Buscar

IPL- balança Analítica relatorio

Prévia do material em texto

CURSO DE FARMÁCIA
 LUIZA LEITE SANTOS
 GEOVANNA LOPES DOS SANTOS LUIZ
 
 USO DA BALANÇA ANALÍTICA
 
 
 INTRODUÇÃO ÁS PRATICAS LABORATORIAIS
 ELAINE CRUZ
 
 CAMPUS MACAÉ
 2019.2
Introdução:
 
 A balança analítica é uma ferramenta de medida mais utilizada no laboratório e dela dependem basicamente de todos os resultados analíticos por causa de sua alta precisão. 
A precisão e a confiabilidade das pesagens estão diretamente ligadas a um ambiente adequado para a balança, impedindo que fatores externos interfiram no peso. 
Deve estar posicionada em um ambiente sem ventilação e com temperatura constante, evitando a luz solar. É importante ficar firmemente apoiada no solo ou fixada na parede. Os cuidados a serem tomados é verificar a nivelação da balança e calibrar regularmente, sempre a deixando conectada á tomada. Pra a realização da pesagem é necessário colocar um frasco com a menor massa possível e no centro do prato de pesagem.
Objetivo:
Aprender a utilizar corretamente a balança analítica, considerando os algarismos significativos durante a operação de pesagem, buscando a maior proximação do peso pretendido.
Materiais e Reagentes:
1. Pesa-filtro
2. Vidros de relógio
3. Espátulas
4. Balança
5. Cloreto de sódio
6. Cloreto de cobre
Parte experimental:
No experimento de pesagem com precisão, inicialmente, é aberto a porta lateral da balança para a colocação o vidro de relógio, fechando logo em seguida, sendo necessario tarar a balança após fechar a porta. Abre a porta lateral novamente, e é inserido o Cloreto de Sódio aos poucos por uma espátula com o intuito de atingir 0,5g.
Para a pesagem do Cloreto de Cobre, foi retirado da balança o vidro de relógio com o Cloreto de Sódio e foi fechado a porta e tarado a balança. Sendo assim, foi colocado o pesa-filtro dentro da balança, fechando-a e tarando novamente. Abre-se a porta lateral e sendo colocado aos poucos o Cloreto de Cobre com o auxílio de outra espátula afim de atingir 0,05g.
 
Resultados:
Nas pesagens, pode ser observado que o Cloreto de Sódio obteve na primeira e na segunda tentativa uma proximidade maior entre os resultados pretendidos e os obtidos. Já o Cloreto de Cobre, observa-se que a primeira tentativa os resultados obtidos não chegaram perto dos pretendidos, porém, na segunda tentativa teve uma proximidade maior. 
	Substâncias
	Resultados pretendidos
	Resultados obtidos
	Cloreto de Sódio
	0,5g
	1° tentativa:
0,5009g
	Cloreto de Sódio
	0,5g
	2° tentativa:
0,5012g
	Cloreto de Cobre
	0,05g
	1° tentativa:
0,0454g
	Cloreto de Cobre
	0.05g
	2° tentativa:
0,0493g
Conclusão:
Constatou-se que a balança é muito precisa, sendo difícil de atingir o peso pretendido. Para que sejam obtidos resultados seguros é fundamental saber utilizá-la de forma correta, pois muitos fatores influenciam como a aglomeração de pessoas no momento da pesagem, não limpar adequadamente a balança antes e após o procedimento, entre outros.
Anexos: 
1) Qual foi o número de casas decimais observados na balança utilizada durante as pesagens? 
Resposta: 4 casas decimais.
2) Discuta sobre a importância da correta utilização da balança e sua relação com o grau de confiança nos resultados experimentais obtidos.
Resposta: A correta utilização da balança está ligada diretamente ao grau de confiança nos resultados experimentais obtidos, pois a balança que foi má conduzida apresentará resultados errados. Fatores como localização, calibração, nivelamento e matutenção podem modificar o resultado final da pesagem.
3) Quais foram as principais fontes de erro observadas durante a operação de pesagem das amostras?
Resposta: As fontes de erros foram: esquecer de tarar a balança antes de abrir para retirar o cloreto de cobre; passar exorbitantemente do resultado pretendido do Cloreto de Cobre, tendo que ser feito novamente; esquecer de utilizar o pincel para a limpeza antes e após o uso.
(Anexo 2: Handbook e Merck Index)
Cloreto de Cobre:
Fórmula molecular: CuCl
Peso molecular: 98.999
Forma física: white cubic crystals
Densidade g/cm³: 4.14
Características de solubilidade: reac EtOH
Solubilidade: 7.60²5
Cloreto de Sódio:
Fórmula molecular: NaCl
Peso molecular: 58.443
Forma física: colorless cubic crystals
Densidade g/cm³: 2.17
Caracteristicas de solubilidade: sl EtOH
Solubilidade: 36.0²5
Composição percentual: Cl 60.66%, Na 39.34%
Referências Bibliográficas:
LIDE, R. D. Handbook of Chemistry and Physics. 87th Edition, 2006-2007.
MARYADALE, J. O. The Merck Index. 15th Edition, 2013
Apostila de introdução ás praticas laboratoriais

Continue navegando