Buscar

Plano de aula Lutas - Esgrima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA
	PLANO DE AULA
	DISCIPLINA: Lutas
	ANO: 2019
	SEMESTRE: 1º
	IDADE: 11 a 12 anos
	PERÍODO: 3 BEAD
	TURNO: Manhã
	TURMA: 6º ano
	PROFESSORES(AS): Dinah Malassa, Jaqueline Xavier de Melo, Taysa Cristine da Silva Dias, Tyago Antonio Vieira.
	CONTEÚDOS
	O elemento técnico de longa distância utilizando de implementos (espada de revista e cano de PVC com TNT) para extensão dos membros, será aplicado nos jogos de oposição propostos durante a aula.
Estágio do Desenvolvimento Cognitivo: Baseado em Piaget, no presente estágio (Operacional Formal) os participantes executam atividades de jogos avançados com ideias abstratas utilizando estratégias a fim de atingir o objetivo do jogo.
Fase do Desenvolvimento Motor: Uso dos movimentos como ferramenta para executar atividades motoras complexas, voltadas às tarefas avançadas. Caracterizando assim a Fase dos Movimentos Especializados, mais especificamente no Estágio de Aplicação, conforme Gallahue.
Períodos Sensíveis: As janelas de oportunidades, ou seja, período ótimo com maior facilidade para aprendizagem de habilidades ou desenvolvimento de aptidões ou competências são trabalhadas de acordo com a faixa etária do público alvo (11 a 12 anos). No qual as capacidades físicas trabalhadas durante a aula serão a coordenação e resistência para os meninos e meninas realizando as atividades igualmente, assim como a velocidade (de membros e reação) própria dos jogos de oposição.
Desenvolvimento Afetivo: Segundo Piaget, o desenvolvimento de sentimentos normativos, autonomia e vontade levam a construção de sentimentos idealistas. Continuo esforço individual para adaptação ao mundo social dos adultos (regido por regras) reflete na consolidação da formação da personalidade. As regras são de conhecimento e acordo de todos, admitindo as regras como necessárias para a cooperação e participação efetiva nos jogos.
	OBJETIVOS
	Aplicar e combinar habilidades motoras fundamentais (movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos) e capacidades físicas como agilidade de membros, reação, coordenação e entre outros.
Estimular a concentração, tomada de decisão, tempo de resposta e atenção dos alunos.
Permitir a iniciação aos movimentos básicos de ataque e defesa, regido por regras (pertinentes a atividade proposta e normas de bom convívio como: respeito, cuidado ao próximo, disciplina, empatia e entre outros).
	METODOLOGIA
	Procedimentos de Aula
	Materiais
	
1ª Parte: Inicial
Mestre mandou: Em duplas frente a frente, com suas respectivas espadas ocorrerá o duelo, porém os guerreiros deverão obedecer a alguns comandos dados pelo monitor (com um pé só, sem a mão direita, sem os dois pés e etc) e caso a espada encoste em qualquer parte do corpo perde-se o movimento.
	
Fita crepe e revista.
	2ª Parte: Principal
Pega lenço: Em duplas frente a frente, portando uma mini-espada na mão, haverá 2 linhas no chão que representará uma área limite do oponente e outra para soltar o lenço. Outros alunos ficarão no meio para soltar os lenços com os braços estendidos na diagonal, sem jogar para cima antes de soltar, enquanto a dupla disputa para pegar com a mini-espada antes dela cair ao chão, e quem pegar não pode sair correndo, mas sim realizar base e deslocamento de esgrima. Após 1 ou 2 disputas o monitor pedirá para trocar (quem estava soltando o lenço passa a disputar o lenço);
Esgrima com tinta: Em duplas frente a frente em um espaço delimitado (estreito e comprido), portando uma espada de revista com tinta fresca na ponta e papelão amarrado no tronco com alvo de 1 a 4, os alunos tem como objetivo atingir o seu adversário marcando com tinta para pontuação que a cada 30 seg. de duelo serão somados.
	
Revista, durex, giz e tecido.
Fita crepe, revista, tinta, papelão e barbante.
	3ª Parte: Final
Guerra de Cotonete: Em duplas, os alunos ficarão em uma estrutura mais elevada e estreita e utilizarão de um cotonete gigante para atacar e se defender, objetivando desequilibrar o oponente acarretando sua queda da estrutura e este então será eliminado da disputa. Vence o último que “sobreviver” a luta.
Ninja: Dispostos em círculo, os alunos deverão atacar uma única vez e o adversário irá desviar do golpe não permitindo que a espada do oponente atinja a sua e poderá atacar outro colega e assim sucessivamente. O aluno que tiver sua espada atacada será eliminado do jogo. Vence o último do círculo.
	
Cano pvc, Garrafa PET, Parafusos pequenos, Papel, TNT, fita crepe e pneus.
Fita crepe e revista
	PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
	Avaliar as capacidades físicas dos alunos e verificar se está condizente com as características motoras pertinentes à idade em que se encontram, bem como avaliar as capacidades cognitivas tais como tempo de reação, ideias abstratas, raciocínio lógico e hipotético-dedutivo (levantamento de hipóteses e deduções). Essas avaliações serão realizadas por meio de observação durante as atividades propostas. Além dos critérios anteriores, tem-se por objetivo uma análise da turma como um grupo, levando em consideração os aspectos psicossociais passíveis de observação.
	BIBLIOGRAFIAS BÁSICA
	
MOTTA, Alexandre; RUFFONI, Ricardo. Lutas na infância: uma reflexão pedagógica. Rio de, 2006.
DOS SANTOS, Sérgio Luiz Carlos. Jogos de Oposição: ensino das lutas na escola. Phorte, 2012.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Penso Editora, 2015.
ARANTES, V. A. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:
Summus, 2003.
OZMUN, John C.; GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo: Phorte, 2005.
Piaget, J. A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

Continue navegando