Logo Passei Direto
Buscar

avaliação presencial

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O processo de leitura, que envolve a compreensão e a interpretação textual é algo que precisa ser ensinado, haja vista o aluno necessitar aprender como isso se dá, e quais são as etapas para se chegue à formação de um aluno dito leitor competente, o também chamado leitor em potencial ou o dito bom leitor. Os alunos necessitam, para isso, passar por diferentes etapas, compreender diferentes estratégias, as quais são postas em ação antes, durante e depois da leitura do texto. A aplicação de vários procedimentos e estratégias para a formação de um aluno leitor constituem possibilidade de proporcionar meios de amadurecimento e de construção da autonomia para o leitor que se encontra em processo de formação. No que se refere ao aluno dito bom leitor, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O dito bom leitor é o que tem capacidade de compreender que no texto está presente uma ideologia.
II- O dito bom leitor é o que tem capacidade plena de interpretar um texto.
III- O dito bom leitor é o que é capaz de ver no texto uma possibilidade única de sentido.
IV- O dito bom leitor é capaz de compreender, ou ver, no texto as marcas do autor.
V- O dito bom leitor sabe que o autor do texto não deixa marcas para que o leitor possa formular hipóteses.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças III, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A leitura é utilizada em diversos locais e com diferentes finalidades. A formação do leitor inicia-se também na escola e se processa a longo prazo com a mediação do professor. O leitor crítico estabelece uma relação com a linguagem e suas significações, diferenciando-se do leitor que lê de maneira mecanizada.
Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
A A leitura crítica de um texto é a decodificação de sinais e a reprodução de informações.
B O leitor crítico lê as entrelinhas, sem estabelecer uma conexão com o autor do texto.
C Para desenvolver a criticidade, a leitura não pode ser delegada somente à escola, deve ser uma parceria entre escola e família.
D Para ler com criticidade, não há a necessidade de dominar as habilidades de estratégias que nos fazem compreender, basta decodificar as palavras.

A leitura crítica é uma habilidade de grande importância quando se trata de interpretação de textos. Quando são escritos, os textos possuem marcas determinadas por quem os escreve, pela época, em que contexto e em que lugar foram escritos. Ao leitor, cabe compreender e filtrar estas marcas que, em determinadas situações, podem influenciar na compreensão da real mensagem que o texto deseja transmitir.
Assinale a alternativa CORRETA quando à compreensão do texto:
a) A compreensão só ocorre quando há conhecimento prévio do assunto porque, caso o leitor seja leigo, não compreenderá o assunto.
b) A compreensão refere-se ao sentido que o texto lido faz ao leitor e mantém relação direta com a interação entre leitor e texto.
c) Para que haja compreensão, é necessário que o leitor conheça outros textos do autor que o escreveu.
d) A compreensão ocorre quando o leitor consegue codificar o texto, ou seja, quando compreende o que está escrito nas entrelinhas.

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto). Dessa maneira, muitos compositores e escritores brasileiros utilizam esse recurso, elaborando um texto novo a partir de um texto que já existe.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A intertextualidade se materializa nas charges, por exemplo, as quais constantemente se remetem a um assunto polêmico instaurado pelos acontecimentos da vida em sociedade.
( ) Quanto maior for o nosso conhecimento, mais possibilidades teremos de interpretar a mensagem atribuída por um determinado discurso, de modo a identificarmos o diálogo que este estabelece com os demais.
( ) A intertextualidade se caracteriza pela citação de um pensamento, uma frase ou um provérbio que esteja relacionado com o assunto referente a um trabalho apresentado.
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - V.

A polissemia é uma característica que muito aparece nas produções discursivas e que, de certa maneira, enfatiza as reflexões acerca do sentido das palavras na leitura. Assim, a polissemia se refere aos múltiplos sentidos que as palavras ou locuções podem ter no texto.
Sobre a polissemia, analise as afirmativas a seguir:
I- A polissemia pode, muitas vezes, equivocar a compreensão de sentidos expostos no texto.
II- O oposto da polissemia é a monossemia, em que uma palavra assume só um significado.
III- A polissemia e a homonímia são sinônimos.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente a afirmativa III está correta.

O texto literário é capaz de responder às expectativas do leitor, que se propõe a interpretar seus mais variados sentidos sob o aspecto dialógico, polissêmico e polifônico. Para a elaboração de um texto literário, deve-se levar em conta que é necessário fazer com que o leitor consiga sentir o fato e refletir sobre ele. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A partir da literatura, podem-se retratar aspectos humanos e sociais. Este tipo de leitura requer apenas o nível básico de interpretação para ser compreendido.
B A transformação da linguagem cria outra realidade, fazendo com que nada haja de real nos textos literários.
C A linguagem literária cria uma visão real e exata das condições da existência humana.
D O texto literário é a manifestação individual e concreta das ideias que circulam entre as pessoas e é constituído por características específicas.

A Estética da Recepção é a teoria formulada por Hans Robert Jauss, no final da década de 1960, que retoma a problemática da história da literatura. Aguiar (1993, p. 83) postula que a recepção é "como uma concretização pertinente à estrutura da obra, tanto no momento de sua produção como de sua leitura, que pode ser estudada esteticamente".
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Estética da Recepção pondera a dimensão do efeito e da leitura.
( ) O foco de investigação da teoria da recepção é o leitor.
( ) Para Jauss (1994), a interação entre o texto e o leitor desconsidera a dimensão do efeito da leitura.
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) F - V - V.
d) V - V - F.

Na leitura, há três níveis específicos: nível de estrutura superficial, o nível de estrutura intermediária e o nível de estrutura profunda. Estes níveis classificam-se de acordo com o aprofundamento que o leitor faz ao ler, que pode ir da superficialidade à análise mais aprofundada.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na estrutura superficial surgem os significados diferentes e concretos, como os personagens, o cenário, as ações e o tempo, por exemplo.
( ) Na estrutura intermediária ocorrem os significados mais abstratos da leitura, que se opõem entre si e criam a integridade do texto.
( ) Na estrutura profunda definem-se os valores de acordo e desacordo entre os sujeitos.
( ) A leitura é uma atividade que, além de ser de interpretação de símbolos e gráficos, é também retirar informações e ampliar os horizontes para a compreensão do mundo.
A V - F - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

Os textos literários diferem-se dos textos informativos, pois os primeiros oferecem ao leitor uma amplitude maior de sentidos do que a rigidez dos sentidos ofertados nos segundos. Dessa maneira, o texto literário, geralmente, apresenta três gêneros: lírico, dramático e épico. Sobre os gêneros do texto literário, analise as seguintes afirmativas:
I- O gênero lírico é subjetivo e apresenta-se, geralmente, em prosa e verso.
II- O gênero dramático apresenta-se em poesia ou prosa.
III- O gênero épico é objetivo e impessoal e apresenta-se em verso, prosa e poesia.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

(ENADE, 2008) "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: "conversando também conheço o que é que eu digo".
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
A A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
B A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
C Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
D A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.

(ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado "dar lição", em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino da língua,
Assinale a alternativa correta:
A a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.
B a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
C o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
D o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O processo de leitura, que envolve a compreensão e a interpretação textual é algo que precisa ser ensinado, haja vista o aluno necessitar aprender como isso se dá, e quais são as etapas para se chegue à formação de um aluno dito leitor competente, o também chamado leitor em potencial ou o dito bom leitor. Os alunos necessitam, para isso, passar por diferentes etapas, compreender diferentes estratégias, as quais são postas em ação antes, durante e depois da leitura do texto. A aplicação de vários procedimentos e estratégias para a formação de um aluno leitor constituem possibilidade de proporcionar meios de amadurecimento e de construção da autonomia para o leitor que se encontra em processo de formação. No que se refere ao aluno dito bom leitor, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O dito bom leitor é o que tem capacidade de compreender que no texto está presente uma ideologia.
II- O dito bom leitor é o que tem capacidade plena de interpretar um texto.
III- O dito bom leitor é o que é capaz de ver no texto uma possibilidade única de sentido.
IV- O dito bom leitor é capaz de compreender, ou ver, no texto as marcas do autor.
V- O dito bom leitor sabe que o autor do texto não deixa marcas para que o leitor possa formular hipóteses.
a) As sentenças II, III e V estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças III, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A leitura é utilizada em diversos locais e com diferentes finalidades. A formação do leitor inicia-se também na escola e se processa a longo prazo com a mediação do professor. O leitor crítico estabelece uma relação com a linguagem e suas significações, diferenciando-se do leitor que lê de maneira mecanizada.
Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
A A leitura crítica de um texto é a decodificação de sinais e a reprodução de informações.
B O leitor crítico lê as entrelinhas, sem estabelecer uma conexão com o autor do texto.
C Para desenvolver a criticidade, a leitura não pode ser delegada somente à escola, deve ser uma parceria entre escola e família.
D Para ler com criticidade, não há a necessidade de dominar as habilidades de estratégias que nos fazem compreender, basta decodificar as palavras.

A leitura crítica é uma habilidade de grande importância quando se trata de interpretação de textos. Quando são escritos, os textos possuem marcas determinadas por quem os escreve, pela época, em que contexto e em que lugar foram escritos. Ao leitor, cabe compreender e filtrar estas marcas que, em determinadas situações, podem influenciar na compreensão da real mensagem que o texto deseja transmitir.
Assinale a alternativa CORRETA quando à compreensão do texto:
a) A compreensão só ocorre quando há conhecimento prévio do assunto porque, caso o leitor seja leigo, não compreenderá o assunto.
b) A compreensão refere-se ao sentido que o texto lido faz ao leitor e mantém relação direta com a interação entre leitor e texto.
c) Para que haja compreensão, é necessário que o leitor conheça outros textos do autor que o escreveu.
d) A compreensão ocorre quando o leitor consegue codificar o texto, ou seja, quando compreende o que está escrito nas entrelinhas.

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto). Dessa maneira, muitos compositores e escritores brasileiros utilizam esse recurso, elaborando um texto novo a partir de um texto que já existe.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A intertextualidade se materializa nas charges, por exemplo, as quais constantemente se remetem a um assunto polêmico instaurado pelos acontecimentos da vida em sociedade.
( ) Quanto maior for o nosso conhecimento, mais possibilidades teremos de interpretar a mensagem atribuída por um determinado discurso, de modo a identificarmos o diálogo que este estabelece com os demais.
( ) A intertextualidade se caracteriza pela citação de um pensamento, uma frase ou um provérbio que esteja relacionado com o assunto referente a um trabalho apresentado.
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - V.

A polissemia é uma característica que muito aparece nas produções discursivas e que, de certa maneira, enfatiza as reflexões acerca do sentido das palavras na leitura. Assim, a polissemia se refere aos múltiplos sentidos que as palavras ou locuções podem ter no texto.
Sobre a polissemia, analise as afirmativas a seguir:
I- A polissemia pode, muitas vezes, equivocar a compreensão de sentidos expostos no texto.
II- O oposto da polissemia é a monossemia, em que uma palavra assume só um significado.
III- A polissemia e a homonímia são sinônimos.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente a afirmativa III está correta.

O texto literário é capaz de responder às expectativas do leitor, que se propõe a interpretar seus mais variados sentidos sob o aspecto dialógico, polissêmico e polifônico. Para a elaboração de um texto literário, deve-se levar em conta que é necessário fazer com que o leitor consiga sentir o fato e refletir sobre ele. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A partir da literatura, podem-se retratar aspectos humanos e sociais. Este tipo de leitura requer apenas o nível básico de interpretação para ser compreendido.
B A transformação da linguagem cria outra realidade, fazendo com que nada haja de real nos textos literários.
C A linguagem literária cria uma visão real e exata das condições da existência humana.
D O texto literário é a manifestação individual e concreta das ideias que circulam entre as pessoas e é constituído por características específicas.

A Estética da Recepção é a teoria formulada por Hans Robert Jauss, no final da década de 1960, que retoma a problemática da história da literatura. Aguiar (1993, p. 83) postula que a recepção é "como uma concretização pertinente à estrutura da obra, tanto no momento de sua produção como de sua leitura, que pode ser estudada esteticamente".
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Estética da Recepção pondera a dimensão do efeito e da leitura.
( ) O foco de investigação da teoria da recepção é o leitor.
( ) Para Jauss (1994), a interação entre o texto e o leitor desconsidera a dimensão do efeito da leitura.
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) F - V - V.
d) V - V - F.

Na leitura, há três níveis específicos: nível de estrutura superficial, o nível de estrutura intermediária e o nível de estrutura profunda. Estes níveis classificam-se de acordo com o aprofundamento que o leitor faz ao ler, que pode ir da superficialidade à análise mais aprofundada.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na estrutura superficial surgem os significados diferentes e concretos, como os personagens, o cenário, as ações e o tempo, por exemplo.
( ) Na estrutura intermediária ocorrem os significados mais abstratos da leitura, que se opõem entre si e criam a integridade do texto.
( ) Na estrutura profunda definem-se os valores de acordo e desacordo entre os sujeitos.
( ) A leitura é uma atividade que, além de ser de interpretação de símbolos e gráficos, é também retirar informações e ampliar os horizontes para a compreensão do mundo.
A V - F - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

Os textos literários diferem-se dos textos informativos, pois os primeiros oferecem ao leitor uma amplitude maior de sentidos do que a rigidez dos sentidos ofertados nos segundos. Dessa maneira, o texto literário, geralmente, apresenta três gêneros: lírico, dramático e épico. Sobre os gêneros do texto literário, analise as seguintes afirmativas:
I- O gênero lírico é subjetivo e apresenta-se, geralmente, em prosa e verso.
II- O gênero dramático apresenta-se em poesia ou prosa.
III- O gênero épico é objetivo e impessoal e apresenta-se em verso, prosa e poesia.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

(ENADE, 2008) "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: "conversando também conheço o que é que eu digo".
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
A A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
B A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
C Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
D A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.

(ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado "dar lição", em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino da língua,
Assinale a alternativa correta:
A a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.
B a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
C o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
D o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Paola de Fatima Velho Pereira
(1981641)
Disciplina: Estratégias de Leitura (LEE27)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - IndividualFLEX ( Cod.:455109) ( peso.:3,00)
Prova: 12469312
Nota da Prova: 8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A compreensão da realidade em que a pessoa se
insere, a análise dos aspectos que compõem o mundo
e a extração de conclusões acerca deste passam pela
leitura. Por isso, percebe-se o quanto esta é importante.
É graças a ela que se pode dominar o saber, que se
pode conhecer as diversas áreas do conhecimento.
Nesse sentido, a leitura, para ser crítica, necessita
passar por etapas, as quais contemplam diferentes
habilidades. E para ser crítico, o leitor não pode ater-se
à simples habilidade da decodificação. Por isso, o
aluno, no campo da leitura, necessita ser avaliado e
trabalhado no sentido de desenvolver outras
habilidades além de ser um decodificador de palavras.
É preciso que ele saiba associar o que leu com o
mundo, com a realidade, colocar em prática os
conhecimentos, analisar o texto e o modo como este
está estruturado, o gênero textual, a linguagem, ler e
compreender o que o autor deixou claro e aplicar os
conhecimentos adquiridos na leitura e compreensão de
outros textos. No que se refere ao processo de leitura
crítica e às etapas pelas quais ela deve passar para ser
desenvolvida, analise as sentenças a seguir:
I- A leitura crítica é desenvolvida através do
entendimento das ideias contidas no texto.
II- A leitura crítica desenvolve-se via questionamento,
por parte do leitor dos argumentos utilizados pelo autor
no embasamento das ideias contidas no texto.
III- Inicialmente, o leitor crítico decodifica o texto e
identifica uma ideia superficial.
IV- A leitura crítica pressupõe uma única etapa: a
compreensão.
V- A leitura crítica passa pelas etapas de decodificação,
compreensão, interpretação e retenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
 b) As sentenças II, IV e V estão corretas.
 c) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
2. O processo de leitura, que envolve a compreensão e a
interpretação textual é algo que precisa ser ensinado,
haja vista o aluno necessitar aprender como isso se dá,
e quais são as etapas para se chegue à formação de
um aluno dito leitor competente, o também chamado
leitor em potencial ou o dito bom leitor. Os alunos
necessitam, para isso, passar por diferentes etapas,
compreender diferentes estratégias, as quais são
postas em ação antes, durante e depois da leitura do
texto. A aplicação de vários procedimentos e
estratégias para a formação de um aluno leitor
constituem possibilidade de proporcionar meios de
amadurecimento e de construção da autonomia para o
leitor que se encontra em processo de formação. No
que se refere ao aluno dito bom leitor, analise as
sentenças a seguir:
I- O dito bom leitor é o que tem capacidade de
compreender que no texto está presente uma ideologia.
II- O dito bom leitor é o que tem capacidade plena de
interpretar um texto.
III- O dito bom leitor é o que é capaz de ver no texto
uma possibilidade única de sentido.
IV- O dito bom leitor é capaz de compreender, ou ver,
no texto as marcas do autor.
V- O dito bom leitor sabe que o autor do texto não deixa
marcas para que o leitor possa formular hipóteses.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças III, IV e V estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças II, III e V estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
3. A leitura é utilizada em diversos locais e com diferentes
finalidades. A formação do leitor inicia-se também na
escola e se processa a longo prazo com a mediação do
professor. O leitor crítico estabelece uma relação com a
linguagem e suas significações, diferenciando-se do
leitor que lê de maneira mecanizada. Sobre o leitor
crítico, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Para ler com criticidade, não há a necessidade de
dominar as habilidades de estratégias que nos
fazem compreender, basta decodificar as palavras.
 b) Para desenvolver a criticidade, a leitura não pode
ser delegada somente à escola, deve ser uma
parceria entre escola e família.
 c) O leitor crítico lê as entrelinhas, sem estabelecer
uma conexão com o autor do texto.
 d) A leitura crítica de um texto é a decodificação de
sinais e a reprodução de informações.
4. A leitura crítica é uma habilidade de grande importância
quando se trata de interpretação de textos. Quando são
escritos, os textos possuem marcas determinadas por
quem os escreve, pela época, em que contexto e em
que lugar foram escritos. Ao leitor, cabe compreender e
filtrar estas marcas que, em determinadas situações,
podem influenciar na compreensão da real mensagem
que o texto deseja transmitir. Assinale a alternativa
CORRETA quando à compreensão do texto:
 a) A compreensão ocorre quando o leitor consegue
codificar o texto, ou seja, quando compreende o que
está escrito nas entrelinhas.
 b) A compreensão refere-se ao sentido que o texto lido
faz ao leitor e mantém relação direta com a
interação entre leitor e texto.
 c) A compreensão só ocorre quando há conhecimento
prévio do assunto porque, caso o leitor seja leigo,
não compreenderá o assunto.
 d) Para que haja compreensão, é necessário que o
leitor conheça outros textos do autor que o
escreveu.
5. A intertextualidade ocorre quando um texto está
inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira
implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita
(quando há citação da fonte do intertexto). Dessa
maneira, muitos compositores e escritores brasileiros
utilizam esse recurso, elaborando um texto novo a partir
de um texto que já existe. Partindo desse pressuposto,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
( ) A intertextualidade se materializa nas charges, por
exemplo, as quais constantemente se remetem a um
assunto polêmico instaurado pelos acontecimentos da
vida em sociedade.
( ) Quanto maior for o nosso conhecimento, mais
possibilidades teremos de interpretar a mensagem
atribuída por um determinado discurso, de modo a
identificarmos o diálogo que este estabelece com os
demais.
( ) A intertextualidade se caracteriza pela citação de
um pensamento, uma frase ou um provérbio que esteja
relacionado com o assunto referente a um trabalho
apresentado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
 a) F - F - V.
 b) V - V - F.
 c) V - F - V.
 d) F - V - F.
6. A polissemia é uma característica que muito aparece
nas produções discursivas e que, de certa maneira,
enfatiza as reflexões acerca do sentido das palavras na
leitura. Assim, a polissemia se refere aos múltiplos
sentidos que as palavras ou locuções podem ter no
texto. Sobre a polissemia, analise as afirmativas a
seguir:
I- A polissemia pode, muitas vezes, equivocar a
compreensão de sentidos expostos no texto.
II- O oposto da polissemia é a monossemia, em que
uma palavra assume só um significado.
III- A polissemia e a homonímia são sinônimos.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa I está correta.
 b) As afirmativas I e II estão corretas.
 c) As afirmativas II e III estão corretas.
 d) Somente a afirmativa III está correta.
7. O texto literário é capaz de responder às expectativas
do leitor, que se propõe a interpretar seus mais variados
sentidos sob o aspecto dialógico, polissêmico e
polifônico. Para a elaboração de um texto literário,
deve-se levar em conta que é necessário fazer com que
o leitor consiga sentir o fato e refletir sobre ele. Com
base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A linguagem literária cria uma visão real e exata das
condições da existência humana.
 b) A transformação da linguagem cria outra realidade,
fazendo com que nada haja de real nos textosliterários.
 c) O texto literário é a manifestação individual e
concreta das ideias que circulam entre as pessoas e
é constituído por características específicas.
 d) A partir da literatura, podem-se retratar aspectos
humanos e sociais. Este tipo de leitura requer
apenas o nível básico de interpretação para ser
compreendido.
8. A Estética da Recepção é a teoria formulada por Hans
Robert Jauss, no final da década de 1960, que retoma a
problemática da história da literatura. Aguiar (1993, p.
83) postula que a recepção é "como uma concretização
pertinente à estrutura da obra, tanto no momento de
sua produção como de sua leitura, que pode ser
estudada esteticamente". Partindo desse pressuposto,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
( ) A Estética da Recepção pondera a dimensão do
efeito e da leitura.
( ) O foco de investigação da teoria da recepção é o
leitor.
( ) Para Jauss (1994), a interação entre o texto e o
leitor desconsidera a dimensão do efeito da leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
FONTE: AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da
Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas
metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto,
1993.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como
provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
 a) F - V - F.
 b) V - V - F.
 c) F - V - V.
 d) V - F - F.
9. Na leitura, há três níveis específicos: nível de estrutura
superficial, o nível de estrutura intermediária e o nível
de estrutura profunda. Estes níveis classificam-se de
acordo com o aprofundamento que o leitor faz ao ler,
que pode ir da superficialidade à análise mais
aprofundada. Com base no exposto, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na estrutura superficial surgem os significados
diferentes e concretos, como os personagens, o
cenário, as ações e o tempo, por exemplo.
( ) Na estrutura intermediária ocorrem os significados
mais abstratos da leitura, que se opõem entre si e criam
a integridade do texto.
( ) Na estrutura profunda definem-se os valores de
acordo e desacordo entre os sujeitos.
( ) A leitura é uma atividade que, além de ser de
interpretação de símbolos e gráficos, é também retirar
informações e ampliar os horizontes para a
compreensão do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - V - V - V.
 c) V - F - F - V.
 d) V - V - V - F.
10. Os textos literários diferem-se dos textos informativos,
pois os primeiros oferecem ao leitor uma amplitude
maior de sentidos do que a rigidez dos sentidos
ofertados nos segundos. Dessa maneira, o texto
literário, geralmente, apresenta três gêneros: lírico,
dramático e épico. Sobre os gêneros do texto literário,
analise as seguintes afirmativas:
I- O gênero lírico é subjetivo e apresenta-se,
geralmente, em prosa e verso.
II- O gênero dramático apresenta-se em poesia ou
prosa.
III- O gênero épico é objetivo e impessoal e apresenta-
se em verso, prosa e poesia.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e III estão corretas.
 b) As afirmativas I e II estão corretas.
 c) Somente a afirmativa III está correta.
 d) Somente a afirmativa I está correta.
11. (ENADE, 2008) "Ao lermos, se estamos descobrindo a
expressão de outrem, estamos também nos revelando,
seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a
troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-
nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo
nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como
o sabe o artista de rua: "conversando também conheço
o que é que eu digo". 
Fonte: Recepção e interação na leitura. In: Pensar a
leitura: complexidade. Eliana Yunes (Org). Rio de
Janeiro: PUCRio; São Paulo: Loyola, 2002, p. 105 (com
adaptações). 
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a
opção correta a respeito da interação texto-leitor:
 a) Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é
necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com
o outro para nos conhecermos.
 b) A leitura como descobrimento pressupõe uma
postura pedagógica que reforça a tradição de leitura
como confirmação da fala de uma autoridade.
 c) A perspectiva apontada no texto favorece a vivência
da leitura como autoconhecimento, em detrimento
da leitura como identificação da expressão do outro.
 d) A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates
e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque
os respectivos horizontes de expectativa são
diferentes.
12. (ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um
evento denominado "dar lição", em que se pedia ao
aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em
seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido,
usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e
metodologias de ensino da língua,
 a) o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo
porque favorece interpretações equivocadas.
 b) a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura
em voz alta.
 c) o professor poderá, na oportunidade de ouvir a
paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer
mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
 d) a referida tradição deve ser abandonada porque o
ato de levantar-se contribui fortemente para a
insegurança linguística do aluno.
28/10/2019 00(21
Página 1 de 1

Mais conteúdos dessa disciplina