Buscar

exercicios fixacao 3 20 Legislação Social e Trabalhista

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 11 Nov 2019, 13:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 11 Nov 2019, 13:22
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Corresponde a um direito ao homem de afastar-se do seu trabalho para auxiliar a mãe de seu filho, sem prejuízo em seu salário. A licença paternidade é de _______ dias, nos termos do art. 7o, inciso XIX, da CF/88 c/c art. 10, § 1o, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, na qual se encontra: “Até que lei venha a disciplinar o disposto no art. _______ , XIX da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias”.
Escolha uma:
a. dez // 9º
b. nove // 7º
c. sete // 9º
d. cinco // 7º
resposta correta cinco // 7º, conforme livro da disciplina página 94 - licença paternidade é de cinco dias, nos termos do art. 7o, inciso XIX, da CF/88 c/c art. 10, § 1o, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, na qual se encontra: “Até que lei venha a disciplinar o disposto no art. 7o, XIX da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias”.
e. cinco // 9º
Feedback
A resposta correta é: cinco // 7º.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A licença-maternidade (ou licença-gestante) é o benefício previdenciário, garantido pela Constituição Federal, que concede à mulher que deu à luz, ou adotou criança, licença remunerada de ________ dias. Em alguns casos, dependendo de acordos coletivos, este período pode ser ampliado para _________ dias.
Escolha uma:
a. 120 // 150;
b. 150 // 180;
c. 120 // 180;
resposta correta 120 // 180. Conforme livro da disciplina página 94. A licença-maternidade (ou licença-gestante) é o benefício previdenciário, garantido pela Constituição Federal, que concede à mulher que deu à luz, ou adotou criança, licença remunerada de 120 dias. Em alguns casos, dependendo de acordos coletivos, este período pode ser ampliado para 180 dias.
d. 150 // 120;
e. 180 // 120;
Feedback
A resposta correta é: 120 // 180;.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A dispensa sem justa causa corresponde à rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, sem que o trabalhador tenha cometido falta grave. Quando o empregado é demitido sem justa causa, verbas rescisórias são direitos do trabalhador. Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação as verbas rescisórias.
( ) Aviso prévio (que pode ser trabalhado ou indenizado, quando a dispensa é imediata).
( ) 13º Salário integral.
( ) Férias vencidas (quando houver).
( ) FGTS, 8% sobre os dias trabalhados, e 13º Salário.
( ) Férias integrais.
Escolha uma:
a. V, F, V, V, F
V, F, V, V, F. Apostila Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social,Trabalhista,Comercial e Tributária – Capítulo: 2 -Aspectos Relevantes do Direito do Trabalho.- Sub Título:2.2.1.20 - Dispensa Sem Justa Causa. Página: 99.
b. F, V, F, V, F
c. V, F, V, F, V
d. V, V, V, V, V
e. F, F, V, F, V
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, V, F.
Questão 4
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com art. 459 da CLT o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. Esse pagamento, quando estipulado por mês deverá ser efetuado até:
Escolha uma:
a. O mais tardar, até o segundo dia útil do mês subsequente ao vencido.
b. O mais tardar, até o terceiro dia útil do mês subsequente ao vencido.
c. O mais tardar, até o quarto dia útil do mês subsequente ao vencido.
d. O mais tardar, até o sexto dia útil do mês subsequente ao vencido.
e. O mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.
Feedback
A resposta correta é: O mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido..
Questão 5
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Quanto o trabalho expõe o empregado a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados fixados em lei ou norma, que por sua natureza, intensidade ou tempo de exposição pode causar dano a saúde do trabalhador, estamos diante de:
Escolha uma:
a. Insalubridade.
b. Periculosidade.
c. Jornada de Trabalho.
d. Acidente do Trabalho.
e. Salubridade.
Feedback
A resposta correta é: Insalubridade..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O empregador tem deveres com os seus trabalhadores e usufruem de direitos a partir do momento em que o contrato de trabalho entra em vigor até ao seu termo. Segundo Delgado (2010, p. 381), [...] O empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do próprio contrato de trabalho e sua execução. Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação aos direitos e obrigações do empregador.
( ) Referente à sucessão, a CLT, no art. 10, esclarece: “Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os direitos adquiridos por seus empregados”.
( ) “A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa afetará os contratos de trabalhos dos respectivos empregados”.
( ) A alteração na modalidade societária preserva, pois, com a nova forma societária emergente, os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.
( ) O empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do próprio contrato de trabalho e sua execução..
( ) Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
Escolha uma:
a. V, V, F, V,V
b. F, F, V, F, V
c. F, V, F, V, F
d. V, F, V, F, V
e. F, F, V, V, V
F, F, V, V, V
Feedback
A resposta correta é: F, F, V, V, V.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É uma assistência financeira temporária concedida aos trabalhadores demitidos sem justa causa, ao trabalhador com contrato de trabalho suspenso decorrente de participação em curso de qualificação profissional, oferecido pelo empregador, conforme convenção ou acordo coletivo celebrado para esse fim, a pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca e para os trabalhadores resgatados de regimes de trabalho forçado ou em condições escravas. Este conceito corresponde a(o):
Escolha uma:
a. Salário família.
b. Seguro desemprego.
Seguro desemprego. Página 97do livro da disciplina. A questão refere-se ao seguro desemprego, que corresponde à assistência financeira temporária concedida aos trabalhadores demitidos sem justa causa, ao trabalhador com contrato de trabalho suspenso decorrente de participação em curso de qualificação profissional, oferecido pelo empregador, conforme convenção ou acordo coletivo celebrado para esse fim, a pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca e para os trabalhadores resgatados de regimes de trabalho forçado ou em condições escravas
c. Seguro moradia.
d. Auxílio alimentação.
e. Auxílio moradia.
Feedback
A resposta correta é: Seguro desemprego..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A dispensa sem justa causa corresponde à rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, sem que o trabalhador tenha cometido falta grave. Quando o empregado é demitido sem justa causa, as seguintes verbas rescisórias são direitos do trabalhador:
Escolha uma:
a. férias proporcional.
b. Nenhuma alternativa está correta.
c. todas as alternativas estão corretas.
resposta correta é todas as alternativas estão corretas, conforme livro da disciplina página 99 onde o autor expressa que quando o empregado é demitido sem justa causa, as seguintes verbas rescisórias são direitos do trabalhador; aviso prévio (que pode ser trabalhado ou indenizado, quando a dispensa é imediata); 13o salário proporcional (referente aos meses trabalhados); férias vencidas(quando houver); férias proporcionais; adicional de um terço sobre férias; saldo de salários (referente aos dias trabalhados do mês); FGTS, 8% sobre os dias trabalhados, e 13o salário; 40% sobre o total dos valores referentes ao FGTS; fornecimento da Comunicação de Dispensa, preenchido e assinado pelo empregador para recebimento do seguro desemprego.
d. FGTS, 8% sobre os dias trabalhados, e 13o salário.
e. aviso prévio (que pode ser trabalhado ou indenizado, quando a dispensa é imediata).
Feedback
A resposta correta é: todas as alternativas estão corretas..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O FGTS foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho o valor referente ao FGTS. Qual é o valor percentual que deve ser recolhido pelo empregador sobre o salário do funcionário?
Escolha uma:
a. O valor correspondente a 10% do salário do funcionário.
b. O valor correspondente a 8% do salário do funcionário.
resposta correta O valor correspondente a 8% do salário do funcionário. Página 95 do livro da disciplina. O FGTS foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário do funcionário.
c. O valor correspondente a 11% do salário do funcionário.
d. O valor correspondente a 9% do salário do funcionário.
e. O valor correspondente a 12% do salário do funcionário.
Feedback
A resposta correta é: O valor correspondente a 8% do salário do funcionário..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao salário, o Art. 462 e Art. 459da CLT afirma que:
Art. 462. Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
Art.459. O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
Em relação ao pagamento do salário, leia as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, com base nos artigos supracitados.
( ) É vedado às empresas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispor do seu salário.
( ) Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.
( ) Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.
( ) Sempre que não for possível o acesso dos empregados a armazéns ou serviços não mantidos pela empresa, é lícito à autoridade competente determinar a adoção de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os serviços prestados a preços razoáveis, sem intuito de lucro e sempre em benefícios dos empregados.
( ) O pagamento do salário deve ser feito, em dia útil e no local do trabalho, somente em dinheiro com o consentimento do empregado, em estabelecimento próximo ao local do trabalho.
Escolha uma:
a. F, V, F, V, F
b. F, F, V, F, V
c. F, V, V, V, F
Resposta correta é F, V, V, V, F
d. V, F, V, F, V
e. F, F, V, F, V
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, V, F.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando