Buscar

fundamentos de marketing - discursiva 2

Prévia do material em texto

Na farmácia A Pharmacêutica, que fica localizada na rua Duque de Caxias na cidade de Cachoeira do Sul, gerenciada e administrada por mãe e filha, a implementação do Marketing de Relacionamento para buscar a fidelização dos clientes é primordial nesta empresa, pois a mesma está disposta a mudar seu comportamento conforme as características de cada consumidor. A empresa deve avaliar o valor individual do consumidor, através da quantidade de produto que este consumidor compra, a freqüência de compra e quantos anos este consumidor ainda pode comprar na empresa. Pois a maior preocupação da empresa é vender mais produtos para os mesmos clientes do que vender o mesmo produto para uma gama maior de clientes.
O grande diferencial da farmácia é que ela está integrada no mesmo prédio da PróVida-Serviços Assitenciais e desta maneira possui muitos consumidores que já saem dos exames e consultas, passando direto na farmácia para fazer a compra dos medicamentos e produtos que necessitam. A Pharmacêutica que está a 2 anos no mercado, possui uma equipe esforçada e com ótimo atendimento, possui um dos melhores pontos da cidade, com facilidades para pagamento, tele-entrega gratuita e farmácia popular.
Para fidelizar os clientes, a empresa pode recompensar seguido os seus consumidores, dar tratamento preferencial aos melhores consumidores e fornecer ofertas ou benefícios especiais para os mesmos, pois custa mais caro conquistar novos consumidores do que manter aqueles já existentes. É primordial que haja relação e interação entre a farmácia e o cliente, gerando dessa maneira uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. 
Para gerenciar esse relacionamento com os clientes, a Pharmacêutica tem como opção vantajosa adotar o CRM, que é um software para controlar seus clientes através de um cadastro com o perfil de cada um contendo o maior número de informações dos mesmos. O CRM servirá de base para orientar as ações de relacionamento, vendas e mensuração dos resultados, reduzindo os erros.
A Farmácia pode investir em redes sociais também, gerenciando melhor a página do Facebook e criando um whatsapp para que os clientes possam fazer seu pedido sem gastar com ligação. Através destes meios devem ser divulgadas as promoções e novidades da empresa, gerando desta maneira uma maior comodidade para seus consumidores.

Continue navegando