A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DE CARREIRAS

Pré-visualização | Página 9 de 16

tornou uma prática de vida nas indústrias do mundo inteiro. Isso causou modificações profundas no encarreiramento individual e coletivo.
( ) Downsizing: enxugar a estrutura, em certos momentos, se tornou um costume nas indústrias do Brasil. No entanto, não causou alterações no encarreiramento coletivo. 
( ) Downsizing: enxugar a estrutura, em certos momentos, causando mudanças profundas somente nas áreas técnicas e de liderança.
( ) Downsizing: enxugar a estrutura, em certos momentos, se tornou um estilo de vida nas indústrias do mundo inteiro. E apresentou grandes mudanças na metodologia de demissão, que se tornaram mais humanas e agressivas.
68-Com o avanço da tecnologia e a evolução do trabalho e da era do conhecimento, as empresas buscaram integrar-se a métodos de programas diversificados para suprir as necessidades econômicas e sociais. Com as necessidades e desejos do homem, pode-se buscar a eficiência do trabalho do colaborador. Dentre esses métodos, integrou-se o 5S, programa que objetivou o aumento produtivo e a eliminação de desperdícios. Os sensos seguem uma determinada ordem. Sabendo disso, ordene os itens a seguir:
I- SHITSUKE: define educação, harmonia.
II- SEITON: arrumação, pôr as coisas em seu devido lugar.
III- SEISOH: limpeza, manter o local de trabalho limpo.
IV- SEIRI: saber o que ainda irá utilizar.
V- SEIKETSU: no que diz respeito à saúde, asseio das pessoas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) II - I - V - IV - III.
( X ) IV - II - III - V - I.
( ) V - I - IV - III - II.
( ) II - III - I - V - IV.
69-As carreiras organizacionais e profissionais estão conectadas à vida de cada pessoa. Atualmente, o indivíduo constrói sua carreira de acordo com seus anseios, necessidades e percepções, separando cada vez mais a sua carreira dos modelos organizacionais tradicionais. Cada vez mais é necessário que as empresas busquem um modelo flexível de atuação frente à crescente competitividade. Sobre a gestão de carreira, analise as seguintes sentenças:
I- A gestão de carreira inclui a etapa de planejamento, ação, controle e avaliação de carreira com adequações ao longo do tempo. CORRETA
II- A empresa é responsável por dar treinamentos e desenvolvimento aos funcionários, mas deve fazer com cautela, visto que os funcionários bem treinados tendem a buscar outros empregos com melhores condições salariais. ERRADA
III- Na perspectiva do indivíduo, a gestão de carreira inclui o conhecimento e a avaliação da sua experiência profissional e da perspectiva da organização, inclui procedimentos e decisões voltadas aos espaços de ocupação e de níveis da organização. CORRETA
70-Para que possamos montar um planejamento de carreira, temos que fazer uma autoavaliação, verificando as fragilidades e no que devemos melhorar como profissionais e as potencialidades, competências e habilidades para seguir no processo da busca pelo sucesso profissional. Analise as afirmativas a seguir:
I- Dentre as muitas competências que o profissional deve ter, gostar da sua profissão é um fator essencial para o sucesso profissional. CORRETA
II- Fazer uma projeção sobre o futuro próspero, observando as oportunidades que existem no mercado de trabalho. CORRETA
III- Entender quais os processos que nos envolvem para a busca do processo de uma carreira promissora. CORRETA
IV- Fazer um planejamento de carreira é desnecessário, nenhuma empresa contribui com o sucesso do funcionário. ERRADA
71-Para Lawler III (apud DUTRA, 1996) existem dois tipos de diferenciação na construção de um modelo de carreira: baseado no trabalho executado pelas pessoas (job-based) ou baseado na capacitação das pessoas (skill-based). O modelo de carreira job-based é de fácil aplicação, mas apresenta quatro limitações. Dentro desse contexto, a respeito dessas limitações do "job-based", assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
( ) As pessoas são as mais importantes e o cargo que ocupam não é levado em consideração.
( ) A flexibilidade é o mais importante, sendo que existe estímulo ao envolvimento das pessoas com o seu desenvolvimento.
( X ) O cargo é o mais importante e as pessoas são valorizadas pelo cargo que ocupam.
( ) O nível hierárquico é o mais importante, sendo que quanto mais elevado o cargo, mais valorizada é a pessoa.
72-No dia a dia da organização, verificamos a interação de gestores envolvidos nas decisões que envolvem as carreiras dos funcionários. Esse processo de interação envolve planejamento de carreira e administração de carreira, em que cada pessoa tem suas atribuições específicas. Sobre as atribuições da organização com relação ao planejamento de carreira, analise as sentenças a seguir:
I- Disponibilizar modelos de planejamento de carreira, recursos, aconselhamento e informações necessárias ao planejamento de carreira individualizado. CORRETA
II- Preparar os subordinados na organização com relação ao desenvolvimento de carreira, e aconselhamento de carreira aos diretores. ERRADA
III- Conceder programas de treinamento de competências e oportunidades de experiências para o desenvolvimento no trabalho. CORRETA
IV- Acompanhar e atualizar os planos dos empregados de forma adequada. ERRADA
73-A respeito das carreiras, muito tem sido pesquisado a respeito e os especialistas apontam que a partir da Revolução Industrial surgiu o modelo mais tradicional de carreira, com uma série de características específicas que se acentuaram com o passar do tempo e o surgimento de outras formas de carreira.
( ) A respeito das "Carreiras Tradicionais", assinale a alternativa que melhor representa a característica da carreira tradicional:
( ) Instabilidade profissional.
( ) Independência em relação à organização, o funcionário muda de maneira inesperada.
( X ) Dependência da organização.
74-A Carreira sem Fronteiras surgiu na obra The Boundaryless Career: a new employment. Nesse trabalho os autores apresentam modelos de empregabilidade práticos, efetivos e adequados ao novo mundo corporativo. Sobre as características da Carreira sem Fronteiras, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
( ) O profissional aceita a oportunidade de carreira independente de ter família ou não e vislumbra um futuro com fronteiras.
( ) Dependência da organização e informações internas.
( X ) É de livre trânsito pelas fronteiras que delimitam diferentes organizações.
( ) Desvalorização das fronteiras do atual empregador.
75-Novas formas de relações de trabalho surgiram a partir da década de 70, principalmente nos Estados Unidos, com intensificação a partir dos anos 80. Essa onda de novas relações trabalhistas, novas formas de se abordar a trajetória profissional, acabou por propiciar maior liberdade de escolha, tanto para empresas quanto para as pessoas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Existem o trabalho em tempo parcial (part-workers) e trabalhos temporários (temporary-works).
( V ) Existem o emprego casual (casual workers) e o trabalho por conta própria (self-employed-workers).
( V ) Existem o trabalho em casa (home-job) e o trabalho sem fronteira (boundaryless job),
( F ) Só existe o trabalho autônomo (?free lancer?), nenhum outro tipo de nova carreira.
76-O termo "competência" é muito usado no cotidiano, embora, algumas vezes, não haja compreensão do seu significado. Habitualmente, o conceito de competência está muito próximo do conceito de capacidade. Isso acontece quando nos referimos à condição que alguém possui para realizar certas funções ou tarefas. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O termo competência refere-se a uma premissa necessária para o bom desempenho, desenvolvida provavelmente