Buscar

ATIVIDADE 4 PROJETO INTEGRADOR GESTÃO DE PROJETOS

Prévia do material em texto

“O final de um projeto, ou de uma fase de um projeto, é um momento normalmente muito pouco apreciado do ponto de vista gerencial. No caso em que os resultados do projeto ou fase são satisfatórios, o clima de fim de festa normalmente domina, com os olhares do GP e do time se voltando para o próximo projeto. Ao mesmo tempo, o fim de um projeto oferece oportunidades interessantes de aprendizagem. E há ainda alguns procedimentos administrativos recomendados. Dessa forma, o GP deve dar a devida atenção ao encerramento do projeto.”
 
CAVALCANTI, F. R. P.; SILVEIRA, J. A. N. Fundamentos de gestão de projetos: gestão de riscos. Leituras complementares e exercícios. São Paulo: Atlas, 2016. p. 213. 
 
Com base nessas inferências, analise os aspectos a seguir em relação ao encerramento dos projetos:
 
I. Obter o aceite do cliente.
II. Documentar as lições aprendidas.
III. Construir o termo de abertura do projeto.
IV. Revisar pós-projeto.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta corretamente os aspectos do encerramento do projeto.
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. Os aspectos condizentes ao encerramento do projeto levam em consideração documentos de formalização com o cliente, bem como as atualizações que serão incorporadas ao processo empresarial. O conjunto destas suporta os estudos para a abordagem de nossos projetos.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Project Model Canvas, “Trata-se de um método colaborativo pleno, no qual todos os stakeholders do projeto participam com proatividade, suprimindo a tão conhecida burocracia e o excessivo preenchimento de documentos desnecessários. A metodologia é ideal para ser utilizada em ambientes que priorizam a criatividade e o dinamismo em seus negócios, permitindo uma melhor compreensão visual dos conceitos de um projeto, o engajamento da equipe e a rápida tomada de decisões. O Project Model Canvas concilia uma abordagem ágil e adaptativa com os fundamentos do Guia PMBOK ― 5ª edição, apresentando-os de maneira amigável ao cérebro, por meio de técnicas da neurogestão.”
 
PMCANVAS. Plano de projeto visual e colaborativo . 2017. Disponível em: <http://pmcanvas.com.br/livro>. Acesso em: 13/01/2019.
 
Em relação aos blocos que fazem parte das respostas à pergunta “Por quê?” para a formatação do Project Model Canvas, analise as opções a seguir:
 
I. Justificativas
II. Objetivos smart
III. Requisitos
IV. Benefícios futuros
 
Agora, assinale a alternativa que traz a(s) opção(ões) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Dentre as alternativas propostas, você identificou os itens que se direcionam para responder à pergunta “Por quê?”. Os três blocos assinalados primam pelo entendimento de qual a real justificativa do projeto, suas fundamentações e como será percebido no longo prazo.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Para Finocchio (2013), utilizando-se de perguntas como quê, por quê, como, quem, quando e quanto, que são primordiais para a construção da metodologia Project Model Canvas, e as distribuindo em áreas correlacionadas com a metodologia PMbook, são disponibilizadas ao gestor de projetos a obtenção de um brainstorming estruturado com o auxílio de blocos de post-it e a interação com sua equipe do projeto e clientes, facilitando a participação dos stakeholders, que, em conjunto, colaboram e formatam a estrutura do início do projeto, com a finalidade de colocar em pauta todos pontos críticos que serão abordados no mesmo.”
 
SILVEIRA, M. de C. Design estratégico de serviços para empresa de TI voltada ao atendimento de soluções fiscais. p. 31. 2014. Disponível em: < http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/4425/Marisa+De+Camargo+Silveira.pdf;jsessionid=01685C00C38063B8F80F264C19B3D7D0?sequence=1 >.
 
A partir do estudo do Project Model Canvas , avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I. A combinação entre ferramentas tradicionais, como as do PMI, e o Business Model formam a metodologia Project Model Canvas , caracterizada por inovar no planejamento de projetos.
 
PORQUE
 
II. Essa metodologia híbrida utiliza as técnicas das áreas em gerenciamento de projetos, ao mesmo tempo em que, em uma única folha, modela graficamente e colaborativamente suas construções.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A metodologia Project Model Canvas traz contribuições colaborativas e interativas, fazendo com que os stakeholders
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As perguntas estratégicas têm a finalidade de estruturar o Project Model Canvas de forma a deixá-lo claro e alinhado à estratégia tanto do projeto como à estratégia empresarial. Quando, então, posicionadas perguntas pertinentes à realidade à qual a empresa se insere, oportuniza-se uma consciência projetada em atender da melhor forma possível os critérios capazes de articular a empresa com o que almeja o mercado. Assim, corroborando metodologias, ferramentas e diretrizes que se complementam na construção de projetos edificantes.
 
SILVEIRA, M. de C. et al. Visualization tools application in tax consulting projects for a service providing company in the IT segment. In: SEMEAD – SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, XVIII, 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAd, 2015. p. 1-17. Disponível em: <http://sistema.semead.com.br/18semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=40>.
 
Em relação aos blocos que fazem parte das respostas à pergunta “Como?” para a formatação do Project Model Canvas, analise as opções a seguir:
 
I. Premissas
II. Riscos
III. Grupos de entrega
IV. Restrições
 
Agora, assinale a alternativa que traz a(s) opção(ões) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A pergunta “Como?” é direcionada à identificação de quais premissas a empresa preserva, quais grupos de entrega são expostos aos clientes e quais restrições é possível delimitar na formatação do projeto. O conjunto desses três elos dá origem então a de que forma a empresa se estrutura para atendimento ao seu público-alvo.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	[...] “cada etapa do processo de design de um serviço, pode ser necessário retroceder um passo, ou até começar tudo do zero. A única (porém importantíssima) diferença está em certificar-se de aprender com os erros da iteração anterior. Assim, o processo proposto é tão somente uma estrutura geral, e não deve ser considerado como um manual de instruções linear e prescritivo. Na verdade, o primeiro passo de um processo de design de serviços é criar o design do próprio processo, uma vez que o processo depende, em última instância, do contexto para o qual o serviço está sendo criado, e portanto poderia variar de acordo com cada projeto.”
 
STICKDORN, M.; SCHENEIDER, J.  Isto é Design Thinking de Serviços . Porto Alegre: Bookman, 2014. p. 128.
 
Nesse sentido, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
(  ) Na etapa de implementação  chega-se ao passo de prototipar o que foi explorado e criado nas etapas anteriores.
( ) Na fase de reflexão deve ser levada em consideração a gestão de mudanças, que muito impacta nesse momento.
(  ) A fase de criação tem como objetivo testar as ideias e conceitos e, em seguida, testá-las novamente.
( ) Na fase de exploração existem três tarefas fundamentais para serem atendidas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresentaa sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Você analisou corretamente cada uma das respostas relacionadas às etapas do processo de design, e esse efeito é muito substancial para a realização de um excelente planejamento com vistas à utilização inovadora que representa.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para a seleção e a priorização de projetos, consideramos critérios qualitativos e quantitativos. “As vantagens do uso de critérios qualitativos são sua simplicidade e fácil aceitação pelos colaboradores. A principal desvantagem é a subjetividade envolvida, que precisa ser diminuída através de métodos similares [...]. Há também critérios quantitativos, tais como: recursos necessários (em homem-hora, ou empregados em tempo integral ou parcial); investimento (em Reais); receita (em Reais); retorno sobre investimento (ROI, %) e probabilidade de sucesso do projeto.”
 
CAVALCANTI, F. R. P.; SILVEIRA, J. A. N. Fundamentos de gestão de projetos: gestão de riscos. Leituras complementares e exercícios. São Paulo: Atlas, 2016. p. 234.
 
Com base nessas inferências, analise os critérios apresentados a seguir:
 
I. Retorno sobre o investimento e estimativa da demanda de recursos.
II. Alinhamento estratégico e retorno sobre o investimento.
III. Sentenças como baixo, médio e alto comparativamente ao alinhamento estratégico.
IV. Estimativa de investimento e estimativa de demanda de recursos humanos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta corretamente o(s) critério(s) qualitativo(s) para a seleção e a priorização de projetos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV.
	Resposta Correta:
	 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. As análises qualitativas e quantitativas são instrumentos de ponderações que objetivam clarificar quais projetos são os mais propícios para seguirem com o planejamento empresarial. Ambas têm o intuito de qualificar o processo decisório de seleção e priorização de portfólio.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“É relativamente simples imaginar o processo de design de um produto físico, como um carro, por exemplo. Podemos começar por uma pesquisa de mercado, para descobrir que tipo de carro os clientes em potencial prefeririam; quais as características, forma, cores, design de interior e tipo de motor. Obviamente, só vale a pena criar o design de um produto assim se houver um mercado para ele. Com base nessas análises, os designers começam a criar ideias.” E para essa criação contam com um processo claro.
 
STICKDORN, M.; SCHENEIDER, J. Isto é Design Thinking de Serviços . Porto Alegre: Bookman, 2014. p. 126.
 
Com as informações prestadas e guiadas por Stickdorn e Schneider, observe os processos a seguir:
 
I. Exploração
II. Criação
III. Reflexão
IV. Implementação
 
Agora, assinale qual(is) processo(s) integrante(s) apresentado(s) tem(têm) relação com os aspectos emocionais gerados pelo serviço proposto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. O processo de reflexão orienta que se leve em consideração os aspectos emocionais, pois o sentimento do cliente em relação ao serviço sendo inserido em seu cotidiano permite que se observe o valor e a tangibilidade desse serviço.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor, sendo um dos mais difundidos o Canvas, de Osterwalder e Pigneur (2009). Canvas quer dizer tela em inglês, e o modelo busca essa inspiração. O Canvas é o local onde se dará asas à criação de um modelo de negócio, estruturado em nove blocos de construção, que abrangem as quatro áreas principais: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.”
 
CARVALHO, M. M.; RABECHINI JR., R. Fundamentos de gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 270.
 
A partir do que foi exposto, correlacione os seguintes conceitos às suas respectivas características.
 
I. Parcerias-chave
II. Atividade-chave
III. Recursos-chave
IV. Proposições de valor
V. Relacionamento com clientes
 
( ) Nesse quadrante são expostas quais atividades compreenderão o portfólio da empresa.
(  ) Nesse bloco classificam-se quais são fornecedores, de quais nossos insumos primordiais dependem, e que atividades esses parceiros desenvolvem.
(  ) Prima por identificar o que vamos entregar aos nossos clientes.
(  ) São dispostos recursos, tais como: humanos, habilidades necessárias, recursos financeiros e estruturais, que contribuirão para a realização da proposta de valor da empresa.
( ) Expõem-se como nos comunicaremos com cada cliente, como construiremos as relações e fidelizaremos esses clientes.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, I, IV, III, V.
	Resposta Correta:
	 
II, I, IV, III, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Você correlacionou corretamente os elementos do modelo de negócios Canvas. Esse conhecimento reconhece a abrangência do seu estudo, o que contribuirá para um projeto bem qualificado no tocante ao modelo de negócios.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As ferramentas de design de serviços são poderosos instrumentos capazes de dar sustentação visual a como projetamos nossa estratégia frente aos concorrentes e ainda como como comunicamos interna ou externamente. “Essas conexões devem, de preferência, ser destacadas de uma maneira visualmente atraente, uma vez que o objetivo de todo esse processo é produzir um panorama acessível que possa identificar pontos problemáticos e explorar áreas de oportunidade em potencial.” Agregando assim, um estudo perspicaz dos relacionamentos entre os atores dos projetos.
 
STICKDORN, M.; SCHENEIDER, J.  Isto é Design Thinking de Serviços . Porto Alegre: Bookman, 2014. p. 151.
 
Assinale a alternativa que corresponde à ferramenta de design de serviços que permite a visualização dos ambientes complexos que cercam a maioria dos serviços, em que muitos atores influenciam o modo como o serviço é recebido e percebido.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Mapa dos stakeholders.
	Resposta Correta:
	 
Mapa dos stakeholders.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. Muitas são as ferramentas do design de serviços as quais têm como característica o olhar crítico dos stakeholders e você conseguiu harmonizar o conceito à aplicação dessas ferramentas. Essa integração e compreensão surtirão efeitos concretos na utilização destas.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em ferramentas de design há uma técnica que analisa o comportamento dos usuários frente às experiências que protagonizam a utilização dos serviços, captando falhas ou sugestões ao longo dessa experiência. “Observando esses momentos em primeira mão, eles podem documentar problemas que talvez sequer sejam reconhecidos pelos funcionários e usuários. Passar um tempo dentro de um ambiente de serviços é a única maneira de desenvolver uma visão verdadeiramente holística de como um serviço opera, uma vez que isso gera um entendimento mais profundo das interações em tempo real que ocorrem entre os diversos grupos e pontos de contato envolvidos.”
 
STICKDORN, M.; SCHENEIDER, J . Isto é Design Thinking de Serviços . Porto Alegre: Bookman, 2014. p. 158.
 
Avalie as proposições a seguir acerca de uma ferramenta de design de serviços e a relação entre elas.
 
I. A ferramenta de design cinco porquês envolve uma imersão dos pesquisadores na vida dos usuários, inclusive o pessoal de atendimento e funcionários de retaguarda são os olhos dessa ferramenta.PORQUE
 
II. Nessa abordagem o pesquisador consegue identificar o exato momento em que surgem os primeiros problemas e a partir de uma coleta de dados realizada por meio de fotografias, vídeos ou outros elementos que corroborem essas descobertas.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são falsas.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são falsas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. As proposições são falsas, pois o conceito tratado se refere à ferramenta do design de serviços shadowing. A ferramenta cinco porquês tem outra característica e você conseguiu observar essa distinção corretamente. Entender os conceitos e aplicações das ferramentas ativa relações peculiares de um conhecimento que se atinge com exemplos robustamente formados.

Continue navegando

Outros materiais