Buscar

Conforme os PCN

Prévia do material em texto

Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão ente 6 e 8 anos de idade. Nesta fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noções espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:
	 a)
	Analisar pequenos textos sobre as paisagens apresentadas no livro didático, sem estabelecer relações com as paisagens do cotidiano.
	 b)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 c)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos quanto à orientação, à locomoção e à representação cartográfica.
	 d)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes através de mapas, a partir da realidade do aluno.
	2.
	O planeta Terra passou por um conjunto de transformações, as quais são estudadas dentro de uma concepção de tempo geológico. O tempo geológico, se comparado com o tempo histórico (do homem), é mais longo e também mais abstrato. É importante que as crianças compreendam que essas modificações, ao longo do tempo geológico, são naturais. Todavia, as ações do homem utilizando um conjunto de técnicas também provocaram transformações no espaço terrestre, as quais chegam a interferir nas transformações naturais. Sobre essas modificações de origem humana, com implicações negativas mais facilmente percebidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Explosões vulcânicas, abalos sísmicos e tufões e furacões.
(    ) Desmatamentos e incêndios florestais de grandes proporções.
(    ) Danos ambientais como a poluição da hidrosfera, atmosfera em solos por efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
(    ) Danos ambientais nas geleiras polares, embora exista uma polêmica sobre o aquecimento global. Um grupo de cientistas defende a ideia da mudança de temperatura do planeta ser um fenômeno natural; outro grupo defende que as ações do homem através dos processos de industrialização e urbanização contribuíram para este fenômeno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	A ciência explica que o universo surgiu através de uma explosão cósmica, o ?Big Bang?. Desde então, a Terra vem sofrendo alterações. Para analisar e interpretar as linhas evolutivas do decorrer dos anos, os cientistas fazem análise da:
	 a)
	Idade cronológica da Terra.
	 b)
	Escala do tempo geológico.
	 c)
	Explosão cósmica.
	 d)
	Distribuição das camadas de rochas e fósseis.
	4.
	Sobre a representação espacial da terra, existem dificuldades próprias, pois o maior desafio é representar a Terra em sua forma geoidal ou arredondada, num planisfério. Não é possível elaborar um mapa preservando todas as propriedades (distância, direção, área e forma irregular). Na hora da elaboração dos mapas, dependendo de seus objetivos, os cartógrafos decidem quais propriedades preservarão e quais ficarão distorcidas. Sobre a forma da superfície da Terra e suas possíveis representações, analise as sentenças a seguir:
I- O globo terrestre é uma representação do tipo elipsoide de revolução, gerado por um eclipse rotacionado em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra. Este modelo é bastante simplificado.
II- Os mapas correspondem à representação, aproximada, em um plano dos aspectos - geográficos, naturais, culturais e antrópicos - em proporção reduzida de toda superfície terrestre ou de parte dela.
III- A superfície terrestre é totalmente irregular, não existindo, até o momento, definições matemáticas capazes de representá-la sem deformá-la.
IV- Para a confecção de um mapa, que é bidimensional, são necessárias informações tridimensionais: as dimensões do globo, a sua orientação no espaço e a origem do sistema de coordenadas. A partir dessas informações, a confecção do mapa decorre sem deformações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	De acordo com os PCN, nos anos 60, baseada nas teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, através da qual considera-se que não basta explicar o mundo, é preciso transformá-lo. Para o ensino, essa nova perspectiva da Geografia também trouxe alterações, inclusive nas formas de interpretação das categorias de espaço geográfico, território e paisagem. A respeito dessas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O território é uma categoria pouco importante quando se estuda a formação econômica e social de uma nação. 
(    ) A categoria de paisagem é definida como sendo unidade visível, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural. 
(    ) Quando se fala da paisagem de uma cidade, dela fazem parte seu relevo, a orientação dos rios e córregos da região, bem como o conjunto das construções humanas. 
(    ) Espaço geográfico define-se como uma relação entre o ser humano e o meio, ou seja, é o espaço permeado pelas características que a sociedade produz. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	Os povos antigos eram inicialmente nômades. Com o tempo, tornaram-se sedentários, mas sempre continuaram viajando, deslocando-se pelos espaços, sendo necessária a orientação. Para podermos nos orientar no espaço geográfico, utilizamos pontos de referência, observamos astros e podem-se utilizar instrumentos como a bússola, o astrolábio e, atualmente, o GPS (Sistema de Posicionamento Global).  Sobre a bússola, a orientação das direções é dada por pontos (dos mais gerais para mais específicos) denominados:
	 a)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	 b)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 c)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 d)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	7.
	O estudo da noção de espaço na Geografia, de acordo com as orientações dos PCN, para o primeiro ciclo (1º,  2º e 3º anos) deve conduzir a criança nesta fase para a leitura de mundo próximo, já observando as transformações do espaço geográfico através da prática de um conjunto de atividades (econômicas, sociais, religiosas, de lazer etc.). Sobre as orientações dos PCN para o ensino de geografia no primeiro ciclo, assinale a alternativa CORRETA que melhor expressa seus objetivos:
	 a)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes, fora da realidade do aluno.
	 b)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 c)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos.
	 d)
	Analisar, no ensino de geografia, os objetos e os métodos do fazer geográfico.
	8.
	A orientação é categoria fundamental para a ciência geográfica, pois estabelece pontos referenciais para que os elementos formadores do espaço possam ser situados e encontrados facilmente (CASTROGIOVANNI, 2000). No decorrer da história da humanidade, os meios de orientação foram aperfeiçoados, mas o sol, a lua, as estrelas e a bússola continuam práticos e eficientespara a localização e orientação da locomoção. Atualmente, o GPS (Global Position System) - ou Sistema Global de Posicionamento - tem se destacado como instrumento auxiliar de localização, orientação e locomoção. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de orientação tradicionais podem ser deixados de lado, não fazem mais parte dos conteúdos da geografia dos anos iniciais.
(    ) Os meios de orientação tradicionais devem ser trabalhados nos anos iniciais, pois estes têm uma relação importantíssima com a lateralidade e noções espaciais.
(    ) Para que os alunos do Ensino Fundamental II possam entender os mecanismos de funcionamento do GPS, estes devem ter aprendido nos anos iniciais as noções de lateralidade, noções espaciais e as noções básicas do sistema de coordenadas geográficas.
(    ) O sistema de coordenadas geográficas pode ser iniciado nos anos iniciais através de atividades com a organização das carteiras na sala de aula em colunas e linhas, e/ou através da representação das linhas e meridianos com barbantes no chão da sala de aula, em que os alunos poderão se localizar e se deslocar, e, se optar em utilizar a sala informatizada, o jogo batalha naval poderá ser excelente recurso didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	O mapa é uma forma reduzida de se representar a Terra, ou parte dela. Essas representações obtêm informações chamadas de linguagens cartográficas, que se compõem de três elementos principais. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Símbolos.
II- Escala.
III- Projeção.
(    ) É a relação entre a distância do mapa reduzida, com a distância real. 
(    ) É a transferência da imagem da esfera terrestre para uma área plana.
(    ) É uma representação gráfica de objetos, que devem ser de fácil reconhecimento no mapa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	10.
	A superfície do planeta Terra é totalmente irregular, sendo que, até o presente momento, não existem definições matemáticas capazes de representá-la em sua exatidão, sem deformá-la. Para representá-la aproximadamente, foram criadas três representações: Esferoide, Geoide e Elipsoide. Sobre tais representações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esferoide
II- Geoide
III- Elipsoide
(    ) Define-se como o modelo que mais se aproxima da forma real/verdadeira do planeta Terra.
(    ) Este modelo matemático é normalmente usado como forma que mais se aproxima do formato da Terra.
(    ) O meridiano e os paralelos serão circunferências, se este for o modelo adotado para representação do planeta.
(    ) Forma que possibilita realizar cálculos para a representação cartográfica da Terra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - III.
	 b)
	II - III - I - III.
	 c)
	III - III - I - II.
	 d)
	III - II - III - I.

Continue navegando