Buscar

Legislação Social e Trabalhista exe4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação Social e Trabalhista Exe4
Questão 1Correta
A greve, no Direito do Trabalho, representa uma forma legal e excepcional de autodefesa e também um mecanismo unilateral de solução de conflitos coletivos de trabalho (...). O Estado abre mão, momentaneamente, do seu poder/dever de prestar a tutela jurisdicional para permitir que os trabalhadores, representados pelo ente coletivo respectivo, promovam a autotutela dos seus direitos, sem que isso configure crime de exercício arbitrário das próprias razões, previsto no artigo 345 do Código Penal.
CAIRO JÚNIOR, José. Curso de Direito do Trabalho. 13. ed. Salvador: JusPodivm, 2017. p. 1.136.
Acerca do direito de greve, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
A greve só pode ser exercida após esgotadas as tentativas de negociação e de conciliação.
Por ser um instrumento de pressão máxima, a greve só pode ser exercida após esgotadas as tentativas de negociação e de conciliação. Embora não haja lei que regulamenta a greve no serviço público, o STF entendeu pela aplicação da Lei nº 7.783/1989 como forma de suprir a omissão legislativa. Portanto, é permitida a greve aos servidores públicos. O direito de greve é vedado aos militares, nos termos do art. 142, § 3º, IV, da Constituição Federal. A greve é um direito social e coletivo. A greve é um direito a ser exercido coletivamente (não existe greve de um trabalhador). Via de regra, a greve gera a suspensão do contrato de trabalho, sem o pagamento dos salários. Contudo, pode ser que o Poder Judiciário fixe regra diversa.
Questão 2Errada
A Legislação trabalhista, em capítulo específico, dispõe sobre os institutos da convenção coletiva e do acordo coletivo de trabalho. Tratam-se de espécies de negociações coletivas, em que haverá a participação dos sindicatos representativos da categoria profissional e os sindicatos representativos da categoria econômica ou a empresa/empregador. (artigo 611 da CLT).
 
Com base nos conceitos sobre convenção coletiva e do acordo coletivo de trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. As convenções e os acordos coletivos podem criar normas, estabelecer direitos e criar obrigações a todos os participantes da negociação. No entanto, o artigo 620 da CLT, alterado pela Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017 –, estabeleceu categoricamente que uma delas prevalece sobre a outra.
 
PORQUE
 
II. As condições previstas em Acordo Coletivo, juridicamente estão abaixo das normas estipuladas em Convenção Coletiva, tendo em vista o maior alcance desta última.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
É importante destacar que o artigo 620 da CLT, com nova redação dada pela Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017 –, estabeleceu categoricamente que as condições previstas em Acordo Coletivo sempre prevalecerão sobre as normas estipuladas em Convenção Coletiva. Isso significa que, se uma determinada empresa tiver um Acordo com o Sindicato de certa categoria, este que prevalecerá não sendo aplicável, a Convenção Coletiva celebrada entre o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores, por ser o acordo um dispositivo especial (e não geral) para os acordantes.
Questão 3Correta
O aviso prévio poderá ser trabalhado ou indenizado. No primeiro caso, o empregado cumpre o período prestando serviços na empresa, enquanto que, no segundo, recebe em dinheiro o valor correspondente ao aviso. Quem decide se o aviso será trabalhado ou indenizado é a pessoa que a concede, ou seja, o empregador, na hipótese de dispensa sem justa causa; e o empregado, na hipótese de pedido de demissão.
 
Com relação ao regramento sobre aviso prévio e resilição contratual, complete as lacunas a seguir:
 
O prazo mínimo do aviso prévio é de _________, conforme determina a Constituição Federal, artigo 7º, inciso XXI. Isso significa que, em um contrato de até um ano de serviço, o aviso será de ___________. No que se refere ao período máximo, a Lei nº 12.506/2011 estabeleceu uma proporcionalidade em relação ao tempo do contrato de trabalho, conhecido como aviso prévio __________ Trata-se da possibilidade de acréscimo de três dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até ___________ dias.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Sua resposta
30 dias, 30 dias, proporcional, 90.
O prazo mínimo do aviso prévio é de 30 dias, conforme determina a Constituição Federal, artigo 7º, inciso XXI (BRASIL, 1988). Isso significa que, em um contrato de até um ano de serviço, o aviso será de 30 dias. No que se refere ao período máximo, a Lei nº 12.506/2011 (BRASIL, 2011) estabeleceu uma proporcionalidade em relação ao tempo do contrato de trabalho, conhecido como aviso prévio proporcional. Trata-se da possibilidade de acréscimo de três dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.
Questão 4Correta
O prazo mínimo de concessão de aviso prévio é de 30 dias, conforme determina a Constituição Federal, artigo 7º, inciso XXI. Isso significa que, em um contrato de até um ano de serviço, o aviso será de 30 dias. No que se refere ao período máximo, a Lei nº 12.506/2011 (BRASIL, 2011) estabeleceu uma proporcionalidade em relação ao tempo do contrato de trabalho, conhecido como aviso prévio proporcional.
Um importante regra aplicável apenas nas situações em que o aviso prévio é concedido pelo empregador diz respeito a que o empregado terá direito a uma redução de duas horas diárias sem prejuízo do salário ou poderá deixar de trabalhar durante sete dias corridos durante o aviso, pois
Sua resposta
referida regra tem a pretensão de possibilitar ao empregado a busca de um novo trabalho.
A regra em questão é oferecida ao empregado pela legislação, apenas nas hipóteses de dispensa sem justa causa, visando possibilitar ao empregado a busca de um novo trabalho. Do contrário, isto é, se o empregado pediu demissão, presume-se que já tenha encontrado novo labor.
Questão 5Correta
O Direito Individual do Trabalho trata da regulação do contrato de emprego, fixando direitos, obrigações e deveres das partes (empregado e empregador). O Direito Coletivo de Trabalho, por sua vez, regula as relações entre as organizações coletivas de empregados e empregadores e/ou relações entre as organizações de trabalhadores e empregadores diretamente (DELGADO, 2016, p.1423).
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos arrolados na Coluna A com seus respectivos institutos, apresentados na Coluna B.
	Coluna A
	Coluna B
	I. Ação promovida por uma entidade sindical na intenção de discutir judicialmente, por exemplo, a interpretação de uma norma jurídica.
	1. Dissídio coletivo de trabalho
	II. Constituída pela semelhança das condições profissionais ou trabalho em comum ou pelo emprego em uma mesma atividade econômica (ou similar).
	2. Convenção coletiva de trabalho.
	III. Constituída pela semelhança ou identidade de atividades econômicas.
	3. Categoria profissional.
	IV. Instrumento normativo pactuado entre o sindicato da categoria profissional (trabalhadores) e o sindicato da categoria econômica (patronal).
	4. Categoria econômica. 
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Sua resposta
I - 1, II - 3, III - 4, IV - 2.
Na terminologia jurídica relacionada à organização sindical, tem-se a “categoria profissional” e “categoria econômica, bem como dissídio coletivo de trabalho e convenção coletiva de trabalho. A categoria profissional enuncia a semelhança de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas. Já o conceito de categoria econômica diz respeito a solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas. Dissídio coletivode trabalho consiste em ação promovida por uma entidade sindical na intenção de discutir judicialmente, por exemplo, a interpretação de uma norma jurídica ou a abusividade/legalidade de uma greve. Por fim, convenção coletiva de trabalho é o instrumento normativo pactuado entre o sindicato da categoria profissional (trabalhadores) e o sindicato da categoria econômica (patronal), com o objetivo de fixar condições de trabalho aplicáveis às relações de trabalho no âmbito das respectivas representações (SARAIVA, 2010).

Outros materiais