aquela que vem do elemento do sistema, afetando o sistema do nível superior ou elementos de outras estruturas parciais, através de interfaces.
	 b)
	A função diz respeito simplesmente à função do produto para o consumidor final. Trata-se exclusivamente de um meio único de satisfazer as exigências do cliente que adquire o produto.
	 c)
	Cada função é composta por diversos sistemas de interação. Esses sistemas apresentam entrada, processamento interno e saída.
	 d)
	As funções sintetizam as expectativas e as exigências internas e externas e compõem o denominado ?sistema?. Cada sistema apresenta funções de entrada interna e de saída.
	4.
	Nesse tipo de FMEA, uma das atividades consiste na identificação de variáveis de processo em termos de prioridade para implantação de controles, visando a limitar a ocorrência e melhorar os índices relativos à detecção de defeitos. Além disso, busca-se documentar os resultados referentes ao processo de montagem e de fabricação. Com base nessa descrição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata-se do desenvolvimento de uma P-FMEA.
	 b)
	Trata-se do desenvolvimento de uma FMEA de procedimentos.
	 c)
	Trata-se do desenvolvimento de uma D-FMEA.
	 d)
	Trata-se do desenvolvimento de uma FMEA de serviços.
	5.
	O método de Análise dos Modos de Falha e Efeitos (Failure Mode and Effect Analysis ou FMEA) consistem em uma forma analítica de avaliação de problemas e seus efeitos. A grande vantagem da aplicação desse método é a delimitação precisa de possíveis problemas e soluções alternativas a serem tomadas na sua ocorrência. Com relação à FMEA, sua aplicação e características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reconhecer as possíveis falhas de um produto ou processo pode reduzir substancialmente o alcance do defeito, em virtude do conhecimento prévio das ações para mitigar o problema, descritos no documento.
(    ) Trata-se de um método que se baseia fundamentalmente na identificação de possíveis causas de defeitos e na subsequente classificação de acordo com índices concebidos quanto aos seus respectivos riscos.
(    ) Existem três tipos básicos de FMEA. O que diferencia cada um dos tipos se relaciona com a sua aplicação, que é particular para cada problema. São eles: SFMEA (FMEA de Severidade), OFMEA (FMEA de Ocorrência) e DFMEA (FMEA de Detecção).
(    ) No caso de um FMEA de produto, por exemplo, é possível adaptar o mesmo formulário para produtos similares, desenvolvidos posteriormente. Trata-se de um formulário dinâmico, que deve ser atualizado de acordo com as melhorias implementadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Os fluxogramas são representações gráficas que auxiliam no entendimento da ordenação de etapas e responsáveis pela execução dessas etapas (que podem ser pessoas, cargos ou setores). Esse tipo de documento é particularmente útil para as pessoas que compõem o grupo que realiza a tarefa descrita por ele, mas também é interessante para demonstrar de forma prática e direta essas etapas para pessoas que não estão familiarizadas com determinado processo. Com relação aos fluxogramas e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao analisarmos um fluxograma, é fundamental que ele seja claro com relação às entradas e às saídas do processo descrito pelo documento. Além disso, os fluxogramas permitem identificar os pontos-chave do processo.
(    ) Os fluxogramas são um meio de descrever de forma específica e restrita determinado processo. Para entender o processo de forma ampla, é sempre necessária a descriçãodo processo (procedimento escrito).
(    ) A interpretação de um fluxograma depende de conhecimento prévio do processo. Além disso, a diversidade de tipos de fluxograma e a falta de padronização de símbolos induz a erros de interpretação.
(    ) No desenvolvimento de um fluxograma de processo, é possível identificar gargalos de processo e atividades desnecessárias ou repetidas, tornando-se uma ferramenta que pode ser utilizada para a melhoria de um processo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	O conceito de Poka Yoke foi desenvolvido pelo Engenheiro da Toyota Shigeo Shingo, no Japão. Diariamente, Shingo observava o processo produtivo e ficava extremamente chateado ao constatar falhas humanas e itens defeituosos na manufatura. Diante disso, desenvolveu técnicas que qualquer pessoa pudesse executar sem incorrer em erros. O Poka Yoke é indicado para diminuir a quantidade de defeitos em produtos e erros humanos na operação, na administração do negócio e na prestação de serviços. Sobre as funções básicas do Poka Yoke, analise as sentenças a seguir:
I- Uma importante função do Poka Yoke é a sinalização quando da detecção de anormalidades.
II- Maior controle das características preestabelecidas do produto e/ou processo.
III- Os dispositivos não podem paralisar o sistema produtivo (máquina, linha etc.).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	A preocupação das empresas sobre controle e garantia da qualidade de seus produtos passa invariavelmente pela análise e diminuição da probabilidade de erros humanos. As ações nesse sentido são tão mais importantes quanto maior for o impacto de uma falha. Quando uma falha pode representar risco de vida, seja para operadores nos processos ou usuários do produto, o desenvolvimento de métodos à prova de falhas é fundamental. A confiabilidade humana ou o impacto do erro humano sobre uma falha de sistema varia com o tipo de erro e se altera com o tempo de ciclo de vida do produto. Com relação às características da confiabilidade humana, analise as seguintes afirmativas:
I- Com relação aos erros de manutenção, há um impacto maior no início do ciclo de vida, uma estabilização ao longo do tempo e aumento ao final do ciclo de vida. No final do ciclo de vida, o impacto maior pode se relacionar, por exemplo, com uma combinação de erros humanos e desgaste natural dos componentes, além da maior frequência de reparos.
II- Erros de instalação evoluem ao longo do ciclo de vida do produto. No início do ciclo de vida, espera-se um baixo impacto desse tipo de erro, em virtude do conhecimento prévio de todas as variáveis pelos responsáveis pela instalação. Ao longo do tempo, esse conhecimento é perdido.
III- Erros de montagem apresentam maior impacto no início do ciclo de vida. O impacto desse tipo de erro decresce ao longo do ciclo de vida. Isso ocorre em virtude de os processos de montagem serem dependentes de treinamento e desenvolvimento de habilidades que, em um momento inicial, são concebidas e aprimoradas ao longo do tempo.
IV- Os erros operacionais podem ser de complexa análise, pois são inerentes a cada ser humano, e dependem de fatores, como, por exemplo: conhecimento, treinamento e fadiga. O impacto desse tipo de erro é menor no final do ciclo de vida do produto, onde se destaca o impacto dos erros de manutenção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	9.
	Fluxogramas são ferramentas gráficas que podem ser utilizadas para descrever processos e procedimentos, e especialmente útil na elaboração de procedimentos operacionais e painéis dispostos nas linhas de produção para descrever os processos, estruturas hierárquicas e atribuições. A ISO 9001 não especifica qual tipo de fluxograma deve ser utilizado nos procedimentos, porém deve-se avaliar qual modelo melhor se adapta ao que se busca apresentar. Com relação aos tipos de fluxograma e sua elaboração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os fluxogramas sintéticos são utilizados em situações em que se busca demonstrar de forma simplificada um processo. Pode ser interessante para descrever processos ainda em fase inicial de projeto, por exemplo.
(    ) Os fluxogramas de blocos são aplicados em fases mais avançadas de projeto, em que se busca detalhar algumas informações pertinentes ao processo. Esse tipo de fluxograma é semelhante ao fluxograma sintético.
(    ) O fluxograma vertical, apesar de ser bastante utilizado, não apresenta padronização. Apesar de sua popularidade, traz como pontos negativos a dificuldade de preenchimento, o que dificulta a utilização.
(    ) Os fluxogramas devem ser elaborados preferencialmente de acordo com algumas diretrizes, dentre as quais podemos destacar a sua construção da direita para a esquerda e de baixo para cima.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Os fluxogramas são representações gráficas que podem auxiliar no entendimento de processos, facilitando inclusive a tomada rápida de decisão na ocorrência de problemas. Nesses casos, ele pode fornecer um ?passo a passo? de verificação para solucionar o problema, indicando aspectos ou pontos a serem verificados de forma sequencial. Considerando as características e as vantagens dos fluxogramas, analise as seguintes afirmativas:
I- Uma das vantagens dos fluxogramas, diferentemente de um texto que explique o mesmo procedimento, é a ausência de dupla interpretação, em função da simbologia aplicável aos fluxogramas ser padronizada.
II- Os fluxogramas permitem obter de forma rápida uma visão ampla do processo estudado. Isso facilita substancialmente a análise e permite rapidez na compreensão de etapas, restrições e fluxo do processo, por exemplo.
III- Usualmente, um fluxograma é uma visão substancialmente mais complexa de um processo, em virtude da grande variedade de símbolos, que variam de acordo com a norma e país de origem.
IV- Apesar da praticidade do uso dos fluxogramas para detalhamento de processos produtivos, não é possível, por exemplo, identificar gargalos, ou identificar a importância das etapas no processo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.