Buscar

MODELO DO RELATÓRIO ANALÍTICO DE INSTRUMENTAL TÉCNICO OPERATIVO UTILIZADO NO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODELO DO RELATÓRIO ANALÍTICO DE INSTRUMENTAL TÉCNICO OPERATIVO UTILIZADO NO PROJETO DE INTERVENÇÃO 
ESTÁGIO III
Autor:Priscila Freitas Floriani 
Orientador Local: Edna Micheli Padilha Antunes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (0387) – Estágio III
10/05/2019
1 INTRODUÇÃO
Com a realização do estágio na instituição-Presídio Regional de Lages o qual é subordinado ao DEAP (Departamento de Administração Prisional), tem como missão ser reconhecido pela sociedade como órgão de excelência, permanente e consolidado na custódia  e reinserção social dos reeducandos.
                 O Presídio Regional de Lages atua com regime semiaberto destina - se para condenação entre quatro e oito anos. Neste tipo de cumprimento de pena, o apenado tem direito ao trabalho e cursos fora da prisão durante o dia. Saindo da unidade as 07h00min da manhã retornando ás 18h00min da noite para presídio.
               Além disso, o reeducando tem o benefício de reduzir o tempo de pena através do trabalho. Em um dia é reduzido a cada três dias trabalhados.
                      Durante o estágio tive a oportunidade de vivenciar todos os atendimentos possíveis destinados aos detentos, seus relatos e suas necessidades, informações de familiares. A instituição oferece assistência médica, assessoria jurídica, psicóloga e setor social.
 
2 RELATO E ANÁLISE DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICOS OPERATIVOS UTILIZADOS NO CAMPO DE ESTÁGIO
 
 	Como principal instrumento de trabalho em qualquer área, é o conhecimento, no Serviço Social não seria diferente, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção.
      A competência técnico-operativa ou habilidades técnicas permite ao profissional definir quais instrumentos serão utilizados. Dentre os instrumentais utilizados no campo de estágio,
O profissional de Assistente Social oferece a possibilidade de reintegração social de seus usuários (internos e familiares), propondo benefícios e utilizando - se das políticas da educação, saúde, previdência e também, a partir de sua intervenção profissional contribuir para resgate de identidade, inclusão e convívio social da população assistida no contexto prisional.
Projeto de Intervenção: Realizado com o grupo de detentos (Serviço de Fortalecimento de Vínculos e ressocialização) preparando para convívio na sociedade.
 
Diário de Campo: Descrição da atividade, da intervenção realizada, em qualquer dos campos acima citados. Relatado o atendimento, às demandas aos usuários até todas as orientações prestadas pela equipe. 
3 CONCLUSÃO
No período do Estágio observei uma grande quantidade de demandas atendidas pelo Setor Social. A Assistente Social dentro do sistema prisional atende demandas com histórias diversificadas dos seus usuários passando a conhecer seus anseios, medos e a constante luta diante das dificuldades enfrentadas por cidadãos fragilizados que retratam outra realidade, por muitos não conhecida e fazem partem de uma sociedade desigual e injusta, porém que buscam ter seus direitos e cidadania garantidos, assim como acreditam da possibilidade em que o profissional Assistente Social possa mudar sua história de vida, a partir da garantia dos seus direito adquiridos enquanto cidadãos.
 Em todo o processo de estágio neste equipamento da Assistência Social de Lages, tirei como lição para uma vida toda, que cada ser humano, precisa ser respeitado e valorizado, fazendo que desenvolva as sua potencialidades para que enfrente as diversas situações que ocorre no dia-a-dia.
  O Trabalho do Assistente Social no equipamento é realizado de modo a prevenir as reincidências garantindo seus direitos, resgatar os vínculos familiares e ressocializando para convívio social. Através do projeto, percebe - se independente das causas que levaram a situação, ambos tem sonhos, tem visões para futuro. São poucos que tem apoio familiar, pude perceber o quanto é importante esse fortalecimento de laços familiares e os traumas deixados pelo abandono. O Assistente Social serve como mediadora dando suporte e auxiliando sobre seus direitos durante esse período que o reeducando encontra - se privado de sua liberdade.
 Como estagiário foi muito gratificante poder participar de forma ativa com o conhecimento adquirido pela supervisora da instituição. Foram experiências as quais não esquecerei e que contribuíram intensamente para meu crescimento. Os objetivos compreendidos no projeto foram alcançados com êxito, conclui que a área de Assistente Social é essencial, sempre justa em colocações, e que realmente é a profissão que quero exercer com dedicação e responsabilidade.
REFERÊNCIAS
Brasil, Lei de Execução Penal (1984). Lei 722102222.84
Brasil constituição da República Federativa do Brasil, 5 de outubro de 1988.Brasília

Outros materiais