Buscar

Projeto PIM-Nubank

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP
 UNIVERSIDADE PAULISTA
ESTER CAMILLI FERREIRA MATA 
JENNIFER VACCARO DOS SANTOS  
RAFAEL DE SOUZA SANTOS 
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I
Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional.
NUBANK 
Santana de Parnaíba 
2018
UNIP
 UNIVERSIDADE PAULISTA
ESTER CAMILLI FERREIRA MATA  RA: N500EB-8
JENNIFER VACCARO DOS SANTOS  RA: N500ED-4
RAFAEL DE SOUZA SANTOS  RA: N4995E-8
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I
Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional.
NUBANK 
Trabalho apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Processos Gerenciais da UNIP, para o Projeto Integrado Multidisciplinar I.
 Orientador (a): Profa. Camila Marchi 
Santana de Parnaíba 
2018
DEDICATÓRIA
Dedicamos este projeto a todos que contribuíram 
direta ou indiretamente em nossa conclusão
de primeiro semestre
AGRADECIMENTO
Agradecemos a todos que contribuíram no decorrer desta jornada, em especialmente:
A Deus, que permitiu que tudo isso acontecesse ao longo de nossas vidas.
A nossas famílias que sempre nos apoiou nos estudos e em nossas escolhas.
A orientadora Camila Marchi, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos. 
E a todos que fizeram parte da nossa formação, o nosso muito obrigada. 
EPÍGRAFE
“Que todos os nossos esforços estejam sempre focados no desafio á impossibilidade. Todas as grandes conquistas humanas vieram daquilo que parecia impossível”.
- Charles Chaplin
RESUMO
	A Nubank, uma empresa startup Brasileira, foi criada no mês de maio de 2013, por David Vélez, é pioneira no segmento de serviços financeiros, e promete transparência nas transações, atuando com cartões de crédito/débito sem anuidade, taxas, e pode ser gerenciado pelo próprio cliente em um banco digital. Utiliza chat, e-mail e atendimento telefônico, para contato com o consumidor, acabando com a burocracia na espera para suporte ao cliente.
	Possui bandeira MasterCard, sendo aceito em território nacional e internacional, e por sua plataforma ser 100% digital, o usuário pode acompanhar 24 horas seus gastos, gerar e pagar boletos, realizar transferências, depósitos e gerar um cartão virtual em caso de compras por internet.
	A Nubank entra para romper o modelo tradicional de negócio financeiro, e conta principalmente com agilidade e facilidade para seus clientes. 
Palavras chaves: Nubank, Serviços financeiros, Crédito, Débito, MasterCard, Agilidade, Facilidade. 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
	Este projeto abordará aspectos da empresa NUBANK, será descrito a empresa, desde seu fundamento até aos dias atuais, demonstrando a sua estrutura, e englobando tudo que há dentro da empresa, a comunicação, a administração, quais os recursos que possui e seus principais econômicos, fluindo para determinadas funções. 
	Tem como principal objetivo ampliamento do conhecimento e a prática sobre as aulas teóricas, em cima das matérias de cada período, sendo o primeiro semestre composto pelas seguintes disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Técnica de Informática, Matemática aplicada, Recursos Materiais e Patrimoniais e Economia e Mercado.
2. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO (responder da forma e sequencia das questões que passei)
A Nubank é uma empresa Brasileira de grande porte, que usa a tecnologia e o design para desenvolver as pessoas um maior controle de sua vida financeira. Foi fundada em São Paulo em 6 de maio de 2013 pelo colombiano radicado nos Estados Unidos, David Vélez, que se mudou para São Paulo com o objetivo de abrir um escritório de fundo de investimento Sequoia Capital no Brasil, o que não deu certo e ele pediu demissão do fundo. Depois de algumas frustrações com bancos, ele resolve junto de Cristina Junqueira (acumuladora de experiências no setor financeiro e no Banco Itaú) e Edward Wible (programador norte-americano), fundar uma startup de serviços financeiros no Brasil. A ideia principal era oferecer um cartão de crédito gerenciado por um aplicativo, sem nenhuma tarifa e anuidade.[1: Startup: Ato de começar algo; Modelo de negócio que está no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.]
Em 2014 a empresa lançou seu primeiro produto, um cartão de crédito internacional, aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos no mundo, e oferecendo vantagens como: Receber descontos ao antecipar as parcelas; Controlar todas as funções do cartão- bloqueando e desbloqueando quando necessário, aumento de limite, alteração da data de vencimento; Ativação do aviso-viagem; Cartão Virtual; Atualização de cadastro para segunda via do cartão; Travamento da variação cambial do Dólar, entre outros. 
Em 2017 oferece o programa “Nubank Rewards”, um sistema de pontos optativo, em que cada R$1 gasto em compras no Cartão, equivale a um ponto acumulado no programa, e esses pontos não expira, e o cliente decide através de três maneiras como utilizá-los: Usando para apagar gastos com serviços parceiros- Netflix, iFood, Evino, Amazon; Pontos em viagens- Hotéis e passagens aéreas; Restaurante-caso o estabelecimento esteja classificado como “restaurante” na fatura. 	
A Nubank busca atingir seu público alvo: os jovens, de ambos os sexos. Tendo a maioria de seus clientes, com uma média de idade de 30 anos, traz vantagens às pessoas que não gostam de ir às agencias e pessoas que viajam muito. Atua em todo território nacional e também no exterior.
Todo dinheiro que entra na NuConta, rende automaticamente todos os dias úteis a 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Oferece saque, em qualquer caixa da rede Banco24Horas, com a tarifa de R$6,50, referente ao preço de custo utilizado por uma rede externa.	Um dos maiores fundos de investimento do mundo investiram na Nubank, como Sequoia Capital, Kaszek Ventures, Tiger Glogal Management, QED Investors, Founders Fund, DST Global, Redpoint Ventures, Ribbit Capital, Dragoneer Investment Group, Thive Capital e Tencent. 
A missão da organização é oferecer o melhor atendimento do mundo, a equipe é composta por mais de 1.200 funcionários, de mais de 25 nacionalidades, cerca de 30% da equipe faz parte da comunidade LGBT, e tem uma alta participação de mulheres (40%), em todas as funções e níveis de idade.	Entre os cargos estão: Arquiteto de Negócios, Designer, Engenheiro de Software, Gerente de produto, entre outros.
A Nubank tem três concorrentes: Banco Next- Banco digital comandado pelo Bradesco, focado também no publico jovem, seu foco é a conta digital que oferece descontos para clientes em serviços como Uber e Airbnb; Digio- alternativa para quem não quer pagar anuidade no cartão de crédito, a empresa oferece um cartão internacional com bandeira Visa, controlado por um aplicativo bem intuitivo; Pag!-Cartão de crédito internacional na bandeira MasterCard que não tem tarifas, também oferece conta digital gratuita, que faz pagamentos, saques (pelo crédito), pagamento de contas e recarga de celulares.
A alta direção é composta por: C.E.O.: David Vélez- CEO (Chief Executive Officer)da startup brasileira Nubank. C.T.O.: Edward Wible- cofundador e CTO(Chief Technoogy Officer) da Nubank. CO-FOUNDER AND VP: Cristina Junqueira- Cofundadora e Vice Presidente da Nubank. (não pode ser colocado nomes de funcionários em trabalhos acadêmicos)
Fundamentos da Administração: Entender os diferentes tipos de organizações, assim como a função e o papel da administração e do administrador no contexto das organizações. Adquirir uma visão integrada do processo gerencial e do papel dos dirigentes.
Quais as formas de
administração e seus conceitos; 
Características e fundamentos; 
Questões básicas de administração; 
Formas de gestão; conceitos referentes à área do curso escolhido aplicados à administração;
Formas e conceitos de ações direcionadas a sustentabilidade.
(usar o livro que enviei)
Comunicação Empresarial: Descrever os elementos de comunicação da organização.
Formas de comunicação existente; Conceitos de comunicação; comunicação com seus clientes; a base da comunicação como aliado para os negócios. Comunicação interna como uma alavanca nas relações das equipes e sua relevância nos resultados. 
Recursos Materiais e Patrimoniais:Mostrar a forma de controle de estoque (técnicas utilizadas)
Mostrar se a empresa utiliza a classificação ABC para gestão de estoques e qual a periodicidade do inventário.
 Observar o desempenho das empresas diante do rápido crescimento dos custos, particularmente dos relativos aos serviços de transporte e armazenagem. As mudanças de mercado e de canais de distribuição, especialmente para bens de consumo. A administração de materiais visa abastecer, de modo contínuo, a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. Como a empresa ajusta a relação entre seus fatores produtivos: Recursos Materiais, Recursos Financeiros, Recursos Humanos, Recursos Mercadológicos e Recursos Administrativos. 
Economia e Mercado: Identificar e compreender as formas de organização que prevaleceram no País até a data atual. Analisar os fatores responsáveis pela diversidade dos aspectos físicos e humanos do território brasileiro.   Identificar e compreender a dinâmica das relações inter e intra-regionais do território brasileiro. Entender a teoria, os objetivos e os métodos da abordagem microeconômica e o modelo de desenvolvimento econômico. Entender as interdependências e impactos das variáveis macroeconômicas nas organizações.
Em que setor a empresa atua. As relações com a macroeconomia e a microeconomia. Análise das variáveis que interferem na tomada de decisões sobre a alocação dos recursos, visando à maximização do lucro e da riqueza das empresas. Estratégias empresariais com resposta a variações econômicas. 
Técnicas de informática: Apontar aspectos relevantes do sistema de informações organizacionais e técnicas de informática utilizadas.
A informatização nas empresas; conceitos de tecnologia; diferença entre Tecnologia da Informação e Informática; as empresas do futuro; tecnologia como base para empresas de pequeno e médio porte; custos para implantação de TI. 
Matemática Aplicada: Utilizar e a aplicar os conhecimentos teóricos e práticos da Matemática à Gestão.
Com a grande competitividade do mercado em relação aos preços dos produtos, as organizações utilizam funções matemáticas como ferramenta de controle e planejamento no dia-a-dia: ponto de equilíbrio, cálculos de custos, receitas e lucros. Assim, neste trabalho são abordados o modelo organizacional da empresa e sua resposta ao cenário econômico. Estabeleceram-se ligações entre as estruturas administrativas, financeiras de recursos materiais e patrimoniais, além de considerar a política de recursos humanos da m3. 
3. Considerações Finais 
4. Referências Bibliográficas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando