Buscar

atividade AFECA1

Prévia do material em texto

Faculdades Metropolitanas Unidas
Campus Liberdade
                                     Centro Universitário
                                         
		
ATIVIDADE: SÍNTESES SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR
 
 
Atividade apresentada para a UC:, Atividade física e esportiva para criança e adolescente no Curso de Educação Física, da Faculdades Metropolitanas das Américas – FMU.
 
Prof.ª. 
 
 
 
 
 
 SÃO PAULO - SP
Atividade – Sínteses sobre o desenvolvimento motor
1) Destaque a relação entre os componentes culturais e biológicos do desenvolvimento motor.
R: O desenvolvimento motor é o processo de transformação de uma resposta com reduzido componente cultural e forte componente biológica para uma motricidade culturalmente específica de cada espaço e tempo. As formas de interação entre crianças e pais supõem aspectos biológicos e culturais desde o início da vida. As análises sobre variações culturais têm mostrado que em alguns casos, o que se julga "natural" é produto da cultura.
2) Qual o critério da evolução do desenvolvimento motor quando olhamos a pirâmide?
R: O critério de evolução do desenvolvimento motor da pirâmide supõe que a motricidade evolui de uma forte componente reflexa (no recém-nascido evidencia-se uma interação natural e espontânea com o que o rodeia) para então partir a motricidade especializada, culturalmente vinculada e individualmente diferenciada, dos primeiros reflexos do bebê até os movimentos especializados já enquanto criança, de acordo com cada idade e é exemplificado pelas seguintes fases: Fase reflexa, fase rudimentar, fase fundamental e fase especializada.
3) Quais são os critérios de sofisticação motora?, descreva-os.
R: Os critérios de sofisticação motora são:
 - A procura pela eficiência onde ocorre mais trabalho com menor gasto energético; 
- Adaptabilidade, onde ocorre a procura de comportamentos generalizáveis a novas situações; 
- Estabilidade, onde ocorre uma preservação das características de cada aquisição independentemente do contexto e das solicitações.
4) Características das fases e subfases do desenvolvimento motor - relacionar à aprendizagem do movimento apresentando um exemplo de aplicação prática.
R: Fases do desenvolvimento motor: 
Fase reflexa: Já ocorre uma interação com o indivíduo com o que o rodeia, onde conseguimos ver mais do que um papel passivo do recém-nascido. 
Fase rudimentar: Nesta etapa conseguimos observar sequências evolutivas previsíveis, como as que ocorrem no desenvolvimento locomotor prévios a marcha autônoma. Ainda assim sendo uma sequência universal podemos observar que depende muito de fatores biossociais (estimulação, condições ambientais). Essa fase se dá por volta dos 2 anos e se divide em duas subfases (inibição reflexa e pré-controlo), onde a inibição se dá pelos reflexos primitivos e o pré-controlo se dá pelo ajustamento contextual comportamental. 
Fase fundamental: durante essa fase as respostas são modeladas pelas atividades sociais das crianças onde ocorrem suas primeiras escolhas conscientes. Tal fase se divide em três subfases (estádio inicial, estádio elementar e estádio maturo), o que ajuda muito na observação e preparação para intervenção. 
Fase especializada: é diferenciado por conta da aplicabilidade de movimentos específicos, como atividades desportivas, onde não são movimentos fundamentais mas sim capacidades específicas de cada movimento, onde podemos ver que um lançamento de dardo no atletismo não é feito da mesma forma que o lançamento de uma bola de basquete (cada um com sua via e alternativa própria de desenvolvimento).
5) O que é período sensível e período crítico em relação a aprendizagem do movimento?
R: Período sensível e período crítico são vistos como uma etapa da vida em que o indivíduo tem uma maior influência externa na sua vida. Também é visto como o período que determina a plasticidade geral do sistema nervoso, que tende a diminuir com o avanço de nossas vidas (sendo muito alto durante a infância e muito baixo durante a vida adulta).
6) Escreva sobre a janela mais preciosa da estimulação do desenvolvimento motor.
R: No caso do desenvolvimento motor a janela de estimulação mais preciosa ocorre entre o nascimento e os 6 anos de idade. É nesta fase que se constroem os circuitos neuronais essenciais à construção de habilidades mais complexas. Há muitas experiências que demonstram que a estimulação precoce é essencial para a maturação do sistema nervoso, para o aperfeiçoamento de funções motoras essenciais como o equilíbrio ou a postura, para o desenvolvimento de funções perceptivo-motoras também.

Continue navegando