Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ auditoria gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA em Gestão da Saúde com Ênfase em Auditoria
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a) Juliana Moura Panizzi
Trabalho da disciplina: Auditoria hospitalar concorrente, pré- faturamento e negocios
Estudo de Caso : Martini Klinik: Tratamento do câncer de próstata
PORTER. Michaele. WITTRA- Jensdeerberg, MARKS.Mclifford. 9-714-471 – P 03. Ver: 4 julho de 2014.
Num estudo para a Harvard Business Review, Michael Porter concluiu que quando os resultados dos tratamentos são medidos a qualidade melhora drasticamente.
Desde seu estabelecimento em 2005, a Martini Klinik de Hamburgo esteve unicamente focada no cuidado do câncer de próstata com um compromisso em medir resultados de saúde a longo prazo para cada paciente. Uma subsidiária integral do Hospital Universitário de Hamburgo, Martini foi um "hospital em um hospital" próximo a outros departamentos e serviços de hospital.
Em 2005 a Martini Klinik de Hamburgo, que resultou de spin-off do Hospital Universitário de Hamburgo começou a operar no domínio do cancro da próstata com uma técnica especial e assumindo o compromisso de medir resultados de saúde a longo prazo para cada paciente. Como refere João Marques-Gomes, tem um gestor de caso que é "um médico que faz o acompanhamento do doente em todo o processo e tem os serviços organizados por especialidades médicas e a ideia de valor tem a ver com o acompanhamento por causa das comorbidades, ou seja, mais do que uma doença".
Em termos de resultados para o doente constata-se que se 93,5% dos pacientes operados ao cancro da próstata se mantêm sem problemas de incontinência enquanto a média em outras instituições de saúde alemãs é de 56,7%, tal como a disfunção eréctil a relação é de 34,7% na Martini-Klinik e 75,5% na Alemanha. "Onde quer que os resultados do tratamento sejam medidos, a qualidade melhora drasticamente" escreveu Michael E. Porter no case-study que fez para a Harvard Business Review, acolitado por Jens Deerberg-Wittram e Clifford Marks e intitulado "Martini Klinik: Prostate Cancer Care". Esta clínica tem talvez o maior programa de tratamento de cancro de próstata no mundo tratando cerca de 5 mil doentes por ano e fazendo mais de 2.200 cirurgias.
 
A aplicação dos princípios do value based healthcare começa a ir mais longe. Em janeiro de 2017, os ministros da Saúde de mais de 35 países da OCDE e de países parceiros debateram a "The Next Generation of Health Reforms" e incumbiram a OCDE de analisar como é que os cuidados de saúde centrados na pessoa se podem tornar a nova norma nos sistemas de saúde. Nesse sentido a OCDE e o ICHOM assinaram uma Carta de Intenções para que as duas organizações passem a colaborar na recolha, na análise e na publicação de resultados de saúde relatados pelos doentes. Este programa, denominado PaRIS (Patient Reported Indicators Survey) vai criar os padrões globais a recolha de resultados relatados pelo paciente em áreas-chave da doença, que serão políticos.
 Em 2013, Martini Klinik se tornou o maior programa de tratamento de câncer de próstata do mundo com 5.000 casos de ambulatório e mais de 2.200 casos cirúrgicos anualmente, com pacientes vindos de toda a Alemanha e de outros países. 
No entanto, as seguradoras privadas alemãs estavam cortando o reembolso para câncer de próstata em 15 por cento, e negando pagamento extra para alguns novos procedimentos, enquanto reembolso por planos de saúde pública não estavam cobrindo os custos. O Dr. Hartwig Huland, fundador e Diretor Médico da Martini, estava considerando como responder.
 Clínica Martini é uma dessas exceções. Todos os resultados de nossos tratamentos são meticulosamente registrados. Os dados que coletamos são usados ​​em nossa pesquisa e também auxiliam nossos cirurgiões quando avaliam seus resultados operacionais pessoais em relação à continência e potência. Como regra, os cirurgiões não aprendem os resultados de seus tratamentos, pois o tratamento posterior dos pacientes geralmente é realizado por profissionais locais. Recebemos informações de nossos ex-pacientes, que são questionados uma vez por ano sobre sua qualidade de vida. Somente em 2013, quatro membros da equipe da Clínica Martini, empregados exclusivamente para esse fim, avaliaram as respostas de 15.000 questionários.
Os resultados referentes às taxas de cura e à qualidade de vida são atualizados continuamente para manter nossos pacientes informados sobre as atuais taxas de sucesso das diversas terapias. Como clínica de pesquisa, também coletamos outros dados e estatísticas interessantes que compilamos para você em uma página separada.
O e stud o de caso ini ci a com a di scussão de Mari a e Ed Ba rnwee ls sobre o fut uro de 
sua e mp resa E 2M S er vi ços de Sa úde , era vésp era d e Na tal e s ua fil ha já havi a ador mecido , 
ambos esta va m ansi osos pa ra a primei ra re uni ão do século . A empresa se loca li za va em 
D allas, Te xas , e era esp eci ali zada em desenvol vi me nto de p rog ramas de gerenci ame nto de 
doenças crôni cas, esta va m em b usca de fortalecer um pacto para um si stema que red u zi ri a 
as d oenças c rôni ca s, como a D i abetes
➢ REFERÊNCIA: Caso Harvard o mercado da saúde. Local: Biblioteca da disciplina.

Continue navegando