Buscar

Caso Concreto VII - Direito Civil V

Prévia do material em texto

Caso Concreto VII
1- Thiago e Deise se casaram em maio deste ano, mas no processo de habilitação esqueceram-se de informar que Thiago adotaria o sobrenome de Deise. Realizado e registrado o casamento Thiago ainda pode pedir a inclusão do sobrenome da esposa? Em caso afirmativo, como deveria ele proceder? Explique sua resposta em no máximo cinco linhas.
R: Thiago poderá incluir o nome de Deise mesmo após a celebração do casamento. Para tal, ele deverá promover uma ação de acréscimo de nome, demonstrando que os cônjuges permanecem casados e que o pedido para a adição do sobrenome do consorte para o outro é consentido, de acordo com o Art. 57/Lei 6015-73:
Art. 57. A alteração posterior de nome, somente por exceção e motivadamente, após audiência do Ministério Público, será permitida por sentença do juiz a que estiver sujeito o registro, arquivando-se o mandado e publicando-se a alteração pela imprensa, ressalvada a hipótese do art. 110 desta Lei. 
2- Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil brasileiro.
R: D) É admissível alteração do regime de bens, mediante pedido motivado de ambos os cônjuges ao juiz, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.

Continue navegando