A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ciencias ativ 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

PERGUNTA 1
Ensino de Ciências. 
O ensino de Ciências nas séries iniciais pode se tornar mais prazeroso quando o professor interage com os alunos, propondo atividades investigativas. O professor pode despertar a curiosidade do aluno para uma situação-problema, em que ele será o responsável pelas respostas da situação, de forma que ele se sinta estimulado a procurar uma explicação científica para esclarecer determinado conceito ou fenômeno científico. (..) A interação do aluno com o professor durante as atividades investigativas é extremamente importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois quando os professores procuram discutir as ideias do aluno, ele se sente mais atraído a resolver as questões propostas, além de desenvolver o seu poder de argumentação. 
Fonte: LOUREDO, P. Ensino de Ciências.Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/ensino-ciencias.htm>. Acesso em: 12 ago. 2019. 
  
De acordo com texto, é correto afirmar sobre o papel do professor:
	
	
	A importância do professor na elaboração da dinâmica de busca de informações e confronto de ideias que constrói o conhecimento científico.
	
	
	A necessidade de o professor não mediar a busca por informação acerca de determinado problema.
	
	
	A importância do professor como limitador da discussão realizada pelos alunos acerca de determinado problema.
	
	
	A importância do professor como detentor da resposta correta para os problemas apresentados aos alunos.
	
	
	A necessidade da ausência de interação entre aluno e professor para o processo de ensino e aprendizagem.
PERGUNTA 2
Blocos temáticos. 
“São quatro os blocos temáticos propostos para o ensino fundamental: Ambiente; Ser humano e saúde; Recursos tecnológicos; e Terra e Universo.  Os três primeiros blocos se desenvolvem ao longo de todo o ensino fundamental, apresentando alcances diferentes nos diferentes ciclos. O bloco Terra e Universo só será destacado a partir do terceiro ciclo e não será abordado neste documento, completo apenas para os dois primeiros ciclos.” 
  
Fonte: BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Ministério da Educação e do desporto. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2019. 
  
A estruturação dos em blocos temáticos tem como objetivos:
	
	
	Possibilitar a fragmentação dos conteúdos de ciências, uma vez que esta disciplina abrange uma grande quantidade de assuntos.
	
	
	Restringir a grande quantidade de conteúdos teóricos relacionados às disciplinas científicas.
	
	
	Organizar a sequência que o educador deve seguir obrigatoriamente ao abordar os conteúdos de ciências.
	
	
	Possibilitar que os assuntos não sejam tratados de forma isolada e permitir ao educador escolher os assuntos de maior relevância, de acordo com o contexto local.
	
	
	Apresentar os conteúdos e os tipos de abordagem que, obrigatoriamente, devem compor currículo da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental.
PERGUNTA 3
3 – Descubra a direção do vento. 
“Bastam tiras de tecido ou papel crepom para produzir uma biruta de vento (também chamado de cone de vento), que mostra a direção para onde o vento está soprando. Essa atividade pode ser inserida em um projeto sobre os estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso), os elementos da natureza (terra, água, vento) ou mesmo uma aula sobre meios de transporte, já que a biruta era usada na decolagem e aterrissagem de aviões, para indicar as melhores condições de voo. Deixe que as crianças apanhem um galho ou graveto no pátio da escola, ou usem palitos de picolé, como base para as birutas. Além de papel ou tecido, elas podem sugerir outros materiais: barbantes, penas, fitas coloridas, sacolas plásticas. Explore essa criatividade: mesmo no caso de elas escolherem materiais pesados demais, que não se movam com o vento, permita que elas mesmas façam essa descoberta, comparando-os com outros mais leves.” 
Fonte: 4 atividades para explorar a natureza na Educação Infantil. Disponível em: < http://naescola.eduqa.me/atividades/4-atividades-para-explorar-a-natureza-na-educacao-infantil/>. Acesso em: 11 ago. 2019) 
  
Considerando a prática de ensino em natureza e sociedade, é correto afirmar que a proposta de atividade relatada acima pode ser considerada adequada para o ensino infantil, pois:
	
	
	Promove a transmissão de teorias e termos técnicos da Física.
	
	
	Promove a interdisciplinaridade e o contato com explicações científicas, promovendo o pensamento crítico e criativo.
	
	
	Promove o acesso a diferentes fenômenos por meio da memorização de conceitos, o que gera resultados positivos.
	
	
	Promove o desenvolvimento de habilidades técnicas, que serão imprescindíveis nos anos seguintes de escolarização.
	
	
	A proposta de atividade descrita não pode ser considerada adequada.
PERGUNTA 4
O ensino de ciências naturais na Educação Infantil: Reflexões. 
“Sabe-se que as crianças estão a todo momento fazendo perguntas sobre tudo que elas veem e pegam, portanto estudar ciências na Educação Infantil é mais que essencial, pois vai contribuir na formação de identidade dessa criança. Por tal motivo, o eixo Natureza e Sociedade encontrado no RCNEI, trabalha com temas tanto do meio natural quanto do social das crianças, para que assim, desde cedo, essas já estejam se preparando para se tornarem críticas e participativas na sociedade. Ensinar ciências não se resume a trabalhar leitura de textos e atividades práticas, mas a mesma deve caminhar lado a lado com a tecnologia, o meio ambiente e a sociedade.” 
  
Fonte: RODRIGUES, N. O ensino de ciências naturais na Educação Infantil: Reflexões. Jusbrasil. 2016. Disponível em: <https://nathyrodriguees.jusbrasil.com.br/artigos/365565907/o-ensino-de-ciencias-naturais-na-educacao-infantil-reflexoes>. Acesso em: 09 ago. 2019. 
  
Considerando o texto a as competências relativas ao ensino de Ciências Naturais no Ensino Infantil, é correto afirmar:
	
	
	O ensino na educação infantil deve tratar de forma separada os fenômenos naturais e sociais.
	
	
	O ensino infantil tem como um de seus objetivos fazer com que as crianças desenvolvam, além de uma rotina de estudos, hábitos e atitudes cidadãs.
	
	
	Nesta etapa de ensino, são apresentados apenas temas relativos à natureza.
	
	
	No Ensino Infantil, deve-se introduzir apenas os conteúdos relativos à linguagem oral e escrita, música, artes visuais, movimento e matemática.
	
	
	O ensino de ciências deve-se restringir apenas aos conteúdos relacionados aos fenômenos naturais.
PERGUNTA 5
10 erros mais comuns nas festas escolares. 
“Durante o ano, temos 11 feriados nacionais - na média de um a cada cinco semanas -, um monte de datas para lembrar pessoas (Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, do Índio) e fatos históricos (Descobrimento do Brasil, Proclamação da República). Sem contar os acontecimentos de importância regional. Nada contra eles. O problema é que muitas vezes a escola usa o precioso tempo das aulas para organizar comemorações relacionadas a essas efemérides. O aluno é levado a executar tarefas que raramente têm relação com o currículo. Muitos professores acreditam que estão ensinando alguma coisa sobre a questão indígena no Brasil só porque pedem que a turma venha de cocar no dia 19 de abril - o que, obviamente, não funciona do ponto de vista pedagógico. “ 
Fonte: PRIOLI, J. 10 erros mais comuns nas festas escolares. Nova Escola - Gestão. 01 jun. 2018. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/789/10-erros-mais-comuns-nas-festas-escolares>. Acesso em: 13 ago. 2019. 
  
Uma maneira adequada de se abordar a questão indígena nas festas escolares, evitando estereótipos culturais é:
	
	
	Enfatizar a diversidade dos povos indígenas, evitando estereótipos.
	
	
	Valorizar o indígena como amigo da natureza.
	
	
	Evitar a abordagem de problemas como a demarcação de terras indígenas.