Buscar

Estudos para AP2 - corpo e movimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Corpo e Movimento – Estudos para AP2
A aprendizagem ocorre quando dominamos o comportamento adquirido pela experiência vivida e desenvolvida. Para isso, há uma necessidade de integração entre os domínios: cognição, afetividade e motricidade.
A atenção é um dos componentes importantes para chegar à aprendizagem. Para a aprendizagem mantêm um estado de alerta e para o desenvolvimento se torna primordial na evolução humana.
Pensamento de Vayer: “Toda a evolução infantil depende da integração de três dados provedores do desenvolvimento: a criança e seu corpo como meio de relação, o mundo dos objetos onde ela desenvolve o seu eu, o mundo dos outros onde ela atende às suas necessidades vitais e afetivas. A família e a escola devem proporcionar, por meio da educação, os meios mais favoráveis a esse desenvolvimento.”
Vayer, pensando na infância, parte do princípio geral de que em toda situação há sempre a criança, o mundo dos outros e o mundo dos objetos. Toda a evolução infantil depende da integração desses três dados provedores do desenvolvimento: a criança e seu corpo como meio de relação, o mundo dos objetos onde ela desenvolve o seu eu, o mundo dos outros onde ela atende às suas necessidades afetivas e vitais.
A somatognosia traduz a relação dialética da atividade corporal e do reconhecimento de sua estrutura e posição postural (atitude-movimento) facilitando a atuação intencional sobre as coisas. Diante disso, com o corpo, ferramenta de comunicação, o homem expressa personalidade.
O que diferencia a psicomotricidade relacional da funcional é a livre expressão.
A subjetividade é a característica que melhor define a imagem corporal em relação ao esquema corporal.
Esquema e imagem corporal são a principal base psicomotora onde todas as demais se sustentam.
Transpsicomotricidade – o estudo do pensamento complexo aplicado à ação do movimento humano sobre o mundo interno e externo, buscando compreender a multidimensionalidade do ser nessa relação. É uma atividade psicomotora onde o pensamento complexo se faz presente, facilitando o reconhecimento de si e do outro.
O que caracteriza a transpsicomotricidade, especialmente usando aplicada na educação, é a preocupação com a formação moral, baseada em Morin e no pensamento complexo, envolvendo os sete saberes, a escola e a família.
O brincar é um dos canais para que, numa perspectiva transdisciplinar e complexa, seja possível articular as estratégias psicomotoras na educação a partir de um lugar para a corporeidade e suas expressões, que promova a conexão de cada sujeito na necessidade da solidariedade com o outro e com o grupo.
O jogo é uma atividade que resulta em autêntica expressividade, comunicação com o mundo exterior e a mais pura projeção das vivências interiores, por lidar com a razão e a emoção.
Segundo Defontaine, as práticas psicomotoras, de um modo geral o jogo, deve responder a quatro preocupações principais: desenvolver autonomia; criação imaginárias e boas relações afetivas e sociais OU desenvolver atividades motoras globais e finas; criação imaginária e relações afetivas e sociais.
O jogo da exploração, segundo Dafontaine, caracteriza-se pelo contato prolongado ou repetido com o objeto sem preocupação com mudanças.
A coordenação motora ou dos movimentos corporais é adquirida por meio dos exercícios corporais que são vividos na infância, quando a criança brinca livremente. No entanto, para um bom desenvolvimento da coordenação global do corpo, Defontaine diz que é necessário desenvolver o equilíbrio estático.
Aptidão física – capacidade de desenvolver atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço. É uma das três variáveis que, em compatibilidade evidencia uma relação positiva entre a redução nos níveis de stress e ansiedade que resulta em uma melhora na qualidade de vida.
Puberdade – processo de transformação do corpo de uma criança para o de um adulto.
Tonicidade e movimento são duas funções básicas importantes para serem avaliadas na atividade corporal, sem as quais nenhuma outra atividade será possível.
	Base psicomotora
	Atividade espontânea
	Tônus: as crianças correm no pátio da escola
	É possível perceber os estados de hipertonia e hipotonia na forma de movimentação e de contato corporal entre elas.
	Lateralidade: as crianças brincam com bolas, chutando e atirando as bolas com as mãos e pés
	É possível avaliar a dominância lateral e a afirmação da lateralidade.
	Dissociação de movimentos: as crianças correm e, ao mesmo tempo, jogam bola para o alto e a recebem de volta
	É possível verificar se a criança consegue ter independência de movimento dos membros superiores em relação aos membros inferiores. 
	Espaço-temporalidade: a forma como a criança ocupa a sala de aula
	É possível observar se a acriança se movimenta bem nos espaços, não esbarra todo o tempo nos colegas e no mobiliário, nem derruba o material que está com ela.
	Comportamentos psicomotores
	Explicações
	Conduta motora e hábitos de rotina
	Etapa do desenvolvimento motor e higiene pessoal
	Emocionalidade
	Compreende a maturidade afetiva
	Sensorialidade e a motricidade
	Observação da visão, audição, movimentos corporais e coordenação viso-motora.
	Sociabilidade
	Aceitação das normas e maneiras de ser do outro.
	Intelectualidade
	Refere-se à cognição e aos demais aspectos cognitivos
Na avaliação psicomotora as bases psicomotoras e o planejamento das ações são duas coisas necessárias para tirar do ato motor a importância que lhe é devida enquanto parte vital do processo de aprendizagem.
Vayer e Coelho apresentam um quadro sobre os comportamentos discordantes e seu significado, como por exemplo um desacordo entre o estado passivo corporal e o desejo de estar em ação. O significado dessa ação é a necessidade de agir associada à necessidade de independência.
O que diferencia a atividade física dos exercícios físicos é a intencionalidade do movimento. Sendo que o exercício físico serve para melhorar os componentes da aptidão.
Alguns mitos sobre Exercício e Saúde:
Ter sido atleta NÃO ajuda a prevenir doença cardíaca na vida adulta.
É correto beber água logo após um exercício intenso.
O ácido lático NÃO é a causa da dor que sentimos no dia seguinte, após fazermos um esforço mais intenso que o habitual.
Existe uma maneira correta de se respirar durante o exercício.
Fazer exercícios com casaco impermeável NÃO ajuda a emagrecer.
Praticar esportes PODE FAZER a criança crescer.
NÃO é necessário correr 4Km, cinco vezes por semana, para conseguir melhorar a saúde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?