Buscar

Atividade Microeconomia 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO “AULA 03” – ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 07 E 08.
VALOR = 3.00
QUESTÃO 01: COMO OCORRE A DETERMINAÇÃO DOS PREÇOS EM UM MONOPÓLIO? (VALOR = 0.60)
R: A empresa que é monopolista possui um privilégio, visto que ela não possui concorrente e/ou produtos substitutos, desta forma ela pode impor os preços que desejar. Diante disso, sendo esta empresa a única a ofertar um dado serviço ou bem de consumo, ela possui a totalidade da oferta na região ou localidade em que se encontra. Quando não há nenhuma intervenção por parte do governo, a empresa monopolista adota uma combinação entre preço e quantidade que maximiza o seu lucro, dado que não se submete às regras do mercado ou às necessidades de seus clientes. Assim, a receita gerada pelo negócio só é limitada pelo poder de compra do consumidor. Como a demanda se reduz conforme o preço aumenta, sempre haverá um preço máximo acima do qual a empresa não consegue faturar mais. 
QUESTÃO 02: CITE 02 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EXPULSAR A CONCORRÊNCIA DO MERCADO E FAVORECEM O SURGIMENTO DE MONOPÓLIOS (VALOR = 0.80)
R:
Existência de apenas uma empresa que oferte um dado bem ou serviço;
O controle das fontes de suprimentos de matérias-primas para a produção de seu produto.
QUESTÃO 03: EXPLIQUE PORQUE AS EMPRESAS QUE ATUAM NA CONCORRÊNCIA PERFEITA SÃO DENOMINADAS “TOMADORAS DE PREÇOS”. (VALOR = 0.60)
R: Uma empresa perfeitamente competitiva é conhecida como uma tomadora de preços porque a pressão de outras empresas concorrentes à força a aceitar o preço de equilíbrio prevalecente no mercado. Se uma empresa em um mercado perfeitamente competitivo aumentar o preço de seu produto em um centavo que seja, ela perderá todas as suas vendas para as concorrentes. Quando um produtor de trigo quer saber quanto é o preço atual do trigo, ele tem de olhar no computador ou escutar no rádio. O preço de mercado é determinado unicamente pela oferta e demanda de todo o mercado e não pelo fazendeiro individual. Além disso, uma empresa perfeitamente competitiva tem de ser uma peça bem pequena em relação a todo o mercado de forma a poder aumentar ou diminuir sua produção sem afetar significativamente a quantidade total oferecida e o preço no mercado.
 
QUESTÃO 04: COM BASE NO ARTIGO DISPONÍVEL PARA LEITURA EM: MATERIAL DE AULA – LINK, RESPONDA: (valor = 1.00)
Na última seção do artigo, o autor volta a dizer que “A característica precípua do capitalismo de livre mercado não é a competição, mas a liberdade de escolha”. 
Ele ainda defende que se compararmos os arranjos capitalista e socialista, concluiremos que em todos eles existe competição, porém, somente no arranjo capitalista existe liberdade de escolha.
Após a leitura do artigo, explique os dois parágrafos acima descritos. 
R: O capitalismo é um sistema tão concorrencial e competitivo quanto qualquer outro sistema. Concorrência e competição existem em todos os arranjos. Não é uma exclusividade do capitalismo. Consequentemente, o correto seria dizer que o capitalismo é um sistema baseado em transações livres e voluntárias de bens e serviços... Transações estas que ocorrem na ausência de repressão física, roubo, compulsão ou fraude, e é baseado no direito fundamental de ter e acumular propriedade. Sendo assim, a realidade é que há muito mais cooperação envolvida no ato fornecer bens e serviços às pessoas do que há competição. Para conseguir fazer qualquer coisa no mercado, você tem de cooperar com compradores, vendedores, administradores, gerentes, empregados, fornecedores, clientes, anunciantes, promotores de eventos, comerciantes, negociantes, compradores coletivos etc.
Comparando o arranjo capitalista com arranjos corporativistas e socialistas: em todos há competição, mas apenas no primeiro há liberdade de escolha para os indivíduos. No socialismo o planejamento é centralizado, no qual há um único fornecedor de bens e serviços, sendo ele quem decide "em nosso nome" como este serão produzido e alocado. O socialismo inverte totalmente a relação entre ofertantes e consumidores. No livre mercado, os ofertantes de bens competem entre si para receber o apoio de milhões de consumidores. No socialismo, milhões de consumidores competem entre si (e se matam) para receber migalhas de um só ofertante.

Outros materiais