Buscar

TESTE LITERATURA COMPARADA

Prévia do material em texto

LITERATURA COMPARADA
4a aula
		Atualizar Página
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Pertencente ao Círculo Linguístico de Moscou, ele trouxe para movimento que veio a ser conhecido como Formalismo Russo, o destaque para questões como a dos gêneros literários, da tradição e da história e, principalmente, a relação entre séries literárias e não literárias, com os clássicos estudos "Da evolução literária". Assinale o nome do formalista que fez estas contribuições e os estudos.
 	
	
	
	Roman Jakobson
 
	
	Iuri Tynianov
 
	
	Mikhail Bakhtin
 
	
	Bóris Eikhembaum
 
	
	Vladimir Propp
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	O conceito de superioridade literária permanece nos estudos comparados até os dias atuais, uma vez que todos os textos literários "bebem de alguma fonte" para que sejam criados.
	
	Na visão bakhtiniana, não se deve relegar a história conforme fizeram os formalistas, mas antes entendê-la como uma fonte de onde provém a intertextualidade, e não o conceito de dívida.
	
	Mikhail Bakhtin reconhece que o texto literário é uma construção polifônica: nele, várias vozes se cruzam, num jogo dialógico.
	
	Ao comparar textos de épocas diferentes, não se pode mais pensar na questão da fonte, mas antes no confronto ideológico que esta comparação traz à tona.
	
	Julia Kristeva, a partir dos estudos teóricos bakthinianos, elaborou o conceito de intertextualidade, cujo princípio baseia-se na ideia de que todo texto é a absorção e transformação de outro, sincrônica e diacronicamente.
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O dialogismo, marca central da contribuição teórica de Mikhail Bakhtin, se faz presente a partir do momento em que?
		
	
	c) Em todo e qualquer texto literário se fazem presentes as marcas do diálogo com outros textos.
	
	Nenhum das opções acima.
	
	d) Somente os textos literários desprovidos de originalidade deixam transparecer as marcas do diálogo com outros textos.
	
	b) Somente em textos literários de qualidade e valor duvidosos se percebe as marcas do diálogo com outros textos.
	
	a) Somente os textos literários mais bem elaborados guardam as marcas do diálogo com outros textos.
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A respeito do diálogo entre Machado de Assis e Shakespeare, por conta da semelhança temática entre as obras ¿Dom Casmurro¿ e ¿Otelo¿, é certo afirmar que:
		
	
	c) O ciúme é tema universal, inerente à condição humana, de tal forma que é impossível ter como certa a influência de Shakespeare sobre Machado de Assis.
	
	d) O ciúme é tema universal, inerente à condição humana. Contudo, o próprio romance ¿Dom Casmurro¿ deixa pistas claras de que Machado de Assis inspirou-se na peça de Shakespeare.
	
	a) Fica claro que Machado oferece uma releitura do tema shakespeareano, uma vez que ¿Otelo¿ se afirmou como uma referência para todos os escritores que abordam a problemática do ciúme.
	
	b) Não fica claro que Machado oferece uma releitura do tema shakespeareano, uma vez que ¿Otelo¿ se afirmou como uma referência para todos os escritores que abordam a problemática do ciúme.
	
	e) Nenhuma das opções acima.
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Vimos em nossa aula que Chaplin, após estabelecer uma relação entre a arte e o cinema, libertou o artístico da diversão mágica que predominava no cinema. Na ciência, Einstein mudaria para sempre a forma de pensar do mundo científico com a sua teoria da Relatividade. Ocorreu a Revolução Russa e a queda do czar, fato que fez surgir uma Rússia diferente em vários setores, principalmente no que concerne ao social e aos meios acadêmicos, culturais e artísticos; neste contexto desta nova Rússia, surgiu uma corrente crítica da literatura, muito importante. Qual das assertivas abaixo é a única que pode atender a afirmativa acima?
 
 
		
	
	Formalismo Russo 
	
	New Criticism 
	
	Comparatismo 
	
	Nova Crítica 
	
	Estudos Culturais 
	Respondido em 05/10/2019 19:17:39
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	"Ignorar a natureza do enunciado e as particularidades de gênero que assinalam a variedade do discurso em qualquer área do estudo linguístico leva ao formalismo e à abstração, desvirtua a historicidade do estudo, enfraquece o vínculo existente entre a língua e a vida. A língua penetra na vida através dos enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vida penetra na língua. O enunciado situa-se no cruzamento excepcionalmente importante de uma problemática."(Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.)
 
 
Mikhail Bakhtin não fez parte do movimento e não integrou os Círculos Linguísticos nascidos na Rússia, no século XX, mas seu legado é rico e variado. Assinale a única assertiva que contém uma das contribuições deste filósofo da linguagem aos estudos da Literatura Comparada.
 
		
	
	Não perder de vista o que é próprio e único na literatura;
 
	
	Deve se perder o diálogo da literatura com o momento histórico em que a obra é produzida.
 
	
	Não resgata o estudo das relações do Texto Literário com a História
	
	Não separar a análise dos textos literários do estudo de outros fatos sociais;
 
	
	Foge às concepções formalistas, fechadas na análise do texto.
	Respondido em 05/10/2019 19:19:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Falar de Intertexto e de literatura comparada nos exige inicialmente perceber que ao lermos um texto (A) estamos lendo também um texto (B), e que este entrecruzamento de vozes percebidas ou levemente transparentes é algo que perpassa a escrita, e em especial a literatura, ao longo de todos os tempos. 
Assinale a alternativa que não se articula com o texto acima: 
		
	
	A palavra literária não é um ponto, um sentido fixo, mas um cruzamento de superfícies textuais.
	
	Somente o texto literário se constrói como um mosaico de citações e é absorção e transformação de outro texto.
	
	O dialogismo é um princípio constitutivo da linguagem e a condição de sentido do discurso.
	
	A intertextualidade se dá tanto na produção como na recepção da grande rede cultural, de que todos participam.
	
	Escrever é sempre rescrever, não difere de citar. Ler ou escrever é realizar um ato de citação. 
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A contribuição da Teoria Literária para as pesquisas comparatistas é de um enorme significado. Um dos conceitos centrais usados pela Literatura Comparada, hoje em dia, é o de intertextualidade. A respeito deste conceito, não podemos afirmar que:
		
	
	Outro teórico que muito contribui para a elaboração do conceito de intertextualidade foi Bakhtin, afirmando que todo discurso é um campo que se abre ao debate, em que, muitas vozes diferentes se manifestam e se interpenetram.
	
	Embora os textos literários estejam em constante diálogo, a Literatura Comparada considera a possibilidade da originalidade de um texto literário, pois nisso estaria a capacidade artística do autor.
	
	A contribuição de Bakhtin parte da própria experiência humana, à medida que afirma que não somos resultados dos conceitos que nós mesmos formulamos sobre nossa identidade, mas de um diálogo que mantemos com os que estão ao nosso redor. 
	
	O teórico russo, Tynianov, contribuiu para a formulação desse conceito, ao afirmar que o estudo isolado de uma obra literária não fornece elementos suficientes para a compreensão plena de sua construção, pois um mesmo elemento tem funções diferentes em sistemas diferentes. 
	
	Intimamente ligada a este processo da intertextualidadeestá a interferência das ideologias, os discursos hegemônicos de cada momento histórico.

Continue navegando