Buscar

Pergunta 1 psicologia

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	
	
	Antônio (funcionário de uma pequena empresa) tem que trabalhar todos os dias de segunda a sábado das 8hs as 22 hs. Quando chega no trabalho o patrão está sempre olhando o relógio para verificar qual horário que ele chegou e na saída a mesma coisa. Durante o expediente o patrão fica observando tudo que Antonio está fazendo e como está fazendo e, depois escreve tudo em uma planilha. Esta situação toda começou a gerar no funcionário muita ansiedade, a ponto de ele não querer mais ir ao trabalho, levar atestado para não ter que trabalhar, pedir para a esposa ligar dizendo que está com dor de cabeça e outros subterfúgios. Quando o funcionário começa a apresentar comportamentos de fuga e esquiva no trabalho ele está sendo controlado por que tipo de consequência?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Reforço Negativo
	Respostas:
	a. 
Punição
	
	b. 
Extinção
	
	c. 
Modelagem
	
	d. 
Reforço Negativo
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Na sociedade que vivemos hoje, as pessoas se comportam muito em função de reforçadores significativos. No entanto, existem reforçadores que funcionam como condição para a sobrevivência humana, como por exemplo, ter alimento e água disponível todos os dias.  Que reforçadores são estes?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Primários
	Respostas:
	a. 
Secundários
	
	b. 
Primários
	
	c. 
Terciários
	
	d. 
Sociais
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	O reforço positivo gera resultados a curto prazo e a longo prazo, o que as vezes para a empresa não é muito adequado, dependendo do contexto. Mas lembrem –se de que estamos falando de seres humanos trabalhando e não de máquinas, assim o ser humano deve ser respeitado como tal. Se o indivíduo está feliz no emprego ele produz melhor, chega no horário, participa dos eventos, é frequente, fala bem do local em que trabalha e faz tudo que pode pela empresa, mas utilizar reforçadores não é algo fácil, portanto o agente que pode aplicar os reforçadores com conhecimento e sabedoria é o Psicólogo Organizacional. Que tipo de reforçador é importante para motivar os funcionários?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Secundários
	Respostas:
	a. 
Secundários
	
	b. 
Tangíveis
	
	c. 
Terciários
	
	d. 
Primários
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Ainda mencionando o funcionário Antônio, em função dos episódios contínuos de faltas e atrasos, ele acabou sendo demitido. Eram muitos atestados e faltas sem justificativa e a empresa não pôde manter o funcionário nestas condições. Com isto, a vida de Antônio mudou muito (já estava ruim antes) e agora ele está passando por um contexto de insônia muito grande. Fica dias sem dormir e quando dorme, tem poucas horas de sono. Seu estado emocional está bem abalado. Este contexto dele de ficar sem dormir e com poucas horas de sono é chamado de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Privação de sono
	Respostas:
	a. 
Discriminação do sono
	
	b. 
Privação de sono
	
	c. 
Generalização do sono
	
	d. 
Saciação de sono

Continue navegando