A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
AVALIAÇÃO FÍSICA NA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Pré-visualização | Página 2 de 3

exercícios), ou seja, periodização de treinamento, para se atingir os objetivos do aluno.
	Respondido em 27/09/2019 01:40:38
	
Compare com a sua resposta: Tomada no plano horizontal, na área de maior circunferência da panturrilha, estando o peso corporal igualmente distribuído nos membros inferiores
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710590944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o ACSM (2000), em uma anamnese, é importante constar alguns aspectos de fácil aplicabilidade mas de fundamental importância. Alguns desses aspetos fornecem informações fundamentais para o início da atividade física. Identifique o aspecto que não faz parte de uma anamnese:
		
	
	Uso regular de medicamentos
	
	Ingestão de álcool
	
	Histórico familiar
	 
	Classe social
	
	Histórico de dores e desconfortos musculares e articulares
	
	1a Questão (Ref.:201710591039)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação a aferição da perimetria entre os pontos anatômicos do acrômio e a cabeça do rádio na criança, podemos afirma que o correto é?
		
	
	tríceps relaxado
	 
	bíceps relaxado ao longo do corpo
	 
	perimetria do bíceps contraído com o braço flexionado a 90º
	
	perimetria do bíceps contraído
	
	tríceps contraído
	Respondido em 28/10/2019 15:28:36
	
Compare com a sua resposta: Calcular o imc e dar o diagnostica
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710590783)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A medida de Pressão Arterial (PA) em repouso é um procedimento realizado na avaliação inicial ou pré-teste do aluno. De acordo com o protocolo de medida da PA em repouso pode-se afirmar que:
I. A campânula do estetoscópio deve ser posicionada sobre a artéria braquial.
II. O avaliado deve permanecer em repouso de 5 a 10 minutos antes de realizar a medida.
III. A velocidade de deflação do manguito deve ser de 10mmHg por segundo
Assinale a alternativa correta:
		
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	 
	as afirmativas I e II estão corretas
	
	as afirmativas I e III estão corretas
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	apenas a afirmativa II está correta.
	Respondido em 28/10/2019 15:12:44
	
Compare com a sua resposta:
Para avaliar o percentual de gordura em meninos e meninas, utiliza-se o somatório de tríceps e subescapular ou tríceps e panturrilha. Mas, como as questões éticas do toque por adultos em crianças devem ser respeitadas, principalmente em meninas adolescentes, recomenda-se utilizar as dobras tríceps e panturrilha, para evitar o constrangimento. A dobra do tríceps é medida no ponto meso-umeral, estando o indivíduo com o braço relaxado ao longo do corpo. O ponto meso-umeral é medido entre o ponto acromial-radial. A dobra é vertical e posterior ao braço. A dobra da panturrilha é verificada medialmente no ponto de maior circunferência da perna. O individuo deverá estar sentado ou com o pé apoiado em uma cadeira. A dobra é vertical.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710590750)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobrepeso e obesidade infantil apresentam prevalência elevada e caráter multifatorial. Com o objetivo de determinar a influência de fatores biológicos e ambientais no seu desenvolvimento, foi realizado corte transversal com 678 crianças, de 5 a 10 anos, da rede de ensino público e privado da zona urbana de Fortaleza, CE. Os resultados apresentaram uma incidência da obesidade na faixa etária compreendida entre 5 e 6 anos . Com base nessa situação hipotética, a fim de esclarecer os riscos da composição corporal das crianças, o profissional de Educação Física deverá alertar para:
		
	
	Após a infância, o ganho de peso diminui e a estatura e a idade óssea se mantêm constantes.
	
	Há diferenças na quantidade de gordura e na sua distribuição regional entre as crianças, porém não são de origem genética.
	
	O ganho de peso na criança é acompanhado por aumento de estatura e desaceleração da idade óssea
	 
	A puberdade pode ocorrer mais cedo, o que acarreta altura final diminuída, devido ao fechamento mais precoce das cartilagens de crescimento.
	
	Os fatores de risco da obesidade infantil principalmente endógenos
	Respondido em 28/10/2019 15:23:27
	
Compare com a sua resposta: O ponto tomado é quando o fio do urdume passa por cima do fio de trama, e é representado com uma quadrícula preenchida ou com um X. O ponto deixado é quando o fio da trama passa por cima do fio de urdume, e é representado por uma quadrícula vazia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710590808)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As medidas antropométricas devem seguir a padronização internacional (ISAK) para minimizar o erro intra e inter avaliador.
Considere as afirmativas a seguir:
I. A envergadura é a medida entre os pontos dactiloidais direito e esquerdo, estando os ombros em 90º de abdução.   
II. A dobra cutânea subescapular é medida 2cm abaixo do ângulo inferior da escápula. Esta dobra é longitudinal. 
III. A circunferência do braço é medida no ponto meso-umeral (acromial-radial) estando o braço relaxado ao longo do corpo.  
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):
		
	
	II e III, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I e II, apenas.
	
	II, apenas.
	Respondido em 28/10/2019 15:22:13
	
Compare com a sua resposta:
Dificuldades de marcar o ponto de medida em indivíduos com grande acúmulo de gordura; em indivíduos muito gordos a espessura da dobra cutânea pode ser maior que a abertura do compasso; variabilidade dos resultados em virtude dos erros intra e inter-avaliadores; pegada correta da dobra e posicionamento correto do compasso
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710590781)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação da postura corporal deve levar em consideração a influência dos padrões estéticos determinados pela cultura PORQUE os critérios utilizados para definição de uma boa postura corporal são padronizados de acordo com os princípios cinesiológicos e devem ser aplicados a todos indistintamente.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
		
	 
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	Respondido em 28/10/2019 15:25:35
	
	1a Questão (Ref.:201710590890)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas diferenças entre crianças e adultos devem ser consideradas ao se avaliar as respostas fisiológicas e de desempenho ao exercício, principalmente quando este é realizado por meninos e meninas. A este respeito é correto afirmar que:
		
	
	Embora normalmente tenham menor peso corporal as crianças possuem valores absolutos de capacidade aeróbica (L/min) semelhantes ao dos adultos.
	 
	As crianças pré-púberes tem maior dificuldade em aumentar a massa muscular em resposta a um treinamento de força do que os adultos, devido a níveis relativamente baixos de androgênio daquele grupo etário.
	
	As crianças conseguem atingir o mesmo padrão de desempenho que os adultos em testes de velocidade, mas não em testes de potência aeróbica.
	
	Durante um exercício submáximo, as crianças tendem a apresentar um padrão ventilatório semelhante ao dos adultos para qualquer nível de esforço.
	
	Durante a realização de exercícios com sustentação do peso, como a caminhada e a corrida, o nível de exigência das crianças é o mesmo dos adultos para um mesmo ritmo submáximo.
	Respondido em 28/10/2019 14:17:58
	
Compare com a sua resposta: Índice de massa corporal (IMC) para diagnóstico do sobrepeso e obesidade classificado segundo os gráficos da Organização Mundial da