Buscar

RESENHA CRITICA DT - DESIGN THINKING: PRONTO PARA O HORÁRIO NOBRE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Resenha Crítica de Caso 
Nome do aluno (a)
LIANA MEDEIROS M. T. DE ANDRADE
Trabalho da disciplina Design Thinking
 Tutor: Prof. REGINA LUCIA NAPOLITANO FELICIO
Rio de Janeiro
2020
DESIGN THINKING: PRONTO PARA O HORÁRIO NOBRE
Referência: 
ROSE, Charlie. Design Thinking: Pronto para o horário nobre. Harvard Business School, janeiro 2013. Disponível em: http://harvard.edu ou 617.783.7860 Acesso em: 31/03/2020
Imaginemos as soluções para as coisas do dia-a-dia que permitem mais praticidade, inovação, criatividade e empatia! Sim, empatia, pois passa a olhar através dos usuários e de suas reais necessidades seja do que for e trazendo facilidades! Estou falando de algo que mudou o mundo; o Design Thinking.
Para falar de Design Thinking, é preciso explicar melhor sobre como foi criado esse termo, que se originou na década de 90, com a criação da IDEO, que é a mais famosa agência de design no mundo, e foi criada por David Kelley, um dos fundadores da agência. Essas palavrinhas tomaram o gosto do povo graças às crenças dos seus fundadores de que qualquer profissional poderia usar o DT (Design Thinking) para solucionar problemas complexos! E não é que é verdade! Hoje, para ser um diferencial competitivo precisa “pensar fora da caixinha” não é mesmo? Trocando em miúdos, isso que dizer: precisa ser criativo para solucionar problemas, precisa ser criativo para encantar clientes, precisa ter uma visão empática do problema em questão, mergulhar no mundo do cliente, para entende-lo melhor e a partir daí criar a melhor solução dentro desse contexto. Tudo isso é Design Thinking.
Como Funciona esse tal DT: reúnem-se pessoas de diversas profissões, de diversas experiências de vida, uma diversidade de vivencias para trabalhar em conjunto, somatizando ideias, seja em um brainstorm, seja somente na elaboração, mas justamente, essa diversidade traz riqueza ao momento, porque qualquer ideia é bem vinda e ajuda a ter clareza e percepção de todos os ângulos!
A observação vai muito além do que explorar o problema superficialmente, é preciso sentir o que o usuário sente, interagir com todos os interessados na solução desse problema, e considerar todas as ideias para chegar a um denominador comum. 
Existem etapas a serem consideradas no Design Thinking e que fazem toda a diferença na elucubração desses projetos, são elas: Conhecer o cliente, ou seja, descobrir qual é o problema dele entrando em IMERSÃO, entender esse problema, definindo o ponto de partida e criando ideação, ou encadeamento de ideias, concepção. A partir disso buscar uma solução desenvolvendo um protótipo, que nada mais é do que uma maneira de colocar em um meio tangível as ideias para fora da mente, que foi originado através de uma ou várias ideias e propor uma solução, ou seja, entregar o projeto pronto, após uma iteração.
A metodologia se tornou famosa e mudou o mundo como conhecemos, um exemplo seria o mouse do mac, outro exemplo seria o tubo de pasta de dentes vertical, e tantas outras inovações que trouxeram praticidade ao nosso cotidiano, hoje no Brasil temos empresas, como o caso da natura, que também é totalmente adepta do design Thinking na criação de sustentabilidade, gerando embalagens e protótipos centrado na necessidade das pessoas.
Hoje, a criatividade se faz necessária em todos os momentos, para todas as coisas, hoje, temos uma base chamada Desing Thinking, temos um norte e uma ideia de como fazer, graças ao David Kelley, hoje, podemos nos especializar em DT e fazer a diferença no mundo. 
E como diz o próprio Kelley: “Não importa qual é o problema, você sempre pode chegar uma resposta ainda melhor.”

Continue navegando