Buscar

Prévia do material em texto

ras
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sexta, 1 Nov 2019, 07:24
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 1 Nov 2019, 07:35
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
QUESTÃO A
A partir do século XV, as pessoas surdas passaram a ser objeto de investigação e estudos aprofundados, quase sempre centrados numa perspectiva clínica, que busca amenizar o que se entende por perda e falta, no caso: a audição. No Brasil foi nos anos 90 do século XX que passou-se a discutir a importância da língua de sinais e as modificações no modo de compreender as vivências e a história dessas pessoas com perdas auditivas. Com tais mudanças, as terminologias a respeito dos sujeitos também sofreram modificações, para tanto, não são mais aceitos termos como: “SURDO-MUDO, SURDINHO, MUDINHO”. Para tratar desses sujeitos com perdas auditivas, há termos específicos aceitos por eles e destacados nas leis.
Destaque por meio de um texto dissertativo quais termos são aceitos para se referir aos sujeitos com perdas auditivas, considerando aqueles que fazem uso da língua de sinais e também aqueles que não necessitam dela para as interações cotidianas. Solicitamos o cuidado com o uso da língua portuguesa formal e de sites e outras fontes não confiáveis. Se fizer uso de outras fontes, cite-as para evitar desconsideração de sua escrita.
A concepção e  interpretação da língua sobre as línguas de sinais acontece quando a educação inclusiva, na maneira de incluir a todos dentro de um ambiente educacional.
Como exemplo dessa ação pode - se citar o trabalho de guias turísticos internacionais.
Assim sendo, a é tradução/interpretação simultânea consiste em estabelecer em tempo real a comunicação verbal entre duas ou mais pessoas que não utilizam a mesma língua.
Como exemplo dessa ação pode - se citar o trabalho de um interprete de libras.
Diante do olhar clínico, pode-se afirmar que os termos mais utilizados são surdos ou deficientes auditivos, e o que diferencia uma nomenclatura da outra é a profundidade dessa perda auditiva.
Assim, as pessoas que têm perda profunda da audição são consideradas surdas, por não ouvirem nada.
Já aquelas que sofreram uma perda mais leve de audição, diferentemente, são caracterizadas como deficientes auditivos. Exemplo minha própria mãe, que ficou surda aos 14 anos e até hoje se comunica por leitura labial, nunca aprendeu libras. Os antigos usam muito a leitura labial.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os surdos têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações
do ambiente e, por isso, é comum que adolescentes e jovens surdos frequentem as baladas e dancem por muito tempo. Eles conseguem acompanhar os ritmos musicais somente pelo que seu corpo sente. A vibração é tão poderosa no corpo como o som é no ouvido. Marque F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras no que se refere às características da surdez:
( ) surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa
tende a aumentar a voz progressivamente;
( ) surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza;
( ) surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito
Graves;
( ) surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não
ouve nada.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V.
b. V, F, V, V.
c. V, V, V, V.
Resposta correta: Alternativa correta (V, V, V, V). Página 139 (livro da disciplina Cap 03). Surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa tende a aumentar a voz progressivamente. Surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza. surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito graves. surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não ouve nada.
d. V, V, F, F.
e. F, F, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
No contexto dos anos finais do Ensino Fundamental ou de Ensino Médio, há que se destacar que os sistemas de ensino têm garantido a presença de um profissional muito importante para acompanhar o aluno surdo, figura esta que também faz parte da comunidade surda e é responsável pela mediação entre surdos e ouvintes: o intérprete. Leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas no que se refere a esse profissional:
( ) Esse profissional é aquele que, por dominar a Libras e o português, pode vincular a interação entre pessoas que as desconheçam.
( ) O trabalho do intérprete consiste em transpor textos ou discursos de uma língua para outra, permitindo que pessoas que escrevem e falam em línguas diferentes possam se comunicar entre si.
( ) Além do intérprete, há outro sujeito, também envolvido na comunidade surda e com o mesmo domínio linguístico, mas que desempenha um trabalhado diferenciado, o tradutor. A principal diferença entre a atuação desses profissionais está no fato de que o tradutor trabalha com discursos orais, o intérprete com textos escritos.
( ) O profissional intérprete pode escolher entre uma das principais modalidades de interpretação existentes: interpretação de acompanhamento, interpretação judicial e interpretação de conferência.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V.
b. V, V, F, V.
Gabarito comentado: A resposta correta (V, V, F, V). Apenas uma das alternativas é falsa, pois a principal diferença entre a atuação desses profissionais está no fato de que o tradutor trabalha com textos escritos, o intérprete com discursos orais. Dessa feita, pessoas surdas podem atuar como tradutores quando leem textos em português e os transpõem para Libras. Ou ainda, podem ser intérpretes quando veem uma língua sinalizada de um país em específico e a transpõe para a língua de sinais de outro país. Livro: Língua Brasileira de Sinais – Libras, Capítulo 3 Páginas 155 a 156
c. V, V, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, V..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O processo de flexão nominal pode ser explicitado por meio dos pronomes. Assim, na Libras, quais os pronomes que podem ser flexionados para adaptar a palavra a um contexto?
Escolha uma:
a. Pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos.
O processo de flexão nominal pode ser explicitado por meio dos pronomes. Na Libras, há pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos, para que a palavra seja adaptada ou flexionada a um contexto específico.
b. Pronomes indefinidos, demonstrativos e de tratamento.
c. Pronomes relativos, indefinidos, de tratamento e pessoais.
d. Pronomes demonstrativos, possessivos , de tratamento e indefinidos.
e. Pronomes pessoais, de tratamento , indefinidos e interrogativos.
Feedback
A resposta correta é: Pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Modalidade linguística é a forma como a língua se manifesta. Há, basicamente, três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. A língua falada é conhecida por possuir uma característica oral e auditiva, enquanto que a sinalizada tem a característica de ser espaço-visual. Sobre a característica da Língua Sinalizada é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. O espaço (lugar à frente do corpo) não serve de canal de emissão, apenas a visão é o canal receptor da mensagem. A língua de sinais tem modalidade espaço-visual.
b. O espaço (lugar à frente do corpo) é o canal de emissão e a visão é o canal receptor da mensagem. A língua de sinais tem modalidade espaço-visual.
A língua falada é conhecida por possuir uma característica oral e auditiva, enquanto que a sinalizada tem a característica de ser espaço-visual. Isso significa que o espaço (lugar à frente do corpo) é o canal de emissão e a visão é o canal receptor damensagem. Portanto, a língua de sinais tem modalidade espaço-visual.
c. O espaço (lugar à frente do corpo) é o canal de emissão e a visão é o canal receptor da mensagem. A língua de sinais tem modalidade oral e auditiva.
d. O espaço (lugar ao lado do corpo) é o canal de emissão e a visão é o canal receptor da mensagem. A língua de sinais tem modalidade espaço-visual.
e. O espaço (lugar à frente do corpo) é o canal de emissão e a visão é o canal receptor da mensagem. A língua de sinais tem modalidade de língua escrita.
Feedback
A resposta correta é: O espaço (lugar à frente do corpo) é o canal de emissão e a visão é o canal receptor da mensagem. A língua de sinais tem modalidade espaço-visual..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Decreto 5626/2005 em seu capítulo I, Art. 2º aponta um marco na história dos surdos e deficientes auditivos (D.A) no Brasil. Este Decreto define termos politicamente corretos e dá aos sujeitos que não ouvem o direito de se definirem, social e culturalmente. Com base no Decreto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas:
( ) O termo SURDO remete a um posicionamento político e de respeito ao sujeito como ser social
( ) Os termos SURDO e DEFICIENTE AUDITIVO, estão corretos e podem ser usados
( ) Tanto o SURDO como o termo DEFICIENTE AUDITIVO apresentam perda auditiva aferida por audiograma (exame)
( ) DEFICIENTES AUDITIVOS são sujeitos que se definem pelo uso da Língua e cultura surda
( ) Surdos tem perda auditiva, interagem com o mundo por meio de experiências visuais e tem a Língua de sinais como principal marcador cultural
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F-V-F-V-F
b. F-V-V-V-F
c. F-V-F-F-F
d. V-V-V-F-V
No artigo do decreto 5626/05 a encontramos- Os D.As não se definem pelo uso da língua de sinais e cultura surda.
e. F-V-V-F-V
Feedback
A resposta correta é: V-V-V-F-V.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina