Buscar

Trabalho sobre Dinâmica de grupo e Business Game

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - POLO CAMPO GRANDE
DISCIPLINA: DINÂMICA DE GRUPO E BUSINESS GAME
PROFESSORA: ANA MARIA CARVALHO
ALUNA: BRUNA GARCIA IANNIBELLI
Rio de Janeiro
2019
	Geralmente, tanto as Dinâmicas de Grupo como os Business Game, podem ser usados em iguais eventos dentro das organizações. A diferença é que as dinâmicas de grupo tendem a ser usadas em ações mais operacionais de recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento. Já os business games são mais usados para o desenvolvimento organizacional e nos processos de tomada de decisões, devido á necessidade de serem mais elaborados. 
	
DINÂMICA DE GRUPO
	As dinâmicas de grupo também são excelentes ferramentas quando se trata de desenvolvimento organizacional, pois agem como auxiliadoras na transmissão e na assimilação de idéias e conceitos. Atualmente só o conhecimento técnico não basta. É preciso ir além e buscar desenvolver a flexibilidade, a criatividade, a inovação nos processos e métodos organizacionais, entre outros. O objetivo das dinâmicas é desenvolver as competências, habilidades e atitudes dos colaboradores, através de ambientes lúdicos criados com situações vivenciadas no dia a dia da organização, a fim de analisar como o indivíduo se comporta em determinada situação e como ele age em grupo.
	Essa é uma ferramenta diferenciada podendo ser utilizada não só nos processos de seleção de pessoal e no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, mas também na pesquisa de clima, avaliação de potencial, assim como no levantamento de necessidades da organização e na busca por soluções criativas e inovadoras. 
	O responsável ( ou facilitador) pela aplicação da dinâmica deve deixar bem explícita todas as etapas, técnicas que serão aplicadas, duração ( no geral a média é de 3 a 4 horas) e data. Tudo deve ser bem planejado para que se alcance o sucesso esperado. A dinâmica de grupo tornou-se fundamental para a mudança de comportamento e desenvolvimento organizacional. 
BUSINESS GAME
	Business Game ou Jogos de Negócio, são ferramentas que podem auxiliar o departamento de Recursos Humanos no processo de promoção do desenvolvimento de conceitos e idéias. Servem também como referência no processo decisório da organização, a fim de tornar as práticas profissionais mais eficientes e eficazes. Podem ser eletrônicos ou não e são aplicados de forma simulada, ou seja, são criadas simulações de modo a desafiar os participantes nas mais diversas áreas e por meio dessa experiência vivencial, eles desenvolvem habilidades, técnicas e comportamentais, necessárias para atuar em áreas diversificadas. Importante salientar a importância de se saber quais as habilidades e competências que a organização necessita desenvolver para que as práticas de business games sejam mais eficazes. 
	Geralmente os jogos apresentam a seguinte estrutura: quebra-gelo, técnica de apresentação, técnica de desenvolvimento e fechamento. O business game ou jogo de negócios tem como finalidade aumentar o conhecimento, desenvolver as habilidades e fixar as atitudes. Abaixo estão alguns exemplos de jogos:
1 - Jogos gerenciais: voltada ao desenvolvimento de executivos para a tomada de decisões;
2 - Jogos de gestão: focados em estratégias de gestão empresarial;
3 - Jogos de mercado: tem como foco as situações de decisão em termos de mercado;
4 - Jogos funcionais: o foco é ajudar o colaborador em uma determinada função na empresa;
5 - Jogos de processo: focado no desenvolvimento de habilidades técnicas para uma função específica.
	Jogos de negócio quando realizados de maneira eficiente e eficaz, com planejamento e tomando os devidos cuidados (como por exemplo a atenção para não criar modelos errados sobre como gerir a empresa), tendem a trazer uma perspectiva de abordagem interessante para a formação e desenvolvimento empresarial e de colaboradores. 
	Portanto, tanto os jogos quanto as dinâmicas podem ser usados para: 
* Mudança de cargo;
* Desenvolvimento;
* Recolocação pessoal;
* Avaliação de competências;
* Promoções;
* Desenvolvimento gerencial;
* Indicação para treinamentos.
REFERÊNCIAS:
FRAGOSO, Carolina. Dinâmicas de grupo:desenvolve o comportamento organizacional?. rhportal.com.br, 2015. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/dinmicas-de-grupo-desenvolve-o-comportamento-organizacional/ > Acesso em: 21/08/2019
OLIVEIRA, Fabiano Naspolini. Jogos de Negócio: diversão e aprendizado ao gerir uma empresa virtual, 2016. Disponível em: <https://www.fabricadejogos.net/posts/artigo-jogos-de-negocios-diversao-e-aprendizado-ao-gerir-uma-empresa-virtual/ > Acesso em: 21/08/2019
REIS, Karen. Business Game: consultoria em jogos digitais empresariais e advergames, 2014. Disponível em:<http://www.karenreis.com.br/consultoria/business-games/ > Acesso em: 21/08/2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando