Buscar

fundamentos do Ciencias Sociais 2 exercicio

Prévia do material em texto

1.
		Ao analisar os temas Cultura e Sociedade, compreende-se como relativismo cultural:
	
	
	
	o fato de nosso grupo ser tomado como o centro do mundo.
	
	
	o fato de que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas.
	
	
	a aplicação de ideias evolucionistas às várias sociedades.
	
	
	as diferenças existentes entre as culturas.
	
	
	quaisquer capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
	
Explicação:
O relativismo cultural pressupõe o reconhecimeto das diferenças culturais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia.
	
	
	
	A cultura se expressa por meio dos hábitos, crenças e costumes dos indivíduos que formam determinado grupo social.
	
	
	A cultura de um povo é determinada pelo meio natural.
	
	
	A cultura é determinada pelas condições geográficas em que vivem os indivíduos.
	
	
	A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos.
	
	
	A cultura diz respeito aos atributos a-históricos que singularizam um povo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		¿Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos.¿ (MONTAIGNE, apud LARAIA, 2006, p. 13)
Essa reflexão de Montaigne se fundamenta numa concepção de:
	
	
	
	Relativismo Cultural
	
	
	Pluralismo Jurídico
	
	
	Etnocentrismo Social
	
	
	Determinismo Geográfico
	
	
	Determinismo Biológico
	
Explicação:
Relativismo Cultural é uma resposta ao Etnocentrismo, em que o observador julga a cultura do outro como errada ou inferior a sua, apenas porque é diferente e não conhece sua lógica. Para o relativismo cultural cada cultura deve ser compreendida por sua lógica interna e respeitada as diferenças.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?
	
	
	
	Determinismo geográfico
	
	
	Determinismo cultural
	
	
	Determinismo econômico
	
	
	Determinismo social
	
	
	Determinismo biológico
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		SEPLAG 2010- A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do Ilê Aiyê, em meados dos anos 1970, como um fenômeno decisivo. O Ilê Aiyê é elemento central da chamada ¿reafricanização¿ da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o Olodum e o AraKetu. A partir do texto, identificam-se
	
	
	
	elementos culturais que caracterizam a discriminação da cultura africana.
	
	
	termos africanos que não dizem respeito à cultura brasileira.
	
	
	elementos culturais de um povo que se manifesta eminentemente por meio da música e da arte.
	
	
	desvalorização da reafricanização como elemento da cultura brasileira.
	
	
	elementos da arte e da cultura afro-brasileira e o resgate dessa cultura.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado). O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)
	
	
	
	a) homogeneidade cultural.
	
	
	b)patrimônio histórico.
	
	
	e) religião oficial.
	
	
	d) unidade étnica
	
	
	c) controle ocidental
	
Explicação:
Uma definição contemporânea do termo cultura foi dada por Clifford Geertz em 1989 em A Interpretação das Culturas.  Logo, Cultura pode ser entendida como um sistema simbólico, ou um conjunto de mecanismos de controle que compreende os planos, receitas, regras, instruções para governar o comportamento. Um patrimônio público é o conjunto de bens, direitos e valores pertencentes a todos os cidadãos e se constitui como patrimônio público. Os princípios éticos, por exemplo, embora não sejam bens, fazem parte do patrimônio moral de nossa sociedade, e devem ser protegidos pelo Estado e observados por todos os agentes públicos. Aula 3 -
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considerando-se as características do relativismo cultural, é incorreto afirmar que:
	
	
	
	é perspectiva favorecida pela pesquisa antropológica ¿de gabinete¿.
	
	
	o conceito relativista de cultura, nos possibilita "reconhecer na diversidade da cultura do outro as especificidades de nossa própria cultura, permitindo-nos uma perspectiva mais consciente de nós mesmos".
	
	
	é a postura privilegiada pela Antropologia contemporânea.
	
	
	é perspectiva favorecida pela prática etnográfica de pesquisa antropológica.
	
	
	deve-se analisar as práticas culturais no contexto em que são praticadas, permitindo-se, assim, ¿traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos¿.
	
Explicação:
A antropologia de gabinete foi a metodologia utilizada pelos primeiros antropólogos que ficavam em seus escritórios de trabalho nas universidades e museus da Europa enquanto aguardavam o material coletado por terceiros acerca das culturas estudadas. Eles não relativizavam uma vez que não conviviam com os grupos estudados.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(UNIOESTE) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
	
	
	
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
	
	
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
	
	
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
	
	
	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
	
	
	relativizar é construir descriçõesexteriores sobre diferentes modos de vida.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 06/11/2019 22:17:27.
c

Continue navegando