Buscar

logistica avaliação discusiva fael

Prévia do material em texto

Questão A
Descrição das atividades logísticas:
 	Considerando o âmbito estratégico para desenvolver a descrição das atividades logísticas, o planejamento da cadeia logística é fundamental , e devem ser consideradas as etapas desde a matéria-prima até a entrega do produto final, em que toda a cadeia de produção deve ser eficiente, evitando o máximo de atividades que induzem ao erro, a melhor maneira automatizando, simplificando grande parte dos processos.
 Em relação ao âmbito estrutural, é preciso considerar a estrutura e a cadeia de produção que está montada, em que devem ser definidos os responsáveis capacitados por todas as funções. Examinar demandas estruturais da empresa, como por exemplo: analisar capacidade de armazéns e centros de distribuição da empresa se são ideais para a demanda da empresa.
 	No âmbito operacional as devem se considerar formas específicas de cumprimento de uma cadeia logística, entre elas, o tipo de transporte e os equipamentos de armazenamento e desde a uma pequena estrutura a uma grande, deve se contar com mão de obra qualificada, para atingir o máximo de excelência.
Questão B
Resolvendo problemas na logística:
 Erros e problemas na logística das empresas pode parecer incomum, mas acontece com muita frequência, por mais que o erro pode ser mínimo, pode acarretar situações imprevisíveis. 
Claramente, estes erros podem ser corrigidos com a implantação de um sistema de informações gerenciais voltado para o acompanhamento da produção desde o inicio.
Na prática, todos os produtos acabados podem receber um código de barras e ser lançados em um sistema de gestão da produção, já evitando erros e desta forma separando a produção em lotes com números múltiplos que facilitam a contagem até manualmente, exemplo: lotes de 10 em 10 que facilitam contagem.
As movimentações físicas no estoque podem ser mais simplificadas se estes lotes forem estocados em grande volume, como separar determinado produto em paletes de forma padronizada. 
Para que não ocorra o risco de não contagem ou duplicidade, o sistema deve estar integrado desde o planejamento de produção, na qual ele pode calcular uma média X de matéria prima resultara e X quantidade de produtos finais, assim além de resolver o problemas de não contagem gerando ocorrência no sistema caso não feche a programação, ele também corrige erros de lançamento.
 Dessa forma, a empresa terá a segurança com relação à quantidade diária produzida (que ficará registrada no sistema) e conseguirá reduzir drasticamente os erros de contagem e duplicidade das unidades produzidas.

Continue navegando