Buscar

Prova Fund Ciencias Sociais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708219886)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os diversos tipos de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O conhecimento mítico e o conhecimento religioso são tipos de conhecimento tidos como científicos, uma vez que suas explicações apresentam comprovações validadas.
	 
	Podemos afirmar que sempre que fornecemos explicações sobre algum fenômeno do qual não temos conhecimento especializado, estamos empregando saberes e conhecimentos do senso comum.
	
	Enquanto as Ciências Naturais estudam as questões da Natureza, nas Ciências Sociais, o objeto de estudo é o próprio homem e suas relações. No caso dessa última, o laboratório de estudo é a sociedade.
	
	O senso comum representa uma herança cultural, passado de gerações em gerações, e tem valor subjetivo, ou seja, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos.
	
	O conhecimento científico resulta de investigações baseadas em métodos e visa formular leis gerais sobre o funcionamento dos objetos pesquisados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707910856)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as áreas das Ciências Sociais, qual se ocupa em específico analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.
		
	
	Antropologia
	
	Ciências Sociais
	
	Ciências Humanas
	
	Sociologia
	 
	Ciências Políticas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708230916)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra. (GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. ) Considerando-se as ideias pressupostas, o texto:
		
	
	critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
	 
	indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
	
	reforça a necessidade da separação entre aas culturas, como modo de proteção das identidades culturais
	
	nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais
	
	afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, e que tal sistema protege e favorece o respeito às diferenças socioculturais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707280256)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
		
	
	Dominação Tradicional
	
	Dominação Legal
	 
	Dominação Carismática
	
	Dominação Instável
	
	Dominação Cultural
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707628352)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1. Sobre o Surgimento da Sociologia é correto afirmar que:
		
	 
	Surgiu com objetivo de complementar as outras ciências História, Biologia e Economia que já estudavam os fenômenos sociais.
	
	Antes de seu surgimento existia uma visão teocêntrica, em que o homem é colocado com o centro das explicações.
	 
	A Revolução Industrial contribuiu significativamente para o surgimento dos problemas sociais e consequentemente da Sociologia, que estuda estes fenômenos.
	
	Não tem relação com a Revolução Francesa, por ser uma ciência antiga do início do século X.
	
	Já surgiu com seus métodos próprios de investigação científicos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707708706)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(IFSP 2011) Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo Emile Durkheim.
		
	
	A cultura, resultado das relações de produção e da divisão social do trabalho.
	 
	O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.
	
	A ação social que define as inter-relações compartilhadas de sentido entre os indivíduos.
	 
	O conflito de classes, base da divisão social e transformação do modo de produção.
	
	A sociedade, produto da vontade e da ação de indivíduos que agem independentes uns dos outros.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201707912150)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Weber define três tipos puros de dominação como: racional-legal ou burocrática, dominação tradicional e a carismática. Sobre a dominação racional-legal ou burocrática podemos conceitua-la da seguinte forma:
		
	
	Pode ser caracterizada pelo seu caráter de tipo extraordinário e irracional. Dominação atribuída a um indivíduo que possui poderes ou qualidades sobrenaturais.
	
	É a autoridade exercida pelos mais velhos, em idade, sendo os melhores conhecedores da tradição sagrada.
	 
	É o tipo de dominação em que o poder é exercido segundo regras fixas de sucessão.
	
	Repousa na crença das tradições, costumes que existem desde outros tempos. É a legitimidade na crença dos indivíduos nas ordens e poderes senhoriais tradicionais.
	 
	É exercida dentro de um quadro administrativo composto de regras e leis escritas que devem ser seguidas por todos, não havendo privilégios pessoais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201707724974)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito¿ (Manifesto Comunista) De acordo com o que foi defendido no Manifesto Comunista de 1848, Marx e Engels propunham que o motor da História da humanidade era:
		
	
	a evolução material da sociedade.
	
	o desenvolvimento das forças produtivas.
	
	a predestinação divina.
	 
	a luta de classes.
	
	as ideias desenvolvidas pelos homens.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201707225486)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de televisão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Antropologia e Sociologia, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	
	O texto faz uma crítica severa à indústria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	O texto faz uma critica severa à formaçãodo povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto mostra que as populações mais pobres são menos desenvolvidas intelectualmente, o que dificulta sua percepção de espaço.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201707092007)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal:
		
	
	Impõe restrições para o exercício da interculturalidade.
	
	Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural.
	
	Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais.
	 
	Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.
	
	Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural.

Continue navegando