Simulado 1
3 pág.

Simulado 1


Disciplina<strong>conhecimento</strong> Geral11 materiais3 seguidores
Pré-visualização1 página
PERGUNTA 1
Podemos afirmar que, atualmente, há diversas normas internacionais de proteção aos direitos da mulher, em uma clara demonstração de um sentimento coletivo que expressa que são inaceitáveis as várias formas de violência a que elas estão submetidas.
Considerando essas informações, podemos afirmar que a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher tem um importante destaque, pois:
I - Apresentou severos avanços em relação aos direitos das mulheres e, apesar de ter sido criada no âmbito da União Europeia, tem ampla aplicação em diversos países fora daquele bloco continental. 
II - Essa norma internacional se notabilizou por apresentar direitos humanos específicos para as mulheres.
III - Em razão de sua importância, vários de seus preceitos serviram de base para a criação da Lei Maria da Penha.
IV - Essa norma internacional, apesar de não ter sido incorporada pelo direito brasileiro, é utilizada como referência para o trato da questão da violência doméstica e do feminicídio em nosso país.
É correto o que se afirma somente em:
	
	a.
	II e IV.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	I e III.
	
	d.
	III e IV.
	
	e.
	I e II.
0 pontos   
PERGUNTA 2
Uma importante iniciativa atualmente em curso no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) é denominada de Agenda 2030, que busca atingirmos os &quot;Objetivos de Desenvolvimento Sustentável&quot;. Sobre essa iniciativa, é correto se afirmar que:
	
	a.
	Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável busca a igualdade de gênero, o que inclui a eliminação de todas as formas de violência contra a mulher.
	
	b.
	Essa Agenda parte da ideia de que iniciativas que busquem o combate às questões ambientais podem gerar um ambiente que, naturalmente, poderá eliminar todas as formas de violência, contudo, não há qualquer direcionamento de ações para que isso ocorra.
	
	c.
	A forma como essa Agenda foi estabelecida representa uma clara indicação de que diversos países membros dessa organização internacional não consideram a possibilidade de que haja um significativo avanço nos próximos anos nos direitos da mulher e no combate às diversas formas de violência contra elas praticadas.
	
	d.
	A discussão dessa iniciativa no âmbito da Organização das Nações Unidas é considerada um destacado exemplo de como há um total desinteresse pelas questões que afetam a toda a humanidade, pois somente dois terços dos membros dessa organização internacional adotaram esses objetivos.
	
	e.
	Essa Agenda e as medidas para a sua implementação são consideradas um cruel marco para a história da ONU, pois houve uma clara escolha no enfrentamento de questões ambientais em detrimento da discussão dos direitos da mulher.
0 pontos   
PERGUNTA 3
Considerando a forma como o feminicídio é tratado em nossa legislação penal, analise as afirmativas a seguir:
I - O feminicídio é um crime incorporado recentemente no Código Penal, que não guarda direta relação com outros anteriormente existentes, sendo que sua criação decorre do agravamento da violência doméstica e do aumento de morte de mulheres em nosso país.
II - O feminicídio, em razão da forma como foi estabelecido por nossa legislação penal, é caracterizado como um dos crimes hediondos, o que lhe causa uma maior severidade no cumprimento das penas impostas.
III - Uma das situações que acarreta a caracterização do feminicídio se dá quando o crime é motivado pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
É correto o que se afirma somente em:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II.
	
	c.
	I.
	
	d.
	I e III.
	
	e.
	II e III.
0 pontos   
PERGUNTA 4
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Podemos afirmar que o feminicídio está diretamente relacionado a diversas formas de violência contra a mulher, especialmente aquelas decorrentes de relações profissionais e de parentesco.
II - Apesar do vocábulo &quot;feminicídio&quot; ser utilizado há muito tempo em nosso cotidiano, somente mais recentemente é que ele passou a ser associado com a violência praticada contra a mulher. 
III - Seguindo a concepção que o feminicídio recebeu em nossa legislação, ele representa uma clara violação dos direitos humanos. 
É correto o que se afirma somente em:
	
	a.
	II e III.
	
	b.
	II.
	
	c.
	III.
	
	d.
	I e III.
	
	e.
	I e II.
0 pontos   
PERGUNTA 5
Com relação ao consumo consciente, considere as afirmações abaixo. 
I \u2013 O respeito aos princípios dos três erres (3R) \u2014 reduzir, reutilizar e reciclar \u2014 é uma atitude que pode ser inserida tanto no consumo consciente individual, quanto no engajamento de uma organização a um programa de transparência e responsabilidade socioambiental.
II \u2013 Consumidor consciente é aquele que vê nos seus atos de consumo uma forma de transformar a sociedade, que, ao adquirir produtos, leva em conta, além de preço e marca, implicações das suas aquisições para com o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho.
III \u2013 Consumo consciente significa comprar todos os bens financeiramente disponíveis ao consumidor no momento da compra, de modo a evitar que os lares tenham bens obsoletos.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	II
	
	c.
	I, II, III
	
	d.
	I
	
	e.
	III
0 pontos   
PERGUNTA 6
Analise as afirmativas a seguir, as quais tratam dos mecanismos jurídicos relacionados à proteção de valores de destacada importância para a nossa sociedade:
I - Um importante traço de nosso sistema jurídico é que os crimes, necessariamente, são estabelecidos por meio de leis.
II - A vida, a integridade corpórea e a liberdade sexual são alguns dos bens jurídicos protegidos por nosso direito, em razão do destacado valor que eles possuem para a nossa sociedade.
III - Em razão dos avanços ocorridos nos últimos anos em nossa legislação protetiva dos direitos das mulheres, a taxa de mulheres vítimas de homicídio apresenta um consistente declínio.
É correto o que se afirma somente em:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II.
	
	c.
	I.
	
	d.
	I e III.
	
	e.
	II e III.