Buscar

FICHAMENTO DESIGN THINKING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Fichamento de Estudo de Caso:
Design Thinking: Pronto para o Horário Nobre
BIANCA DE SOUZA DE MORAES MARTINS
 Trabalho da disciplina Design Thinking,
 Tutor: Prof. Regina Lucia Napolitano Felício Felix Batista
Nova Iguaçu
2019
Estudo de Caso de Harvard
 Design Thinking: 
Pronto para o Horário Nobre.
Referência: ROSE, Charlie. Design Thinking: Pronto para o Horário Nobre. Gerência Rotman Outono, n. 207, p. 29-33, Janeiro de 2013.
O estudo de caso faz uma abordagem sobre o Design Thinking, e conta um pouco sobre algumas das invenções inovadoras do pioneiro David Kelley e seu crescente apetite pelo Design Thinking.
Sendo fundada por David Kelley em 1991, a IDEO era uma empresa de design global que ciou milhares de invenções inovadoras, inclusive o primeiro mouse para computadores Apple, o tubo de pasta de dente vertical, e um Pringle melhor para Procter e Gamble, tornando-se a empresa mais influente de design de produtos do mundo.
Kelly é o pioneiro de Design Thinking, ele faz uma abordagem inovadora que incorpora o comportamento humano ao design, ele diz: “O mais legal sobre o Design Thinking é que ele permite que as pessoas construam sobre as ideias dos outros”.
Na IDEO, visualiza-se soluções através da construção de protótipos; mas o princípio principal subjacente a isso tudo é a empatia pelo consumidor: descobrir o que os seres humanos realmente querem e precisam através de um olhar para eles. O objetivo é construir um alto grau de empatia nas pessoas, para que eles possam compreender os outros, observando-os de perto.
Um dos primeiros clientes da IDEO, foi a indústria de computadores pessoais, a Apple de Steve Jobs, ele que por ter sido muito bom cliente, basicamente fez a IDEO. O que proporcionou uma amizade muito forte entre ambos.
O Design Thinkig levou a milhares de inovações, desde redesenhar utensílios de cozinha Zyliss, até criar um desfibrilador cardíaco que conversa com você durante uma emergência. A Steelcase, empresa que constrói móveis a 10 anos, procurou a IDEO para reinventar a tradicional carteira de sala de aula, a IDEO também ajudou a The North Face a expandir sua marca na China.
O texto apresenta fases de orientação da IDEO, não é um processo passo-a-passo definitivo para design, mas sim uma orientação para a estrutura do Design Thinking da IDEO. No entanto, ele pode ser visto como uma receita de onde se pode aprender algumas coisas.
Segue as seguintes fases apresentas: a fase 1, é a Compreensão, se você quer desenvolver algo novo em uma determinada área, você precisa começar a falar com pessoas que já dominam aquela área, para compreender a situação daquele ambiente. A fase 2, é a observação, você pode aprender muito entrevistando pessoas, mas nós acreditamos que você aprende coisas diferentes e mais importante, observando-as. Observando e construindo empatia por elas você vai começar a ter uma clareza sobre elas, embora não seja óbvio a primeira vista, você vai começar notar o que elas realmente valorizam.
Na fase 3, temos a Visualização, no qual já conhecemos o problema, o que precisa ser feito, tendo uma série de ideias obtidas na fase de observação. Nesse momento é hora de visualizar essas possíveis soluções, chegando mais próximo da necessidade do meu usuário.
E finalmente, na fase 4, que é a Interação, você inventa algo, mostra-o para alguns usuários, recebe seu feedback e faz tudo de novo, repetidas vezes, pois não importa qual é o problema, você sempre pode chegar a uma resposta ainda melhor.
David Kelley abordou a Universidade de Stanford e um cliente abastado chamado Hasso Plattner, coma ideia de criar uma escola dedicada ao design centrado no ser humano. Kelly agora administra o popular Hasso Plattner Institute of Design em Stanford, dedicado ao ensino de design thinking como ferramenta para a inovação – não apenas para designers- mas para alunos de todas as diferentes disciplinas. Com seu câncer em remissão, ele passa mais tempo fazendo coisas das quais ele mais gosta.
Em virtudes dos fatos mencionados no texto, podemos concluir que a abordagem do Design Thinking pode ser aplicada em qualquer área, através de uma série de variáveis e de boas práticas, buscar a melhor solução possível de um novo ou um antigo problema, atendendo a situação desse meu usuário, chegando mais próximo da necessidade do mesmo, de forma criativa e inovadora, trazendo inúmeros benefícios. 
Concluímos também que David Kalley acredita que todos nós podemos ser criativos, só que com o tempo, e às vezes por culpa das empresas ou algumas pessoas, nós desistimos de correr riscos e naquele momento achamos que não somos criativos. Ele ajudou as pessoas a encontrar a confiança em suas criatividades, e que o mundo não é separado entre criativos e não criativos, como se fosse um dom doado por Deus, basta confiar em si e deixar suas ideias voarem. (Da seção do Design Studio TED 2012, curador-convidado Chee Pearlman e David Rockwell. David Keller: como construir sua confiança criativa.)
“Criatividade não se ensina, se desperta.” Disse David Keller, em uma entrevista com a revista exame em maio de 2014, por Lucas Rossi.
	
�

Continue navegando