Buscar

introdução relatorio caracterizção de carboidratos

Prévia do material em texto

Introdução:
 Os carboidratos são biomoléculas poliidroxialdeidos (várias hidroxilas ligadas na cadeia carbônica, contendo a função aldeído) ou poliidrexicetonas (diversas hidroxilas ligadas a cadeia carbônica, contendo a função cetona. Muitos carboidratos podem ser representados pela formula genérica: (CH2O)n. Os carboidratos ainda podem ser classificados de acordo com o seu tamanho em: monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos.
 Os monossacarídeos são os açucares mais simples, constituídos de um único monômero, sendo os mais comuns as pentoses (cinco carbonos na cadeia principal) e as hexoses (seis carbonos na cadeia principal). Todos os monossacarídeos são açucares redutores(agentes redutores que podem reagir de maneira branda, geralmente com os íons férricos e cúpricos). Os oligossacarídeos são compostos por cadeias curtas de unidades monosacarídicas (entre dois a vinte monômeros), sendo os mais comuns os dissacarídeos (duas unidades de monossacarídeos); os dissacarídeos podem ser açucares redutores ou não, depende da presença do carbono anomérico livre (se estiver livre é redutor do contrário não é). Os polissacarídeos são polímeros que contem mais de vinte monômeros.
 Existem diversos testes químicos utilizados para determinar os diferentes tipos de carboidratos. Esses podem ser divididos em duas categorias principais: aqueles baseados na produção do furfural ou furfural substituído na presença de um ácido concentrado (Teste de Molish, Teste de Seliwanoff, Teste de Bial) e aqueles baseados na capacidade redutora dos carboidratos (Teste de Benedict, Teste de Barfoed). Os testes que se fundamentam na produção do furfural se baseiam no princípio de que pentoses na presença de ácido concentrado se desidrata em furfural enquanto hexoses se desidratam em hidroximetilfurfural.
 O Teste de Molish é usado para identificar carboidratos no geral, condensado colorido na cor violeta indica a presença de carboidrato. O Teste de Seliwanoff é utilizado para identificar cetoses, composto avermelhado indica a presença de cetose. O Teste de Bial se destina aos açucares redutores, precipitado avermelhado caracteriza reação positiva para açucares redutores. Teste de Barfoed permite identificar monossacarídeos, precipitado vermelho tijolo indica monossacarídeo. Teste de Iodo para amido é um teste utilizado para a identificação especifica do amido, cor azul indica a presença de amido e a cor amarela indica resultado negativo.
 Todos os testes citados acima tem o objetivo de identificar as diferentes categorias de carboidratos nos permitindo ao final qual o composto contido em cada frasco, dentro de um universo de seis carboidratos previamente selecionados (glicose, arabinose, frutose, sacarose, maltose e amido).
Caderno didático-119
Lehninger, princípios de bioquímica-4ªedição

Continue navegando