Buscar

Abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil

Prévia do material em texto

A ABORDAGEM DE REGGIO EMÍLIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Jéssica Ferreira da Silva
Leila Polheim
Patrícia Coutinho Puccini
Roseli Franco
Sirlei de Oliveira Sedrez
Prof. Orientadora: Jeime Andréia Dávalo Gonsalves
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Pedagogia (PED1811) Prática do Módulo
17/11/2018
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo geral abordar as múltiplas linguagens da criança na primeira infância. Essa pesquisa foi elaborada com intuito de instigar os leitores a refletir sobre esta prática na educação infantil. Apresentaremos as práticas e a abordagem de Reggio Emília, dentro deste contexto será apresentada a sua história e também alguns pontos relacionados à sua prática educacional. Um dos fatores relevantes da pesquisa,é como são organizados os ambientes de aprendizagens ,o que são os ateliês,como responder as diferentes capacidades e necessidades da criança,e qual a diferença vista entre a teoria e a prática na educação infantil.Essa pesquisa é de cunho bibliográfico,sendo a nossa base teórica fundamentada em autores como (Edwards C,Gandini L,Forman G,1999),(Rinaldi 2014),(Barbosa 2008).Essa abordagem incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica. 
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Prática pedagógica. Ensino aprendizagem. 
INTRODUÇÃO
	Quando convivemos mais tempo com as crianças passamos a ter um olhar diferente sobre como elas podem aprender, atuando na educação infantil podemos perceber que ela está cada vez mais voltada para o conteúdo, deixando de lado as práticas vivenciais pelas crianças. Na busca por algo que pudesse ir contra essa prática que está tornando a aprendizagem dos pequenos algo mecanizado desde o seu início nos deparamos com a abordagem de ReggioEmilia. 
O interesse em aprofundar-se é quase que natural e o desejo intenso de tentar transformar a educação nasce ou renasce dentro de nós. Com o anseio de por estas experiências em prática e expandir estas ideias, já comprovadas serem possíveis, este trabalho tem por objetivo compreender a abordagem de ReggioEmilia para aprendizagem na educação infantil, com o objetivo de gerar em seus leitores uma reflexão sobre sua prática com as crianças pequenas e sentirem-se capazes de uma prática diferenciada.
Traremos as concepções desta prática, a maneira como a criança é vista e compreendida em sua totalidade. Apresentando a abordagem e a prática de Reggio Emilia vai deixar claro como uma educação voltada para as vivências e o que elas questionam pode ser possível.
FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA:
Nossa pesquisa foi elaborada através do livro AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA que tem como base teórica Malaguzzi que foi um intelectual e jovem professor italiano e fundador da filosofia educacional de ReggioEmilia e junto com o município e muitos administradores, que após a segunda guerra mundial decidiu pela construção de uma nova escola após ouvir comentários que pais tinham se unido para a construção de uma escola para as crianças.
A idéia de aprendizagem e ensinamento focada na criança pequena de ReggioEmilia
foi sendo construída com o passar dos anos, baseada no trabalho de Lóris Malaguzzi, com oauxílio de professores, pais e alunos.
Valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividades, e achopotencial para iniciar toda a espécie e aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem estar e segurança nas crianças. Também pensamos que o espaço deve ser uma espécie de aquário que espelhe as ideias, os valores, as atitudes e acultura das pessoas que vivem nele. (Malaguzzi, 1984).
Segundo Rinaldi, (2014, p.16) “As escolas são ambientes organizados que oferecem ao ser humano um espaço de vida. [...]lugares atraentes para crianças e adultos, acolhendo em um conjunto de relações num campo de possibilidades criativas de expressão e de comunicação múltiplas.”
A experiência pedagógica de ReggioEmilia é uma historia que vem perpassando a mais de quarenta anos e que pode ser descrita como um experimento pedagógico em toda uma comunidade. Segundo Rinaldi, (2014, p.23). Com a criação Como tal, ela é única, ate onde temos conhecimento, jamais houve algo assim antes. (RINALDI, 2014, p.23).
Com a criação de uma escola para crianças pequenas afirmava-se o direito a uma escola secular, de melhor qualidade, sem tendência a caridade e sem discriminação.No entanto a escola precisava entender e descobrir sua identidade cultural rapidamente, para ser aceita conhecida e para conquistar respeito e confiança. A responsabilidade era grande, já que o objetivo era reconhecer o direito da criança como personagem principal.
Esse foi um tempo de paixões, de adaptação, de ajuste continuo de ideias, de seleção de projetos e de tentativas. Esses projetos e tentativas deveriam produzir muito e sair se bem; ele supostamente deveria responder as expectativas combinadas de crianças e famílias e refletirnossa competência, que ainda estava sendo formada (EDWARDS, FORMAN E GANDINI, 1999, p. 62).
Loris Malaguzzi disse certa vez , Montessori: ela é a nossa mãe ,mas como todos os filhos,tivemos de nos tornar independentes da mãe (Rinaldi,2014,p.29). Nos anos de 1960,pós duas décadas sob controle do fascismo que impedia o contato com as teorias americanas e européias,tornava se conhecidas as obras de John Dewey, Lev Vygotsky,entre outros.
	A partir dessas fontes,recebemos ideias que persistiriam e outras que não duraram muito-tópicos para discussão, razões para descobrimos conexões, discordância com as mudanças culturais, ocasiões para debates e estímulos para conformamos e expandimos as práticas e valores. E no geral, obtivemos um senso de versatilidade da teoria e das pesquisas (EDWARDS,FORMAN E GANDINI,1999,p.70).
Desde o principio o trabalho foi principalmente concentrado na observação das crianças, em processos, conclusões e teorias com métodos sobre a infância com conteúdo de base e instrumentos para estudar, analisar e principalmente refletir sobre hipóteses,bem como para justar conteúdos, posturas e propostas de ação para os professores. Segundo Rinaldi (20014 .Muitas foram as ideias e inspirações geradas e /ou encontradas e para colocá-las em prática foi preciso avançar com a prática educacional,sempre buscando maneiras de ligar as teorias aos problemas do trabalho diário.
		Os educadores de Reggio Emília reuniram teorias e conceitos de diversos campos diferentes, não apenas da educação, mastambém da filosofia, daarquitetura, daciência, da literatura e da comunicação visual.Eles relacionaram seu trabalho a uma analise do mundo mais amplo e de seus contínuos processos de mudança(RINALDI,2014)
Cada criança é única, tem seu jeito de pensar, deagir, deser, com o convívio vai se descobrindo as diferenças entre cada individuo que podem ser ampliadas ou reduzidas, dependendo muito da formação da criança, da cultura.Segundo Malaguzzi;(1999,p.90).
Quanto mais ampla for a gama de possibilidades que oferecemos ás crianças, mais intensas serão suas motivações e mais ricas suas experiências.Devemos ampliar a variedade de tópicos e objetivos, os tipos de situações que oferecemos e seu nível de estrutura, os tipos e as combinações de recursos e materiais e as possíveis interações com objetos, companheiros e adultos.(EDWARDS, FORMAN GANDINI,1999,p,90).
Quando se olha para a educação, precisa olhar de um modo diferenciado, pois a parte teórica é muito complexa e diferenciada da prática.Existem duas formas pelas quais podemos olhar os processos de aprendizagem das crianças e descobrir indícios para o seu apoio. Sãoelas; Como as crianças ingressam em uma atividade e desenvolvem suas estratégias de pensamento e ação; e a outra é o medo de como os objetos são transformados. Em Reggio Emília as experiênciasultrapassam dos saberes.SegundoMalaguzzi (1999)
Nosso modo de trabalhar torna possível a escolha entre diferentes modos de interação.Pequenos grupos de crianças trabalham simultaneamente e podem ser encontrados por toda a escola, organizadas de modo a facilitar as construções sociais, cognitivas, verbais e simbólicas. 
					
MATERIAIS E MÉTODOS:	
	
No desenvolvimento desse trabalho foram realizadas pesquisas relacionadas ao assunto abordado, onde foram feitas buscas em sites de cunho confiável, e grande parte do conteúdo foi extraído do livro AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA que é embasada na pedagogia de Lóris Malaguzzi.
Na teoria de Reggio Emília valorizava- se a representação simbólica, os espaços são organizados para serem ambientes educativos e de forma lúdica,há sempre momentos de atividades,onde é permitido que os mesmos explorem suas diversas linguagens de diferentes formas como arte,pintura,música, pesquisa etc.A criança é sempre a peça principal na educação, oferecendo diversos momentos de descobertas de novas linguagens dentro da aprendizagem. Um dos aspectos muito importante na pedagogia de Malaguzzi, é como os espaços são organizados,pois eles enriquecem a abordagem na educação, proporcionam novas oportunidades, facilitando que a mesma descubra seu próprio espaço. 
As escolas sem muros nos mostram uma conexão com a cidade, famílias, organizações
sociais e culturais, todos juntos para a execução de processos que levem às crianças a construir
seu próprio conhecimento, processos esses que levam em conta as potencialidades das crianças, enxergando-as como capazes de estabelecer relações e compreender o mundo.
A metodologia se baseia em princípios de respeito, responsabilidade e participação da
comunidade. A exploração e a descoberta, em um mundo seguro e enriquecedor, estão entre
os pilares do programa, que privilegia o desenvolvimento da criatividade e é pautado pelo
respeito entre o elo da criança com a sua família e seus educadores na relação no cotidiano.As escolas em Réggio Emília não têm um currículo planejado. 
Os professores devem sempre estar atentos às crianças, como observadores e pesquisadores, permitindo que as crianças façam suas escolhas e a partir delas sentar juntos para discutir e
refletir.Malaguzzi afirma também que quanto mais oportunidades houver para a criança, mais possibilidades haverá da mesma ser motivada e alcançar novos objetivos em suas experiências. Além da criança ser beneficiada, o professor ficará mais atento e consciente e será mais capaz de observar e de interpretar os gestos da criança.
CONCLUSÃO: 
Pode se dizer que após a segunda guerra mundial houve uma devastação de muitas estruturas e edificações escolares, nasce uma ideia que se alicerçou através de algumas práticas das quais foram evoluindo, essas inspirações foram colocadas por mães e toda a comunidade junto com um pedagogo,Malaguzzi.Eles criaram escolas e creches denominados Reggio Emília,A iniciativa de Reggio Emília tem como finalidade a participação da comunidade no método escolar onde o material de ensino não eram disciplinas formais e sim métodos de projetos onde as crianças tem como aprendizagem a escuta. Os professores do Reggio Emília buscam inovar e não acreditam que tudo esteja perfeito, mas creem que o aprender e ensinar seja uma via de mão dupla, aumentando o conhecimento e o valor de aprendizado das crianças.  
	
REFERÊNCIAS:
EDWARDS,C,GANDINI,L,FORMAN,G.As cem linguagens da criança:a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância( 1999).
RINALDI,C.Dialogos com Reggio Emilia:escutar,investigar e aprender(2014).

Continue navegando

Outros materiais