Buscar

TRABALHO AÇO - FLEXÃO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
	
	‘’Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras’’
 
ELEI LUIZ ROSSI JUNIOR
IMAN AL SHAMAA
RELATÓRIO – ENSAIO DE FLEXÃO DO AÇO
FOZ DO IGUAÇU - PR
Setembro - 2019
INTRODUÇÃO
O estudo das propriedades dos materiais no ramo da Construção Civil é algo imprescindível e necessário para que haja uma maior eficácia e segurança ao trabalhar. Para esta área, estudos que envolvam resistência à compressão, resistência à tração, resistência às temperaturas (altas e baixas), flambagem e entre outros são essenciais.
No caso deste relatório, o principal objetivo foi analisar o efeito da flexão sobre uma barra de aço de 2 metros em Perfil U com apoios a 10 centímetros das bases, ver o quanto ela deforma de acordo com a carga que lhe é imposta, para avaliar sua capacidade de estar em uma estrutura como uma cobertura metálica, ou algum outro elemento estrutural de suma importância.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As propriedades mecânicas dos materiais são de suma importância para qualquer área da engenharia, pois através de experimentos em laboratórios os engenheiros são capazes de conhecer as características do material, a fim de saber qual é a sua deformação máxima e seu ponto de ruptura ou fratura. Este comportamento demonstra de forma geral como o material esta reagindo de acordo com uma carga e/ou fator externo.
Ao fazer o estudo das propriedades dos materiais, deve-se levar em consideração a duração da carga aplicada, a quantidade de carga aplicada, além das condições ambientais no momento do experimento. 
O estudo de resistência à flexão tem como objetivo determinar a tensão e a flecha de ruptura, entre outras propriedades, apenas apoiando um corpo de prova (neste caso, um barra de aço) em dois pontos com uma determinada distância entre eles e aplicando uma carga no centro desta distância. Deve-se ressaltar que o teste leva em consideração uma carga contínua e persistente, e não uma carga de impacto, que levaria a resultados completamente diferentes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para que o experimento fosse realizado, foi utilizada uma barra de aço com perfil “U”, com dimensões 2m x 0.04m (Comprimento x Largura). Com o auxílio da equipe técnica do laboratório do CEPE, introduziu-se a barra na superfície de testes da Prensa Hidráulica, da maneira mais correta possível, para que nao houvesse discrepâncias nos resultados por conta do mal posicionamento da barra no equipamento. 
A prensa hidráulica disponível no momento, mostrava os resultados em milímetros (através do Extensômetro), e a carga em Kgf (através da Célula de Carga). Deve-se ressaltar que a máquina foi operada mediante o auxílio do corpo técnico presente. Através da análise direta destes resultados, obtivemos a tensão de flexão na barra, com unidade kgf/mm2.
Figura 01 - Barra de Aço colocada na Prensa Hidráulica
Figura 02 - Barra de Aço colocada na Prensa Hidráulica
Figura 03 - Prensa Hidráulica
Figura 04 - Prensa Hidráulica marcando o máximo de força suportada pela barra de aço. (992Kg)
Figura 05 – Extensômetro digital marcando a deformação em mm.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Depois de realizado o ensaio de flexão da barra de aço foram obtidos os dados a seguir:
	Força (Kg)
	Flexão (mm)
	200
	0
	250
	0
	300
	- 1,67
	350
	- 3,17
	400
	- 4,35
	450
	- 5,64
	500
	- 7,09
	550
	- 8,31
	600
	- 9,75
	650
	- 11,21
	700
	- 12,81
	750
	- 14,47
	800
	- 16,40
	850
	- 18,45
	900
	- 21,18
	950
	- 24
	992
	- 47,01
Fonte: Próprios Autores.
Fonte: Próprios autores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROPRIEDADES MECÂNICAS DE MATERIAIS. Disponível em: http://www.foz.unioeste.br/~lamat/downmateriais/materiaiscap10.pdf Acesso em: 11 de Setembro de 2019.

Continue navegando