Buscar

Empresa G Celma

Prévia do material em texto

12
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Vila Remédios 
OSASCO /SP
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
 Jose Ribamar – 340495875 - Gestão de Recursos Humanos
 Nayara Oliveira Rocha Dos Santos– 2444465493- Gestão de Recursos Humanos
 Michele Nery da Silva – 2971693882- Gestão de Recursos Humanos
 
 Empresa GE Celma
Disciplinas Integradoras: 
Recrutamento e Seleção, Práticas Trabalhistas, Gestão do Conhecimento, Auditoria e Consultoria em RH e Comportamento Organizacional
OSASCO (2019)
José lbamar Pinheiro da Cunha – 3404958759- Gestão Recursos Humanos
 Nayara Oliveira Rocha Dos Santos– 2444465493-Gestão Recursos Humanos 
 Michele Nery da Silva – 2971693982- Gestão Recursos Humanos 
 
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Disciplinas Integradoras: 
Recrutamento e Seleção, Práticas Trabalhistas, Gestão do Conhecimento, Auditoria e Consultoria em RH e Comportamento Organizacional
Produção Textual em Grupo apresentada ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota nas disciplinas Recrutamento e Seleção, Práticas Trabalhistas, Gestão do Conhecimento, Auditoria e Consultoria em RH e Comportamento Organizacional, aplicadas aos cursos de Tecnologia.
Tutora à Distância: Eliane Grigonis
Tutor de Sala: Danilo Correia
OSASCO
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUCÃO	4
2.1 Desafio 1 – Recrutamento e Seleção 	5
2.2 Desafio 2 – Práticas Trabalhistas 	8
2.3 Desafio 3 – Gestão do Conhecimento 	10
2.4 Desafio 4 – Auditoria e Consultoria em RH	12
2.5 Desafio 5 – Comportamento Organizacional	14
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	18
1. INTRODUÇÃO
As organizações cada vez mais buscam inovações e melhorias para se manterem no mercado.
A estrutura organizacional atual, visa o colaborador como um parceiro dentro da empresa, que através de seu conhecimento e habilidade auxilia na tomada de decisão.
O presente trabalho é sobre como implantar um projeto de planejamento estratégico, que tem como objetivo buscar melhorias tanto na qualidade de todos os processos desenvolvidos dentro da empresa, quanto no investimento do desenvolvimento da equipe.
2. DESENVOLVIMENTO 
2.1 Desafio 1 – Recrutamento e Seleção
Recrutamento Interno
 O profissional de recursos humanos deve observar no colaborador alguns aspectos como: A análise de uma série de dado. Primeiro, o profissional de recrutamento e seleção deve analisar os resultados dos testes de seleção do candidato interno referente ao período de quando ele entrou na organização, verificar os resultados das avaliações de desempenho que o candidato interno foi submetido ao longo de sua trajetória na organização, analisar todos os treinamentos e aperfeiçoamentos que realizou. Comparar a descrição de cargo atual do candidato interno e a descrição do cargo para o qual existe a vaga. Por fim, devem ser observadas as condições de promoção ou substituição, ou seja, tem que haver um substituto. 
 As vantagens desse recrutamento é a redução de custos referente a divulgação da vaga, o melhor aproveitamento do potencial humano já existente na organização, a motivação gerada pelo processo interno, o fato de os candidatos serem conhecidos e a facilidade de socialização, pois já fazem da parte da empresa. fazem da parte da empresa. As desvantagens são o bloqueio da entrada de novas ideias, o conservadorismo de rotinas e da cultura existentes, levando à não reciclagem do sistema já existente.
Recrutamento online
 O recrutamento online vem sendo adotado nas empresas ferramenta inovadora, uma entrevista realizada com os candidatos através da internet, com programas que proporcionam essa interatividade, como Skype. A avaliação do candidato se dá através de aplicação de teste de proficiência na área especifica, raciocínio logico entre outros.
 As vantagens é a redução de custo e tempo tanto para a empresa e o candidato, como locomoção, ambiente. As desvantagens é a impressão que o entrevistador pode ter do candidato, pois esse processo tende a passar uma imagem impessoal, por isso o profissional que faz o papel de avaliador tem que estar preparado com técnicas elaboradas para esse tipo de recrutamento.
Opinião sobre o uso das redes sociais
 O uso das redes sociais como facebook, LinkedIn, entre outras, vem sendo muito utilizadas por empresas em busca de talentos, mais é preciso muito cuidado ao escolher profissionais, devemos ter muito critério para avaliação, na rede social as pessoas que a utilizam acabam perdendo a noção do que publicam criando uma má impressão. As facilidades também são muito boas pois alcançam mais candidatos e a possibilidade de conhece-lo um pouco mais sobre o comportamento por meios das redes, porque as empresas cada vez mais estão buscando informações dos novos talentos sobre o seu perfil comportamental perante a sociedade, e as avaliações são baseadas no que as pessoas concordam e discordam na sociedade e se portam diante de assuntos polêmicos.
Processos de Seleção
Qual o objetivo e o que se espera da entrevista no processo de seleção?
 A eficiência da entrevista num processo de seleção é, saber entrevistar bem, aplicar testes de conhecimento que sejam válidos e precisos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, contar com o mínimo de custos operacionais, envolver as gerências e suas equipes no processo de escolher candidatos etc. 
 O objetivo da entrevista é dar ao entrevistador um grau razoável de segurança
em relação ao futuro desempenho do candidato no cargo. O que se espera é eficácia em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa, e sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.
Qual itens fazem devem fazer parte de um roteiro de entrevistas?
 Para um bom roteiro de entrevista é necessário saber exatamente o que a empresa busca para se criar objetivos claros.
Estabeleça um plano de entrevista.
Estabeleça e mantenha um apport positivo.
Seja um ouvinte ativo.
Preste atenção nas pistas não verbais: expressões faciais, postura, etc.
Forneça as informações de forma mais aberta e honesta possível.
Use as perguntas com eficiência, para obter respostas verdadeiras.
Separe fatos de inferências.
Reconheça vieses de estereótipos, evite rotular as pessoas.
Controle o curso da entrevista.
O que é a entrevista online, como deve ser o seu preparo e quando utilizar num processo de seleção.
 A entrevista por videoconferência é um método de pesquisa on-line realizado com uso de comunicação mediada por computador, como e-mail ou vídeo. Para uma entrevista bem-sucedida é necessário ter uma boa conexão de internet, lugar confortável sem barulho, equipamento (notebook, celular, tablet) e fone de ouvido, saiba se portar diante da câmera, desligue os programas do computador ´para evitar interrupções, tenha papel e caneta. São usadas para candidatos que moram em outro estado, pais, ETC, também para evitar grande volume de candidatos dentro da organização durante o processo de seleção.
Qual o objetivo da prática de entrevista inusitadas? 
Um dos objetivos desta prática é testar a habilidade de tomar decisões em situações conflitantes ou imprevisíveis. Uma das justificativas é que as pessoas estão cada vez mais treinadas para responder as perguntas tradicionais e a necessidade de encontrar profissionais versáteis, elas são elaboradas para avaliar como o entrevistado age sob pressão e lida com suas emoções. 
	A adoção dessa pratica na GE CELMA será bem interessante por ser uma empresa que goste de inovação, mudar a dinâmica da velha entrevista fazendo perguntas inusitadas para testar a habilidade dos candidatos e assim testar seu potencial diante de surpresas, assim consegue descobrir por exemploas fraquezas do candidato diante de imprevistos.
2.2 Desafio 2 – Práticas Trabalhistas
 Remuneração e Salário
 
O que distingue salário de remuneração?
 Estamos auxiliando a empresa GE CELMA a tirar suas dúvidas referente a diferença entre, salário e remuneração que são bem confusas entre seus colaboradores. O salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços em decorrência do contrato de trabalho. Já a remuneração é a soma do salário contratual com todas as demais verbas que representam vantagens financeiras recebidas durante o exercício da atividade, exemplo de remuneração: Horas extras, adicional noturno de periculosidade, insalubridade, comissões, porcentagens, gratificações, entre outros. Assim a remuneração é gênero e o salário é a espécie desse gênero.
 
 
O PPR pago pela empresa pode ser considerado remuneração.
 
 Sim, o PPR é regulamentado pela Lei 10.101/2000 e é visto como uma ferramenta eficaz para remunerar os profissionais por desempenho. 
 O PPR pode ser usado como um programa de motivação aos colaboradores, que vincula o recebimento financeiro à produtividade. O objetivo é premiar os colaboradores pelo atingimento das metas pré-estabelecidas. O PPR está atrelado a metas e objetivos concretos, não se relacionando ao lucro da empresa. Isso significa que se a empresa tiver prejuízo, mais as metas forem atingidas, os colaboradores receberão a remuneração definida pela empresa.
Participação nos Resultados
De que forma e quando o empregado tem direito á participação nos resultados da empresa?
O PPR é regulamentado pela Lei 10.101/2000 uma das exigências a empresa precisa criar uma comissão paritária, composta por número igual de representantes porarte do empregador e dos trabalhadores, e um representante sindical. A comissão do programa precisa definir regras claras e objetivas, buscando atender os interesses de empregadores e trabalhadores. Para isso, são selecionados alguns indicadores de produtividade, qualidade e ou lucratividade, que podem ser: globais, setoriais ou individuais.
A participação ao programa também precisa ser preestabelecida a partir de alguns critérios que definem o recebimento ou não do benefício, como:
Estar ativo na data fim da apuração;
Proporcionalidade nas admissões dentro do período de apuração;
Períodos de afastamento menores que 180 dias;
Proporcionalidade nas demissões dentro do período de apuração.
Todos funcionários contratados em regime CLT, mesmo que temporários ou em experiencia, tem direito ao benefício.
Calculo da participação de resultados (salário mínimo 998,00, PPR atingido de 1.44 salários).
	SALÁRIO PISO NACIONAL
	R$998,00.
	PPR 1,44
	R$439,12
	SALÁRIO RECEBIDO
	R$1.437,12
O valor referente a PPR: 1,44 × 998,00 = 1.437,12
Tributação sobre benefícios.
Com base na lei complementar 13467/2017 determine os benefícios que a empresa GE CELMA oferece, podem ser pagos em holerite sem que haja incidência de tributação obre os valores.
Os benefícios que GE CELMA oferecem podem ser pagos em holerite, mais não podem ser cobrados tributações obre esses valores. As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.
 O valor relativo à assistência prestada por serviço médico ou odontológico, próprio ou não, inclusive o reembolso de despesas com medicamentos, médico-hospitalares e outras similares, mesmo quando concedido em diferentes modalidades de planos e coberturas, não integram o salário do empregado para qualquer efeito nem o salário de contribuição, para efeitos do previsto.  
2.3 Desafio 3 - Gestão do Conhecimento
Gestão de conhecimento é o conjunto de práticas que procuram gerenciar as circunstancias que o conhecimento precisa para prosperar na organização.
O conhecimento explícito é aquele formal, sistemático, expresso por números, textos e desenhos, facilmente comunicado e compartilhado em informações e dados, baseado na racionalidade, ele é adquirido através das informações teóricas.
O conhecimento tácito é aquele conhecimento pessoal e complexo, é adquirido através de treinamento prático, se dá quando o colaborador expressa seu conhecimento praticando.
A empresa GE Celma utiliza no momento o conhecimento tácito, pois prioriza o recrutamento interno, esse conhecimento traz mais vantagem para a empresa, pois investe no colaborador interno e o desenvolve para desempenhar seus conhecimentos tácitos em explícitos através de treinamentos teóricos. A empresa GE Celma utiliza no momento o conhecimento tácito, pois prioriza o recrutamento interno, esse conhecimento traz mais vantagem para a empresa, pois investe no colaborador interno e o desenvolve para desempenhar seus conhecimentos tácitos em explícitos através de treinamentos teóricos.
Esses conhecimentos podem ser transmitidos em redes internas ou externas através de um compartilhamento de informações, onde pessoas com conhecimento tácito, consiga transmitir seu aprendizado pratico de uma forma simples, onde pessoas que tenham conhecimento explícito, possa adapta-lo e incorpora-lo ao seu conhecimento, tornando-o mais englobado para todas as áreas. 
O que é inovação?
A inovação refere-se a abordagem de uma ideia e tem como objetivo auxiliar as organizações com mudanças, seja elas estruturais, operacionais ou tácitas.
A inovação organizacional, junto com a gestão de conhecimento contribui para implantar os ações elaboradas, pois através deles a equipe de colaboradores e gestores precisam estar alinhados para que as etapas da implantação dos projetos sejam aproveitadas e tragam benefícios para a empresa, podendo ser eles política de reconhecimentos de funcionários, mudanças no organograma da empresa, entre outros.
Pois a cada inovação a empresa ganha visão de mercado tornando-se modelo a ser seguido.
Gestão de conhecimento e gestão de informação
A gestão de conhecimento o conjunto de estratégicas para criar e compartilhar informações, auxiliando na tomada de decisões.
A gestão de informação é responsável por receber, categorizar e armazenar as informações, de modo acessível que venha auxiliar sua busca, quando necessárias utiliza-las.
A diferença entre as duas é o modo de como as informações são utilizadas, a gestão de conhecimento é usada de forma tácita, a gestão de informação é usada de forma explicita.
As práticas de gestão de pessoas na empresa GE Celma podem contribuir na inovação na organização, através de uma mudança no organograma da empresa, pois uma implantação de projetos focados na política de reconhecimento interno, traz melhoria para a organização, valorizando o seu colaborador interno tornando-o uma vantagem competitiva no ambiente interno e externo.
2.4 Desafio 4 Auditoria e consultoria em RH
 Multas por atrasos de Rescisões.
Qual a infração cometida?
 Uma punição pelo descumprimento da obrigação do pagamento das verbas rescisórias no prazo legal e uma punição pelo prejuízo do empregado no recebimento com atraso das verbas rescisórias.
Quais as penalidades previstas para esse tipo de infração?
 É previsto uma multa no parágrafo 8º do Artigo 477 da CLT, possui natureza jurídica moratória, pois pode ser “exigida simultaneamente com o pedido de pagamento da prestação, que é objeto da obrigação”, e ainda, hibrida, porque é de natureza: administrativas – trabalhistas (160 BTNs, hoje UFIR – em favor da União); e, também de direito material do trabalhado (um salário em benefício do trabalhador).
 Quais são as recomendações do grupo para a empresa?
Recomendamos procurar cumprir a Lei à risca. É essencial realizar os pagamentos de todos os encargos e impostos, respeitar horários e registar horas extras, cumprir prazos para pagamentosde salários e rescisões, férias e etc.
 Salário Família – Documentação
Qual a infração cometida?
Faltam de documentações necessárias à concessão do benefício. Faltam de
atualizações dos registros de funcionários. 
Quais são as penalidades previstas para esse tipo de infração?
A partir de 01 / 04 / 2006, multa administrativa variável, já atualizada pela portaria MPs de nº 119 / 2006, corresponderá no mínimo a R$ 1.156,83 e até no máximo de R$ 115.683,40, conforme a gravidade da infração. 
Quais são as recomendações do grupo para a empresa?
Recomendamos manter os arquivos de documentos dos funcionários atualizados, para tantos, revisar as pastas documentais dos funcionários, quanto as pendencias dos referidos documentos.
 
Excesso de Jornada de Trabalho
Qual a infração cometida?
 O excesso de jornada diária / extraordinária de trabalho. De acordo com o Artigo 59 da CLT, a jornada normal de trabalho somente poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de duas horas, desde que não ultrapasse o limite máximo de 10 horas diárias, computando-se a jornada normal e extraordinária.
Quais são as penalidades previstas para esse tipo de infração?
 Uma multa de 37,8285 UFIRs a 3.782,8472 UFIRs, dobrada na reincidência, oposição ou desacato. 
Quais são as recomendações do grupo para a empresa?
 Recomendamos manter o controle nas jornadas de trabalhos dos funcionários, é uma obrigação de todas es empresas com mais de 10 funcionários.
2.5 Desafio 5 – Comportamento Organizacional
Liderança e Desenvolvimento de Lideres 
Qual é a definição de liderança que mais de adéqua à missão, visão e valores da GE Celma? 
 Por se tratar de uma empresa que destina suas atenções às ações de políticas públicas, direcionadas de forma evidente a um modelo de gestão de recursos humanos que passou a dar ênfase às políticas de responsabilidade social, sendo relevante por isso, destinando a essa área o futuro da companhia, o estilo de liderança que mais se enquadra a missão, visão e valores da GE Celma que resumidamente é liderar os negócios de revisão de turbinas aeronáuticas na América latina, realizar serviços com absoluta conformidade, visando prazos adequados e a satisfação dos clientes e a visão é a de um time sem fronteiras, a liderança mais adequada é a transformacional, visto que esse estilo de liderança motiva os colaboradores a se esforçarem além das expectativas, a se comprometerem com a equipe e com a organização além de seus assuntos pessoais.
 Descreva qual é a relevância de possuir e desenvolver uma equipe de líderes atuante e forte para o crescimento, bom desempenho dos negócios e reputação da empresa GE Celma?
A equipe de líderes é importante para guiar e comandar as ações (processos e procedimentos internos) que serão realizadas pelos colaboradores, os líderes podem trabalhar com meios para motivar os colaboradores, de forma que as atividades sejam executadas com o máximo de engajamento e proatividade possíveis. Desta forma, a GE Celma conseguirá harmonizar as relações de trabalho e entregar valor aos seus consumidores.
Descreva qual é a diferença conceitual entre esses dois processos de desenvolvimento pessoal e profissional: o Coaching e o Mentoring.
O coaching é o processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. Um Coach apoia e auxilia através de perguntas e técnicas poderosas seu coachee (cliente) a sair do estado atual para o estado desejado.
 O Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de sua carreira.
 
Qual é a vantagem (ou vantagens) para os futuros líderes da companhia participarem de um plano de Coaching e também do programa formal de Mentoring? Quais os benefícios para a empresa como um todo?
 Dentre as principais vantagens para os futuros líderes da GE Celma, podemos destacar: ganho de habilidades, principalmente as habilidades humanas, que são essenciais para lidar e comandar pessoas. O desenvolvimento de competências - que são essenciais para a realização das tarefas rotineiras da organização. Como exemplos de competências, podemos destacar: empatia, aprender a praticar o conhecimento teórico e confiança para fazer as coisas.
 Foi solicitado ao seu grupo que dê ideias sobre um programa de treinamento comportamental voltado para a liderança da empresa GE Celma. Qual seria a sugestão do grupo? 
 Nós sugerimos a GE Celma comunicação e relacionamento interpessoal - por meio desse treinamento comportamental, os futuros líderes podem entender melhor a importância da comunicação objetiva para o alcance dos objetivos da empresa, a comunicação entre os colaboradores é importante para o entendimento do que deve ser realizado em cada processo, e o líder que se comunica de forma aberta e objetiva com os seus colaboradores possui mais chances de engajar e motivar a equipe para novos desafios.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
 Um programa pode ser adotado pela GE Celma é o treinamento e promoção do desenvolvimento intelectual como, investir na formação do funcionário, com cursos e treinamentos, além de ampliar conhecimento, oferece realização pessoal e pode servir como reconhecimento e bonificação. Se um funcionário com bons resultados em sua função administrativa demonstrar interesse por um curso de especialização, oferecer o curso a ele não apenas vai realizá-lo pessoalmente como também trará benefícios para a empresa, uma vez que o colaborador, além de mais motivado para executar seu trabalho, ficará também mais qualificado.
 Assim os colaboradores ganham melhoria da qualidade de vida, ganho de autoestima, aumento da motivação, satisfação com a empresa, maior interação entre os colaboradores. Desta forma, podemos considerar que o Modelo QVT é focado na qualidade de vida do colaborador, de modo ele possa se sentir mais humano (e ter a valorização adequada) dentro do ambiente de trabalho.
3. Considerações Finais.
 A GE CELMA é uma grande empresa nacional localizada no Rio de Janeiro, possui cerca de 1000 colaboradores, é uma empresa muito focada no bem-estar dos seus colaboradores, e com foco no cliente, com isso adota várias pratica de gestões, com foco em melhorias a cada ano, contratou uma consultoria para auxiliar nas pratica já adotadas. A GE CELMA, prioriza os colaboradores internos com promoções, assim estimulando outros colaboradores a se dedicar cada vez mais o conhecimento, também vem desenvolvendo a pratica de entrevistas online que diminue custos a instituição e adoção de perguntas inusitadas aos entrevistados para sempre escolher o mais qualificado desenvolvendo seu potencial para empresa. O uso da tecnologia seu processo de recrutamento tem ajudado muito na prática inovadoras.
 A prática trabalhista teve mudanças e a GE CELMA procura sempre se atualizar para ter o conhecimento da legislação para atender seus colaboradores, e repassar suas remunerações, de forma correta de acordo com a CLT, nos preocupamos em remunerar os colaboradores com PPR, horas extras para assim termos sempre funcionários motivados. Buscamos sempre valorizar o conhecimento que contribua ao longo da vida da organização, como os conhecimentos de colaboradores, possuem devido suas experiencias.
 Desenvolvemos auditorias com a finalidade desenvolver planos de ação que auxilie a organização a alcançar objetivos adotando uma abordagem sistêmica para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de risco com objetivo de valores e melhoras a operação.
 A GE CELMA lidera seus negócios de revisão de turbinas aeronáuticasna América latina, realiza seus serviços de acordo as normas, visando o prazo e a satisfação de seus clientes, para isso conta com um time de profissionais focados e abertos a transformação e foco em fazer sempre o melhor, com uma liderança motivacional, que se compromete com a equipe, com a organização tornando com isso uma equipe com foco em melhorias e inovação cada vez mais com desenvolvimento tecnologias que lhe auxiliaram sempre serem uma organização de destaque onde desenvolve as melhores práticas.
 Referências Bibliográficas.
BASTOS, A. V. B., GONDIM, S. M. G. & LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. R. Adm., São Paulo, v. 39, n. 3, p. 220-230, jul./ago./set., 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. CINTRA, Josiane; DALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. CINTRA, Josiane et al. Auditoria e consultoria em recursos humanos. Londrina: Editora
CARAVANTES, Geraldo R., CARAVANTES, Cléudia B., KLOECKNER, Mônica C. Comunicação e comportamento organizacional. Porto Alegre: ICDEP - Instituto Caravantes, 2012. 
FRANÇA, Ana C. L. Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas. São Paulo: Saraiva, 2005.
GIL, Antonio C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 201
SOUZA, Andréia Pereira de. Participação de selênio na resistência à cardiopatia chagásica, 2003. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) – Biologia Parasitária, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003.
ROSA, A.do N.; SILVA, M.de A.; LUDWIG, A. Parâmetros genéticos e fenotípicos de pesos corporais ajustados pela curva de crescimento de animais da raça Nelore. Rev. Bras. Zootec., Viçosa, v.7, n.2, p.329-45, 1978.

Continue navegando