A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DE CARREIRAS

Pré-visualização | Página 3 de 16

no processo da busca pelo sucesso profissional. Analise as afirmativas a seguir:
I- Dentre as muitas competências que o profissional deve ter, gostar da sua profissão é um fator essencial para o sucesso profissional. CORRETA
II- Fazer uma projeção sobre o futuro próspero, observando as oportunidade s que existem no mercado de trabalho. CORRETA
III- Entender quais os processos que nos envolvem para a busca do processo de um a carreira promissora. CORRETA
IV- Fazer um planejamento de carreira é desnecessário, nenhuma empresa contribui com o sucesso do funcionário. ERRADA
18-A relação entre empregador e funcionário passou a mudar a partir da Revolução Industrial, evento que marcou profundamente as relações trabalhistas. A especialização por funções e criação de planos de cargos e salários surgiu dela. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A transição entre o predomínio da manufatura para a indústria de linhas de produção teve impactos enormes na forma de se trabalhar, pois houve a introdução de máquinas fabris com poder de multiplicar o rendimento do trabalho e aumentar a produção global.
( F ) A Revolução Industrial não teve influência nas relações trabalhistas, apesar de todos os estudos demonstrarem o contrário.
( V ) A Revolução Industrial é um movimento iniciado na Inglaterra, a partir de meados do século XVII, e se caracteriza pela passagem da manufatura à indústria mecânica.
( F ) A Revolução Industrial iniciou na Ásia e, dessa forma, países como Japão e Coreia do Sul obtiveram um diferencial competitivo enorme em relação aos demais países concorrentes, e desencadeou uma corrida em busca da contínua eficiência organizacional e avanços tecnológicos que dura até hoje.
.
19-A competitividade ultrapassa os mercados atuais , atingindo principalmente os mercados futuros, em que as empresas implantam a cada dia novas formas de gestão e planejamento, a fim de conquistar novos mercados. Acima das conquistas tecnológicas, o que esses pesquisadores declaram atualmente?
( ) As organizações bem-sucedida s serão aquelas que se basearem na exploração constante de novos produtos no mercado, novos sistemas e métodos e novas soluções.
( ) As organizações bem-sucedida s serão aquelas que se basearem unicamente na vanguarda tecnológica, na pesquisa, na busca constante de novos produtos, novos sistemas e métodos e novas soluções.
(X ) As organizações bem-sucedida s serão aquelas que se basearem na exploração do talento humano associado à van guarda tecnológica, à pesquisa, à busca contínua de novos produtos, novos sistemas e novas soluções.
( ) As organizações bem-sucedida s serão aquelas que se basearem em conquista de no vos mercados, com base na pesquisa mercadológica cuida dosa, e isso está aliado à vanguarda tecnológica, à pesquisa, à busca constante de novo s produtos, novos sistemas e métodos e novas soluções.
20-Diante da evolução que as mudanças afloram a todo o momento nas organizações, é importante ressaltar a necessidade que existe com relação ao downsizing, que, por sua vez, pode resultar em demissões e reorganização do trabalho das pessoas que envolvem a organização. Com relação ao downsizing das organizações, analise a s afirmativas a seguir :
I- As empresas devem estar bem preparadas para a realização do processo de recolocação das pessoas. CORRETA
II- Downsizing é significado de demissões de várias pessoas nas organizações, causando inúmeros desempregos. ERRADA
III- Para que haja corte de pessoal, as organizações devem munir-se de um planejamento de pessoas. CORRETA
IV- Downsizing é uma solução rápida e prática para qualquer tipo de problemas existentes nas organizações. ERRADA
21-A carreira profissional aborda elementos essenciais para o devido planejamento de carreiras. Um desses elementos é a autoavaliação, em que se questiona o que o profissional quer fazer, o que gosta de fazer a descrição do futuro promissor. No contexto da autoavaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para a s falsas:
(V ) A autoavaliação concretiza-se por meio das habilidades e atitudes levadas à prática.
( F ) A realização de um futuro promissor depende unicamente da situação econômica do país.
(V ) Obter um desenvolvimento de carreira eficaz é resultado de uma autoavaliação positiva.
( F ) É desnecessário fazer o planejamento de carreiras para obter um crescimento profissional.
22-As organizações têm escolhido investir no processo de seleção, e m que o candidato passa por diversos processos, como entrevistas, dinâmicas, testes, facilitando a escolha do profissional de acordo com o perfil desejado para a vaga em aberto. Há diversos processos a serem analisados. Com relação à ordem normal desses processos, ordene os itens a seguir:
I- Análise do currículo. 
II- Escolha do profissional. 
III- Entrevista individual. 
IV- Dinâmica ou testes. 
V- Contratação d o profissional. 
( ) IV - II - I - III - V.
( ) II - III - I - V - IV.
( X ) I- III - IV - II - V.
( ) III - I - IV - V - II .
23-A carreira pode ter vários significados ao ser humano; entretanto, pode ser avaliada de forma objetiva e de forma subjetiva, que representam, respectivamente, aspectos externos e aspectos internos, conforme apresentado pelos auto res Arthur e Rosseau (1995). Analise a s sentenças a seguir:
I- Na forma de avaliação subjetiva, são envolvidos elementos como autoimagem, sentimento de identidade, as atitude s e a sua afinidade com o trabalho. CORRETA
II- A forma de avaliação objetiva se caracteriza como uma avaliação baseada no regozijo e realização das pessoas. ERRADA
III- A forma de avaliação objetiva representa aspecto s como status e remuneração. CORRETA
FONTE: ARTHU R, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Care er: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
24-Novas formas d e relações de trabalho surgiram a partir da década de 70, principalmente nos Estados Unidos, com intensificação a partir do s anos 80. Essa onda de novas relações trabalhistas, novas formas de se abordar a trajetória profissional, acabou por propiciar maior liberdade de escolha, tanto para empresas quanto para as pessoas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Existem o trabalho em tempo parcial (part-workers) e trabalhos temporários (temporary-works).
( V ) Existem o emprego casual (casual workers) e o trabalho por conta própria (self-employed-workers).
( V ) Existem o trabalho em casa (home-job) e o trabalho sem fronteira (boundaryless job),
( F ) Só existe o trabalho autônomo (“free lancer”), nenhum outro tipo de nova carreira.
25-A carreira caleidoscópica é uma nova forma de encarreiramento, criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando aspectos pessoais, profissionais e familiares. Segundo Scalabrin (2008), as decisões de carreira envolvem a atenção de três grupos de necessidades: autenticidade, balanço e de safio. Analise as sentenças a seguir:
FONTE: SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo sobre decisões de OPT-OUT. Disser tação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
I- A autenticidade se caracteriza pela necessidade d e encontrar acordo entre o trabalho e suas aptidões pessoais. CORRETA
II- O balanço se caracteriza pela busca de trabalhos que permite ao indivíduo tem po vago para si e para a família. CORRETA
III- A necessidade de aprender, de se desenvolver como pessoa e de encontrar inspiração no trabalho caracteriza o grupo do desafio. CORRETA
IV- A necessidade que aponta para a busca de um trabalho que esteja relacionado às suas aspirações e motivações é conhecida como desafio. ERRADA
26-Com relação aos modelos de carreira, temos a inda carreira e empreendedorismo, que nos proporciona a oportunidade de crescer por meio do saber empreender ou ser um empreendedor