Buscar

Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sábado, 2 Nov 2019, 16:51
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 2 Nov 2019, 17:09
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
O foco do trabalho pedagógico do professor faz toda diferença; ele deve preocupar-se com os alunos, para poder tirá-los do lugar comum, independentemente de políticas públicas e programas. Ensinar de maneira crítica depende do preparo e da formação do professor. Estes requisitos são preconizados no PARECER CNE/CNB 11/2000 ao afirmar: “Com maior razão, pode-se dizer que o preparo de um docente voltado para a EJA deve incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, aquelas relativas à complexidade diferencial desta modalidade de ensino”.  (PARECER CNE/CONEB, 2000, p56).
Prezado (a) Acadêmico (a):
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino complexa, pois envolve dimensões para além da questão educacional, o requer que o professor aborde não somente a ciência, mas também a cultura e vivências próprias dos alunos. Diante do exposto, elabore um texto destacando o que se espera de um professor que atua na Educação de Jovens e Adultos, suas principais competências, desafios e preocupações com a situação pedagógica dos alunos que buscam essa modalidade de ensino.
Questão B
Os alunos que procuram a EJA para iniciar ou retomar seus estudos são, geralmente, pessoas de classe trabalhadora, vivendo grande parte delas de subemprego ou desempregados. Procuram a escola na expectativa de alcançar melhores possibilidades de emprego, sendo a EJA uma oportunidade para isso. São, em grande parte, marcados por uma história de insucesso escolar, por motivos que variam desde os de ordem pessoal, como cansaço após a jornada de trabalho, desestímulo ou até mesmo deficiências do sistema educacional, como metodologias e recursos pedagógicos inadequados.
Prezado (a) Acadêmico (a):
Para realizar a questão prática, você deverá ler no Livro da Disciplina, o Capítulo 3, que aborda o perfil do educando da EJA e posteriormente visitar uma escola que oferte a Educação de Jovens e Adultos para realizar uma entrevista a um aluno nela inserido, abordando as seguintes questões:
- O que o aluno jovem e adulto procura na escola que oferta EJA?
-  O que representa para o aluno jovem e adulto a retomada da escolarização?
-  Que dificuldades o aluno jovem e adulto encontra, dentro e fora da escola, para concluir seus estudos?
-  Que trabalho a escola que oferta EJA precisa fazer para que os alunos nela permaneçam e concluam com sucesso seus estudos?
De posse das respostas, que inclusive poderá conter outras questões que você julgar relevantes, elabore um texto (e não apenas respostas às perguntas), delineando a identidade do educando da EJA, quem são esses sujeitos e que expectativas eles têm ao retornar às salas de aula.   
Observação: Caso não seja possível realizar uma visita a uma escola da modalidade EJA, converse com alguém que você saiba ser analfabeto ou não tenha concluído seus estudos e  tenha vontade de ingressar na EJA ou a tenha frequentado em alguma época de sua vida; assim, você  poderá   realizar  a entrevista e  redigir o texto solicitado.
Questão A     
R: Pudemos observar, que a não mais infantilização dos métodos de alfabetização de adultos, vem aumentando cada vez mais a procura de adultos a esta modalidade, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem, nos ajudando a responder quem são os educando e seus educadores. A Educação de Jovens e Adultos é compreendida como uma modalidade educativa que exige um maior preparo e capacitação dos educadores, visto que este público é formado por indivíduos adultos que não tiveram oportunidades educativas quando mais jovens.
Diante disso, é preciso que os educadores reprimam qualquer atitude de preconceito, de forma a restabelecer a autoestima e autonomia destes indivíduos, para que a educação possa ser representada como um elemento de transformação social.
Os professores que fazem parte da modalidade de Educação de Jovens e Adultos devem apresentar capacidades e habilidades diferenciadas, uma vez que estão lidados com um público específico, que precisam ser reinseridos na sociedade.
Por conta disso, é preciso, acima de tudo, a sensibilização e respeito pela diversidade social, para que seja possível estimular a autonomia e protagonismo destes indivíduos.
 
Questão B
R: As dificuldades dos alunos do EJA são desde tempo para estudos porque mesmo estando em uma idade mais avançada estão trabalhando e cuidando de não mais dos filhos e sim dos netos. E dizendo em suas palavras “nem quando era novo compreendia o que o professores dizia imagina agora depois de velhos”. Os professores do ensino EJA têm que ter uma sensibilidade para que estes alunos não tenham mais uma evasão da escola. O aluno procura o EJA na necessidade de retomar o tempo de estudo perdido. Representa a volta ao conhecimento por meio da educação. Dentre as dificuldades pode-se citar tempo e nível de estudo. Nos dias atuais o aluno EJA da terceira idade acaba desistindo dos estudos pelos outros alunos ou por antipatia com outros alunos mais novos que acaba indo para a escola passar tempo e muitas vezes somente atrapalhas as aulas.
 
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A EJA é direcionada a todos aqueles que não tiveram acesso ou não completaram o processo de escolarização básica. Nas diretrizes Curriculares de EJA, formulada pelo Ministério da Educação e Cultura, os conteúdos estão dimensionados não só em conceitos, mas também em procedimentos e atitudes. Com relação aos conteúdos para EJA relacione:
(1)Conteúdos de Natureza Conceitual.
(2)Conteúdos de Natureza Procedimental.
(3)Conteúdos de Natureza Atitudinal.
( )Envolvem a abordagem de conceitos, fatos e princípios e referem-se a construção ativa das capacidades intelectuais.
( )Expressam o saber fazer que envolve a tomada de decisão e a realização de uma série de ações de forma ordenada e não aleatória para que se atinja uma meta.
( )Incluem normas, valores, e atitudes e permeiam todo o conhecimento escolar.
( )Estão presentes nos projetos de ensino, pois realizam pesquisa, desenvolvem experimentos entre outros.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 1 2 2 3.
b. 1 2 3 2.
c. 3 1 1 2.
d. 1 1 2 3.
Feedback
A resposta correta é: 1 2 3 2..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quais são as etapas da prática pedagógica baseada em temas geradores:
Escolha uma:
a. Levantamento do universo vocabular dos educados; Seleção dos temas ou palavras geradores.
b. Criação de fichas para anotações; Levantamento do universo vocabular dos educados; Seleção dos temas ou palavras geradores.
c. Levantamento de temas; Criação de um vocabulário; Criação de situações existenciais típicas do grupo.
d. Levantamento do universo vocabular dos educados; Seleção dos temas ou palavras geradores; Problematização ou criação de situações; Elaboração de fichas para roteiro de estudos.
Feedback
A resposta correta é: Levantamento do universo vocabular dos educados; Seleção dos temas ou palavras geradores; Problematização ou criação de situações; Elaboração de fichas para roteiro de estudos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Freire descreve o homem como podendo transitar por vários níveis de consciência. O terceiro nível caracteriza-se por buscar a verdadeira causalidade dos fenômenos sociais, pela profundidade dos problemas que vivem. Neste nível, o sujeito assimila criticamente a realidade, faz cultura e tem consciência histórica de suas ações. Este nível denomina-se:
Escolha uma:
a. Consciência Semi-intransitiva.
b. Consciência transitivo - crítica.
c. Consciência Ingênuo-transitiva.
d. Consciência ingênua.
Feedback
A resposta correta é: Consciência transitivo - crítica..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Textoda questão
Um dos grandes avanços da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394-96 foi que a partir da sua promulgação a Educação de Jovens e Adultos passa a ser considerada:
Escolha uma:
a. Um projeto especial visando apenas diminuir os índices de analfabetismo no Brasil.
b. Programa Especial a ser desenvolvida apenas por alguns anos.
c. Uma modalidade da educação básica, usufruindo de uma especificidade própria.
d. Parte do Programa Alfabetização solidaria.
Feedback
A resposta correta é: Uma modalidade da educação básica, usufruindo de uma especificidade própria..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Enade 2011 - Em reportagem, Owen Jones, autor do livro Chavs: A difamação da classe trabalhadora, publicado do Reino Unido, comenta as recentes manifestações de rua em Londres em outras principais cidades inglesas. Jones prefere chamar atenção para as camadas sociais mais desfavorecidas do país, que desse do início dos distúrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido Chavs, usando pelos britânicos para escarnecer dos hábitos de consumo da classe trabalhodora. Jones denuncia um sistemático abandono governamental dessa parcela da população: “ Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade”, diz (...) “você não vai ver alguém assumir ser um chavs, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu Medo não é preconceito e, sim, a cortina de fumaça que ele oferece. Os distúrbios estão servindo como o argumento ideal para que que se faça valer a ideologia de que os problemas sociais são resultados de efeitos individuais, não de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britânica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: você é culpado pela falta de oportunidade (...) Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade”. Suplemento Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago.2011, p. 6 (adaptado). Considerando as ideias do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Chavs é um apelido que exalta hábitos de consumo de parcela da população britânica
II. Os distúrbios ocorridos na Inglaterra serviram para atribuir deslizes de comportamento individual como causas de problemas sociais.
III. Indivíduos da classe trabalhadora britânica são responsabilizados pela falta de oportunidades decorrente da ausência de políticas públicas.
I IV. As manifestações de rua na Inglaterra reivindicam formas de inclusão nos padrões de consumo vigente. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. II e III.
c. II, III e IV.
d. I, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: II, III e IV..

Continue navegando