Buscar

Erros em questões sobre processo civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703507211)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a assertiva incorreta sobre processo de conhecimento.
		
	
	até o trânsito em julgado da ação, poderá o Juiz conhecer de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência de perempção, litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte.
	
	A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito.
	
	A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a grava- ção diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial.
	 
	São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as quais o Juiz deve se pronunciar de ofício, a legitimidade de parte, o interesse processual e a possibilidade jurídica do pedido.
	
	É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto.
	Respondido em 17/09/2019 14:06:52
	
Compare com a sua resposta:
Sim, está correto o enunciado. O Novo Código, além de extinguir a ação declaratória incidental prevista nos arts. 5º, 325 e 470 do CPC/73 (há divergência doutrinária sobre este ponto ¿ v. Enunciado nº 111 do Fórum Permanente de Processualistas Civis ¿ FPPC), expressamente permite que a coisa julgada material acoberte a resolução de questão prejudicial, desde que preenchidos os requisitos cumulativos dos §§ 1º e 2º do art. 503 (nesse sentido, da cumulatividade entre os pressupostos, é também a conclusão do Enunciado nº 313 do FPPC).
Nas palavras de Teresa Arruda Alvim WAMBIER, Maria Lúcia Lins CONCEIÇÃO, Leonardo Ferres da Silva RIBEIRO e Rogerio Licastro Torres de MELLO, ¿O legislador foi excessivamente cuidadoso: disse que a resolução de questão prejudicial, que fica acobertada pela coisa julgada, (a) deve ser expressa (não há decisões implícitas no direito brasileiro!); (b) desta resolução deve depender o julgamento do mérito (se não depender, não se tratará de questão prejudicial!) (art. 503, § 1º, I); e (c) deve ter a seu respeito, havido contraditório prévio e efetivo, não se aplicando no caso de revelia (art. 503, § 1º, II). Se não houver contraditório, e discordância entre as partes, não se tratará de QUESTÃO! Este dispositivo, na verdade, só demonstra o cuidado do legislador, em não estender a autoridade da coisa julgada em desrespeito ao contraditório.¿ (Primeiros comentários ao novo código de processo civil, São Paulo: RT, 2015, p. 823-824).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703506697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São requisitos da petição inicial:
		
	
	o pedido com suas especificações e valor da causa, sob pena de indeferimento liminar.
	 
	o juízo ou tribunal a qual é dirigida e número do CPF ou CNPJ das partes.
	
	obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por sessenta dias até ulterior deliberação do magistrado.
	
	o fato e os fundamentos jurídicos do pedido, não havendo possibilidade de emenda ou aditamento.
	
	a indicação das provas e requerimento de audiência de mediação e conciliação, sob pena de indeferimento liminar.
	Respondido em 02/11/2019 13:14:15
	
Compare com a sua resposta: Não. A produção antecipada de provas subsiste agora no art. 381 do NCPC. A natureza da medida continua instrumental e visa resguardar o direito das partes à ampla defesa probatória, especialmente em situações que pessoas ou bens estejam em situação de periculosidade de dano de difícil ou incerta reparação no curso do tempo, colocando em risco o pleno direito de ação ou defesa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703507366)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a opção INCORRETA: Na sistemática do CPC a improcedência liminar do pedido pode ocorrer quando, por exemplo:
		
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	 
	For o caso de pedido que contrariar súmula de Tribunal de Justiça, em controle difuso de constitucionalidade, quanto a direito local.
	
	For o caso de súmula do STF ou STJ ou mesmo acórdãos proferidos por estes tribunais em julgamentos de recursos repetitivos.
	
	For o caso de assunção de competência, de prescrição ou decadência.
	
	For o caso de entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas.
	Respondido em 02/11/2019 13:14:27
	
Compare com a sua resposta: 1. Não cabe rescisória. O inciso II do art. 966 do CPC admite a rescisória na hipótese de impedimento e não de suspeição como a questão demonstra. 2. É a ação autônoma de impugnação de natureza constitutiva negativa quanto ao juízo rescindendo, dando ensejo a outra relação processual distinta daquela em que foi proferida a decisão rescindenda (Nelson Neri Junior)
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703507274)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O CPC traz hipóteses restritas para o juízo de retratação pelo magistrado, este será possível:
		
	 
	Quando se tratar de hipótese de aplicação da multa pelo não comparecimento da parte à audiência de conciliação ou mediação.
	
	Quando for o caso de cumulação de pedidos na petição inicial ou de pedidos alternativos.
	
	Nos casos em que o magistrado se posicionar contra o efeito infringente nos embargos declaratórios no indeferimento da petição inicial.
	 
	Quando do indeferimento da petição inicial ou do julgamento liminar improcedente autor apelar.
	
	Quando houver o aditamento ou alteração da petição inicial, porém apenas antes do saneamento.
	Respondido em 02/11/2019 13:55:01
	
Compare com a sua resposta: a) No caso foi oferecida contestação, na qual o réu arguiu defesa processual, qual seja, a preliminar de incompetência absoluta, bem como apresentou defesa de mérito b) Sim, tendo em vista que na contestação o réu arguiu defesa processual
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703506784)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a opção Incorreta:
		
	 
	A sucumbência não compreende honorários devidos ao advogado do vencedor.
	 
	Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas implícitas no pedido, independente de constarem expressamente no mesmo.
	
	15 dias
	
	A cooperação processual foi elevada ao patamar de principio no CPC 2015.
	
	Da petição inicial deverão constar os meios de prova que o autor pretende utilizar para comprovar a veracidade de suas alegações.
	Respondido em 02/11/2019 13:53:59
	
Compare com a sua resposta: O juiz deverá suspender a audiência de mediação e conciliação se já a houver designado quando da alegação de incompetência relativa, tal atitude deve-se ao fato de que definida a competência, o juízo. Art. 340, §3º, NCPC.

Outros materiais