Buscar

Projetos Sociais de Igrejas Cristãs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nossa pesquisa tem como representantes 4 igrejas cristãs: Igreja Batista Bíblica Israel, Assembléia de Deus aliança pentecostal no Brasil, Igreja Católica, Igreja Adventista do 7º dia. O projeto vida da Igreja Bíblica Israel na comunidade Dª Lindu, na Itinga, Lauro de Freitas – Bahia, oferece assistência social, inclusive nas residências das famílias e nas escolas. Maria Joana Santiago, coordenadora pedagógica do projeto, informou que a grande maioria das crianças vem de famílias que não pertencem à instituição. “Atendemos todos”, independente de fazerem parte da igreja ou não, garante. Mais de 150 crianças são atendidas diariamente contemplando 3 refeições diárias , Washington Oliveira, pastor da Igreja Batista Bíblica Israel, é também o diretor do projeto, que funciona nas instalações da instituição na comunidade. De acordo com ele, 24 crianças com idades entre dois e três anos são atendidas em tempo integral enquanto as mães trabalham ou estudam. As outras, na faixa dos quatro aos doze anos, são atendidas no contra turno das aulas nas escolas, as crianças contam com a assistência de um médico pediatra e quatro psicólogos, que acompanham estagiários da especialidade. Atualmente, conta Oliveira, o atendimento psicológico inclui 34 crianças e adultos da comunidade. Uma das tarefas a que se propõe o projeto é “recuperar a alfabetização de crianças que já deveriam estar lendo na escola”, mas, não conseguiram chegar lá. Além do reforço escolar, as crianças frequentam aulas de música, informática, canto coral, futebol e capoeira. A creche conta com pedagoga e uma auxiliar e, como nas outras áreas, “sempre com profissionais qualificados”.
Na Associação Beneficente Amigos de Deus no Brasil, fundada em 2010, Dirigida pelo Pastor João lobo e, com sede na Rua Jardim Tarumã, atende a comunidade local oferecendo curso de informática, corte costura marcenaria e creche escola para comunidade carente, oferece 80 vagas para crianças de 0 a 4 anos em três turnos, sua fundação se deu em 2010. A obra social está associada à Assembléia de Deus Aliança Pentecostal no Brasil. 
No Parque Santa Rita, sob direção da Igreja católica encontramos um trabalho social por meio de creche escola com dois Centros de Educação Infantil-(CEI) e três Centros para Criança e Adolescente-(CCAs), são 514 o número de atendimentos diário e contínuo. A Obra Social Santa Rita de Cássia tem por finalidade promover atividades e serviços de assistência social, sócio-educativos, de formação e qualificação profissional e de geração de emprego, que visem melhora de vida das pessoas e das comunidades, priorizando as dirigidas à população infanto-juvenil em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social. Organização sem fins lucrativos de caráter filantrópico, fundada em 23 de Abril de 1975, pelo Padre Maurílio Maritano. O local também oferece oficina de corte costura, bordados, crochê, tricô e outras atividades. 
Já a igreja Adventista do 7º dia, também situada no Parque Santa Rita, tem seu papel social através do emprego de jovens no escotismo, ensinando valores sociais pautados nas escrituras sagradas e no bom exemplo dos mais velhos.
Assim, as comunidades cristãs citadas contribuem de forma significativa no combate a miséria e a pobreza quando se disponibilizam no auxílio da educação e socorro de comunidades carentes acolhendo crianças com fim de garantir um futuro melhor.

Outros materiais