Buscar

GEOPROCESSAMENTO AMBIENTAL 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sobre a escolha da melhor escala cartográfica para um estudo de impacto ambiental é consenso que:
	
	
	
	Os diferentes elementos ambientais possuem a sua escala a propriada de análise já definida pelos órgãos ambientais.
	
	
	As escalas menores são as mais apropriadas para todos os tipos de estudo porque permitem a elaboração de mapas com maior abrangência de área.
	
	
	As escalas maiores são as mais apropriadas para todo tipo de estudo por oferecerem um grande número de detalhes.
	
	
	As esclas maiores são mais aconselhadas para os estuds ambientais pois possibilitam uma diminuição do tempo e dos custos de um EIA.
	
	
	É a necessidade do nível de detalhamento contido no EIA que irá ser decisiva na escolha do tamanho da escala.
	
Explicação:
Além da descrição textual, as informações deverão ser apresentadas em mapas temáticos ou em outros meios de visualização espacial, de forma a permitir o entendimento do contexto em que se insere o empreendimento e facilitar a sobreposição e a interação entre vários aspectos ambientais estudados¿.
	
		2.
		Durante a elaboração do Estudo de Impacto Ambientai (EIA), as aplicações de geoprocessamento são inúmeras, abrangendo frequentemente diversos segmentos da análise ambiental. Sobre o uso do geoprocessamento no licenciamento ambiental, julgue as assertivas abaixo:
 I - Imageamento por satélite em alta ou média resolução
 II - Integração em ambiente de SIG dos desenhos do empreendimento (plantas do projeto básico, executivo ou geométrico)
 III - Mapeamento temático de uso das terras e cobertura vegetal
As assertivas corretas são:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	I e III
	
	
	Apenas II
	
		3.
		Junto com os Programas de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental um EIA deve conter as ações que visam minimizar as Impactos adversos, especificando sua natureza, época em que deverão ser adotadas, prazo de duração, fator ambiental específico a que se destina e responsabilidade pela sua implementação. Esse conjunto de ações obrigatórias em um EIA é chamado de :
	
	
	
	Análise de Qualidade Ambiental.
	
	
	Estudo de Diagnóstico.
	
	
	RIMA
	
	
	Análise dos Impactos Ambientais.
	
	
	Medidas Mitigadoras.
	
	
	
	
	
	
		4.
		Sobre o EIA/RIMA podemos afirmar que:
	
	
	
	Tanto o EIA quanto o RIMA destinam-se a informar as populações das áreas diretamente afetadas por um projeto dos possíveis impactos ambientais futuros.
	
	
	O EIA é um relatório completo, um produto final, voltado prioritariamente para a comunidade científica e os técnicos envolvidos no processo de licenciamento.
	
	
	O EIA é mais completo do que o RIMA pois somente nele podemos achar os produtos da aplicação das técnicas de geoprocessamento.
	
	
	Tanto o EIA quanto o RIMA possuem as mesmas informações, mas somento o RIMA possui mapas e cartas temáticas.
	
	
	O RIMA é o produto final do EStudo de Impacto Ambiental voltado para os órgãos governamentais de licenciamento.
	
		5.
		De acordo com a Resolução CONAMA nº 237/97, o EIA deve ser composto obrigatóriamente de algumas seções. Marque a alternativa que NÃO faz parte obrigatóriamente do EIA.
	
	
	
	Programa de acompanhamento e monitoramento.
	
	
	Consulta prévia à população das áreas diretamente afetadas pelo projeto.
	
	
	Medidas mitigadoras dos impactos negativos.
	
	
	Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas.
	
	
	Diagnóstico ambiental da area de influência do empreendimento.
	
		6.
		Dentre as diretrizes gerais de um Estudo de Impacto Ambiental estão: I ¿ Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com as hipóteses de não execução do projeto. II ¿ Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados a partir das fases de implantação e de operação da atividade. III ¿ Propor o remanejamento integral de núcleos urbanos para viabilização do projeto, minimizando impactos sociais. Estão corretas as alternativas.
	
	
	
	Apenas I
	
	
	I e III.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	II e III.
	
		7.
		« A preservação das atividades econômicas, objetivo dos diversos projetos da CESP voltados para a área, resgatam a importância fundamental de manutenção e reinserção social da comunidade. A infra-estrutura básica implantada pela CESP nos projetos de reassentamento rural consiste de construção de estradas internas; construção de rede de energia elétrica; construção de rede hidráulica; perfuraço de poços artesianos; construção de casa de alvenaria de 52,20 m2 em cada lote; campo de futebol; centro comunitário; postos de saúde e escolas. São também fornecidas sementes para a primeira safra e cinco hectares por lote de área preparada com correção do pH do solo em cada lote do projeto, alem de cesta básica mensal até a colheita da primeira safra para cada família assentada. » (CESP. Programas Ambientais. Disponível em http://www.cesp.com.br/portalCesp/portal.nsf/V03.02/MeioAmbiente_ProgramasAmbientais?OpenDocument) O fragmento acima relata medidas mitigadoras de impactos sociais decorrentes da necessidade de reassentamento de famílias de agricultores que tiveram suas terras atingidas pelas águas dos reservatórios da CESP (Companhia Elétrica de São Paulo). Essas medidas devem fazer parte do EIA na sessão determinada como:
	
	
	
	Avaliação de Impactos Ambientais.
	
	
	Áreas de Influência.
	
	
	Programas de Acompanhamento.
	
	
	Planos de Diagnóstico.
	
	
	Prognóstico Ambiental.
		8.
		Na fase de implantação de um empreendimento, o plano que rege os programas é o plano ambiental.  Como reúnem elementos essenciais para a proteção ambiental durante a instalação e operação dos diferentes empreendimentos, também são chamados de planos e programas ambientais.
Sobre o assunto, julgue as assertivas abaixo:
I - A aplicação desses planos transcende à elaboração do EIA. Depende do esforço do empreendedor em colocar em operação o seu empreendimento. Caso ele não transforme em realidade as propostas alicerçadas na Licença Prévia, não obterá as demais licenças.
II - Também denominado como Plano ou Programa Básico Ambiental, Programa de Controle Ambiental, dentre outras nomenclaturas, consiste no conjunto de ações destinadas a monitorar, controlar e mitigar os impactos ambientais sobre o meio físico, biótico e socioeconômico durante a fase de implantação e operação de um empreendimento submetido ao licenciamento ambiental
III - São exemplos de planos e programas ambientais executados para obras ou operação de empreendimentos: 1) Gestão/gerenciamento/supervisão ambiental; 2) Plano ambiental de construção; e 3) Gerenciamento de resíduos sólidos;
As opções corretas são:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas I e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando