Buscar

Atividade Complementares 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sorriso de Mona Lisa
O filme conta a história de uma professora de artes inovadora com idéias a frente do seu tempo. Ela foi convidada a lecionar em uma escola tradicional em Boston. Onde as jovens mulheres dos Estados Unidos recebem educação para se tornarem mulheres do lar e mães responsáveis.
No seu primeiro dia de aula já pode notar que enfrentaria dificuldades. Porém tinha uma postura que não iria desistir e sim encarar o desafio.
Entre outra cena sua amiga de casa Amanda Strongarm foi convidada a se retirar da instituição por ser uma pessoa avançada e com idéias a frente da época, o que causou uma enorme insatisfação na docente de artes, não acreditando que isto possa existir.
A Srta. Watson então decidiu romper com as estruturas tradicionalistas da escola. Mudando as estratégias didáticas a professora tirou suas alunas de sala de aula para observar uma obra de arte que estava fora da programação diária. Causou um certo ódio entre as alunas, pois não seguiu o programa. Porém com a temática inovadora para quebrar paradigmas a docente ganha espaço para uma educação libertadora, com a frase: ‘’Vamos abrir nossas mentes a idéias novas ‘’
A docente Srta Watson, trouxe a obra girassóis do Van Gogh, onde cada aluna poderia representar sua obra e interpretar la da sua maneira, não todas seguir um único modelo, levando as alunas a pensarem que não existe um modelo único e verdadeiro, relacionando a escola.
Passam a entender que é possível exercer uma soma de atividades sociais, que deixam de ser excludentes, como por exemplo, casarem-se, mas continuar seus estudos em nível superior.
Toda mudança costuma ser rejeitada, uma aluna recém casada com os princípios convictos que a melhor opção era ser casada e mãe de família, não aceitou a mudança, escrevendo no jornal da escola que a nova professora de artes tinha aberto guerra ao sagrado matrimônio . Assim causando uma enorme insatisfação na direção da escola referente a docente. 
O resultado da ruptura e quebra do estereótipo não foi nada aceitável. Sendo a docente chamada para uma conversa com a direção, onde deixaram claro que ela deveria seguir algumas regras para poder lecionando na instituição.
A resposta da Srta. Watson foi negativa. Sua missão ali naquela escola era mudar o mundo e a resposta de uma aluna na despedida foi: ‘’Você nos incentivou a ver o mundo com outros olhos, e eu nunca a esquecerei’’
Eu sendo estudante de pedagogia  que em breve entrarei nos dramas da profissão, me sinto motivada ao assistir este filme, pois está claro, desde que entrei no curso, nos materiais de apoio, nas videos aulas, nas matérias, que precisamos quebrar paradigmas tradicionalista, estamos no século XXI e ainda existe muitas barreiras a se quebrar. Com este filme pude aprofundar meus conhecimentos e clarear meus objetivos como futura docente.

Outros materiais