Buscar

pim III completo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIP
THAIS NASCIMENTO RODRIGUES
RA 1991523
LOJAS AMERICANAS:
PIM III
 
PLANALTINA / GO
2019
UNIVERSIDADE UNIP
THAIS NASCIMENTO RODRIGUES
RA 1991523
LOJAS AMERICANAS:
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade UNIP
PLANALTINA / GO
2019
RESUMO
Este estudo trata-se de um projeto integrado multidisciplinar (PIM III), referente à projeto de pesquisa realizado no primeiro bimestre do período do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista (UNIP) realizado na cidade de Planaltina localizada no estado de Goiás, e demonstra como são aplicados os conceitos de recursos humanos na empresa e terá o intuito de demonstra na prática o funcionamento atual da empresa com base em estudos das disciplinas desenvolvidas, Gerenciamento de Pessoas, Estatísticas Aplicada e Contabilidade para assim podemos analisar com base nos estudos das disciplinas durante o semestre o que tem por objetivo final inserir o aluno nas pratica gerencias de recursos humanos fundamentadas nos conhecimento teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter pratico complementar do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Recursos Humanos, Estatística, Contabilidade.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................ 4
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS ................................................ 5
2.1 MOTIVAÇÃ0 E PRODUTIVIDADE ................................................ 5
2.2 O TRABALHO EM EQUIPE.............................................................6
3. ESTATÍSCA APLICADA .................................................................. 7
3.1 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA ESTATISTICA ...................... 7
3.2 DADOS ESTATÍSTICO ................................................................... 7
4.CONTABILIDADE.............................................................................. 10
4.1 BALANÇO PATRIMONIAL............................................................... 10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................. 13
6. REFERÊNCIAS ................................................................................. 14
1. INTRODUÇÃO
	
O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM III) vem apresentar a empresa Lojas Americanas S.A. é uma das maiores e mais tradicionais redes de varejo do país. Com 89 anos de vida, a empresa conta com mais de 1.320 lojas com presença em todo o território nacional e com 4 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Uberlândia, atuando também no comércio eletrônico, representado pela B2W - Companhia Digital. A rede comercializa mais de 60.000 itens de 2.000 fornecedores diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bomboniere, lingerie, CDs e DVDs, jogos, higiene e beleza e utilidades domésticas.
No gerenciamento de pessoas a empresa precisa manter a equipe unida, eis necessário, porque são as pessoas que possuem um papel de grande importância e contribuem para o alcance dos seus objetivos e o crescimento contínuo, pessoas capacitadas e motivadas dão o melhor de si e produzem mais. E para que isso ocorra de maneira eficiente e eficaz, o administrador de recursos humanos deve mudar sua filosofia de atuação, é o seu papel recrutar talentos, entrevistas, demitir e admitir, calcular salários e entre outros, mais a sua gestão está também no bem estar do funcionário, cuidar para que eles tenham um local de trabalho adequado, visando sempre por sua segurança, higiene e todos os direitos que a eles cabem em primeiro lugar.
O intuito do projeto é demostra através de pesquisa realizada na empresa por entrevista, levantamentos financeiros, planejamento e metas a serem alcançadas, que utiliza-se e muito das disciplinas cursadas no bimestre que são desenvolvidas por gerenciamento de pessoas, contabilidade, estatística aplicada sento que a área de recursos humanos tem uma parte importante em todas as empresas.
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS 
Uma empresa é feita de pessoas por isso para garantir o sucesso ou a falta dele nos negócios, precisar ter um bom gerenciamento pessoal ajudar a alcançar o patamar que a empresar tanto deseja. Basta desenvolver um equilíbrio entre a ideia e os modos para executá-la. O setor de recursos humanos fica responsável por esse gerenciamento de pessoas e tem o papel de desenvolver um ciclo motivacional.
Chiavenato (2004, p.23) descreve o ciclo motivacional como um círculo virtuoso que se origina em uma necessidade, uma força dinâmica e persistente que estimula o comportamento.
Para Silva (2002, p.23) o ciclo da motivação é uma sequência de eventos que se inicia com necessidades insatisfeitas e termina depois que o indivíduo analisa as consequências da tentativa de satisfazer aquelas necessidades.
O organismo só retornará ao estado de equilíbrio quando a necessidades forem satisfeitas, pois os ciclos motivacionais estão ligados ao equilíbrio, estímulo, necessidade, tensão, comportamento, satisfação. Podemos entender que sem novas necessidades, uma pessoa pode viver muito bem em estado de equilíbrio. 
Com as lojas americanas objeto de pesquisa desse trabalho podemos analisar que seu departamento pessoal está sempre voltado a motiva o crescimento profissional de seus funcionários para assim desenvolver um trabalho de qualidade e proporcionar aos seus clientes qualidade nos serviços prestados. 
2.1 Motivação e Produtividade
Motivação é uma arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer.
Maslow estudou a motivação e considerou que a todo momento alguém está motivado.
A teoria de Maslow mostra a hierarquia das necessidades como autorrealização, autoestima, afetivo-social, segurança, fisiológicas.
De acordo com Maximiano (2000, p.39), há dois grupos de motivos que influenciam o desempenho, que são: Motivos internos e motivos externos.
Motivos interno são aqueles que surgem das próprias pessoas, como aptidões, interesses, valores e habilidades.
Motivos externos são aqueles cridos pelas situações ou ambientes em que a pessoa se encontra.
Segundo Robbins (1999, p.41), os valores representam convicções básicas que contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que a pessoa acredita ser correto, bom ou desejável.
Produtividade é a relação entre os produtos obtidos e os fatores de produção empregados na sua obtenção.
Muitas pessoas só buscam aumentar sua produtividade se tiver meta e objetivo para alcançar, por esse motivo todo ser humano precisar se senti motivado.
Dentro de uma empresa é preciso que haja sempre coesão entre as ações de todos os departamentos e equipes que a compõem. Este processo é essencial, pois é através dele, ou seja, desta integração, que se torna possível preparar os profissionais, bem como a organização como um todo, para trabalhar com excelência e, assim, atingir as metas e objetivos propostos.
2.2 O Trabalho em Equipe
Segundo Spector (2002), um grupo de trabalho é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando a objetivos inter-relacionados.
As pessoas são a força que move uma empresa. O capital humano é, sem dúvida, o principal pilar de uma instituição, tendo em vista que é ele que realiza todas as ações que fazem uma organização crescer. Trabalhar em uma empresa implica em conviver com pessoas de opiniões diferentes, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo. Saber aceitar essas diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que o trabalho em equipe seja bem-sucedido.
Uma vez que integra as habilidades dos diversos componentes do grupo, o trabalho em equipe traz resultadosmuito mais eficientes do que as atividades realizadas individualmente. Por conta disso, estimular a união deve ser uma estratégia de toda instituição que deseja aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores.
O trabalho em equipe também oferece a oportunidade de socialização com os colegas, uma vez que o grupo convive diariamente e sempre é possível aprender e crescer em com essa relação.
3. ESTATÍSTICA APLICADA
Estatística é a ciência que se utiliza da teoria probabilística para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos e observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros.
No que se refere a dados estatísticos as lojas americanas não foge à regra e como todas as empresas se planeja, ela trabalha com dados estatísticos para promover um melhor desempenho em suas vendas, buscado sempre a melhor forma de conseguir atingir as metas. 
3. 1 ELEMENTO FUNTAMENTAIS DA ESTATÍSTICA APLICADA
Os elementos fundamentais da estatística são população que é o conjunto de todos os itens pessoas, coisas e objetos que possa ser estudado como fenômeno coletivo.
Temos a amostra que é o subconjunto não vazio de uma população;
 A amostragem que é o meio de escolha da amostra;
Os parâmetros que traz a denominação de uma característica numérica; 
É o estimador que é a característica para toda a amostra.
Variável é a característica da população que será analisada; 
Dado e o valor coletado no estudo; 
Observação e a descrição.
Mas também temos as fases do método estatístico nesse as principais fases são: 
Definição do problema, pois é preciso ser definido para poder ser resolvido;
Planejamento, toda organização precisar fazer suas pesquisas e se planeja; 
Coleta de dados, nada mais é do que buscar informações; 
Apuração dos dados, são a organização das informações coletadas; 
Apresentação dos dados, usando gráficos e tabelas; 
Análise e interpretação dos dados, por meio de uma linguagem matemática.
3. 2 Dados Estatísticos
Nos dados estatísticos temos os dados brutos que significa que os dados não estão numericamente organizados e processados.
Assim para organizar e processar esses dados, podem ser utilizado resumos visuais e numéricos, com gráficos, mapas, tabelas e modelos numéricos. 
Em uma pesquisar realizada em uma das lojas americanas obteve-se alguns dados relacionado ao seu quatro de funcionários no qual, e identificou uma considerável proporção de colaboradores do gênero feminino, 62,85%, equivalente a 22 pessoas, e 37,15% que equivale a 13 ao gênero masculino. A faixa etária demonstra que a maior concentração de seus colaboradores está dentro dos 18 aos 25 anos de idade.
Também observamos que 60% dos entrevistados são casados, e 40% o que equivale a 14 pessoas são solteiras.
As Lojas Americanas abril 41 lojas no 1S19 (vs. 27 no 1S18), alcançando 617 cidades e um total de 1.518 lojas por todo Brasil. Em 30 de junho de 2019, a Companhia tinha 24.963 associados e 1.518 lojas, sendo 868 tradicionais, 606 express e 44 no formato conveniência, atingindo uma área de vendas de 1.135,7 mil metros quadrados (vs. 1.081 mil metros quadrados em 30 de junho de 2018). A base total de lojas está distribuída da seguinte forma dentre as regiões: 52,8% no Sudeste, 20,8% no Nordeste, 10,7% no Sul, 8,6% no Centro-Oeste e 7,1% no Norte. Nesse trimestre, alcançamos presença em 617 cidades em todos os estados brasileiros, que são atendidas por quatro centros de distribuição de Lojas Americanas, localizados em Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Dados da empresa / composição do capital
Números de ações 
Do Capital Integralizado 30/06/2019
Ordinárias R$ 539.943.630 
Preferenciais R$ 1.060.653.964 
Total R$ 1.600.653.964
Em Tesouraria 
Ordinária R$ 0
Preferenciais R$ 2.300.719
Total R$ 2.300.719 
Os dados estatísticos são muito importante em uma empresa e gera grandes benéficos para o crescimento econômico da organização pois através deles e possível analisar as portabilidades de alguns investimentos da empresar, e suas margem de lucro, como também suas margens de prejuízo em um determinado mês assim como a porcentagem que cada acionista tem sobre uma empresar e a lucratividade corresponde. 
Lojas Americanas estão na Bolsa de Valores Brasileira (B3) desde 1940. A Companhia possui uma base acionária composta de ações ordinárias (LAME3) e ações preferenciais (LAME4). Além disso, desde agosto/17, a Companhia faz parte do Nível 1, um segmento especial da B3 de Governança Corporativa.
Composição Acionária
	Acionistas/Ações
	Ordinárias
(unidades)
	%
	Preferenciais
(unidades)
	%
	Total de Ações
(unidades)
	%
	Controladores
	328.346.981
	 60,8%
	 313.533.421
	 29,5%
	641.880.402
	40,0% 
	Tobias Cepelowicz
	32.703.739
	 6,1%
	 -
	   -
	32.703.739
	 2,0%
	Invesco
	-
	 - 
	126.844.092
	11,9%
	126.844.092
	 7,9%
	Blackrock
	-
	-
	53.002.040
	5,0%
	53.002.040
	3,3%
	Tesouraria
	-
	-
	2.300.719
	 0,2%
	2.300.719
	0,1%
	Free Float
	178.892.910
	33,1%
	568.385.527
	 53,4%
	747.278.437
	46,6%
	Total
	539.943.630
	100,0%
	1.064.065.799
	100,0%
	1.604.009.429
	100,0%
Nessa tabela mostra os números de acionista das lojas americanas e suas porcentagens de ações. Assim a empresa consegue controlar a margem de lucro que corresponde a cada acionista.
A Companhia conta com um Conselho de Administração formado por oito membros, sendo cinco indicados pelos controladores e três indicados pelo Conselho de Administração. A Lojas Americanas também conta com um Conselho Fiscal formado por quatro membros, sendo dois indicados pelos controladores e dois indicados pelos acionistas minoritários.
4. CONTABILIDADE:
contabilidade é uma ciência social que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômica financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. Em suma, a contabilidade é a ciência que mede a riqueza (patrimônio) e a sua evolução.
Para compreender os conceitos da contabilidade dividimos em três funções:
Orientação; compreende a elaboração de relatórios contábeis.
Controle; constitui-se de processos pelos quais a administração é informada de a entidade está agindo de acordo com os planos e as políticas estabelecidas.
Registro; para que possa existir controle e orientação.
2. 1 Balanço patrimonial
O Balanço Patrimonial que pode ser representado das seguintes formas:
Bens + Direitos / Obrigações
 Ou
Ativo / Passivo 
Os bens, os direitos e as obrigações, que representam o patrimônio de uma entidade, não aparecem no balanço patrimonial na forma sob a qual eles se apresentam. No balanço patrimonial são denominados conta.
Assim a conta apresenta no balanço patrimonial os componentes que formam o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. 
A equação patrimonial: ativo = passivo + patrimônio líquido. 
Mais também pode ser descrita por bens + direitos = obrigações para terceiros em geral + obrigações para com terceiros especiais.
Com base nesse estudo foi realizado uma pesquisa no balanço patrimonial das lojas americanas, assim podemos analisar o ativo e o passivo da empresa.
Demonstrações contábeis das lojas americanas
	
2T 2019
	
	Ativo Total
	30.466.717Ativo Circulante
	17.170.223
	Ativo Não Circulante
	13.296.494
	Passivo Total
	30.466.717
	Passivo Circulante
	7.549.925
	Passivo Não Circulante
	16.876.870
	Patrimônio Líquido
	6.039.922
Valores em R$ Mil
A empresa ficou com seu patrimônio líquido com o total de R$ 6.039.922
No segundo semestre de 2019 com um ativo no total de R$ 30.466.717 e o passivo no total de R$ 30.466.717 assim podemos nota que para cada ativo a um passivo de igual valor.
Dados Econômico-Financeiros - R$ - mil.
	Balanço Patrimonial – Consolidado
	30/06/2019
	31/12/2018
	Ativo Imobilizado, Investimentos e Intangível
	9.566.561
	7.410.941
	Ativo Total
	30.466.717
	28.304.656
	Património Líquido
	6.039.922
	6.286.125
	Patrimônio Líquido Atribuído à Controladora
	4.785.904
	4.924.597
Com base nesse balanço patrimonial das lojas americanas podemos observa a diferença entre os anos de 2019 e 2018 onde o patrimônio líquido teve uma baixa de R$ 246.203 já o ativo comparando os mesmos anos deve um crescimento de R$ 2.155.620 assim podemos observar que os valores mudam conforme os direitos e obrigações da empresa. 
As Lojas Americanas encerraram o segundo trimestre de 2019 com um lucro líquido de R$ 63,62 milhões. No acumulado dos últimos doze meses, a empresa acumulou um lucro líquido de R$ 222,98 milhões. No dia 30 junho 2019, a companhia Lojas Americanas possuía um ativo total de R$ 30,47 bilhões e um patrimônio líquido de R$ 6,04 bilhões.
Todos estes dados referem-se à consolidação do resultado financeiro da companhia Lojas Americanas com o resultado financeiro de todas as suas companhias subsidiárias.
As lojas americanas tiveram lucro líquido consolidado de R$ 112,7 milhões no segundo trimestre, um salto em relação ao mesmo período de 2018, quando teve resultado positivo de R$ 5,1 milhões.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado subiu 26,7%, para 832 milhões de reais, com a margem Ebitda ajustada passando a 18,9% ante 17,2% no segundo trimestre de 2018.
Em 30 de junho de 2019, o endividamento líquido consolidado reduziu R$ 172,4 milhões em relação ao ano anterior, para R$ 5,48 bilhões, com o indicador de alavancagem dívida líquida/Ebitda ajustado (últimos 12 meses) ficando em 2 vezes de 2,1 vezes no final de junho de 2018.
Na tabela abaixo mostra a diferença de resultados entre os quatros últimos trimestre das empresas para uma demonstração de resultado.
Demonstração de Resultados
	
	Acumulado
12 Meses
	2T 2019
	1T 2019
	4T 2018
	3T 2018
	Receita Líquida
	17.816.534
	4.411.580
	3.552.302
	5.918.416
	3.934.236
	Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos
	-11.604.381
	-2.854.063
	-2.325.143
	-3.872.674
	-2.552.501
	Resultado Bruto
	6.212.153
	1.557.517
	1.227.159
	2.045.742
	1.381.735
	Despesas/Receitas Operacionais
	-4.405.788
	-1.086.204
	-1.000.259
	-1.300.433
	-1.018.892
	Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos
	1.806.365
	471.313
	226.900
	745.309
	362.843
	Resultado Financeiro
	-1.509.905
	-372.488
	-385.108
	-411.429
	-340.880
	Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro
	296.460
	98.825
	-158.208
	333.880
	21.963
	Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro
	-73.478
	-35.205
	51.126
	-87.127
	-2.272
	Resultado Líquido das Operações Continuadas
	222.982
	63.620
	-107.082
	246.753
	19.691
	Resultado Líquido das Operações Descontinuadas
	N/D
	N/D
	N/D
	N/D
	N/D
	Lucro/Prejuízo Líquido
	222.982
	63.620
	-107.082
	246.753
	19.691
A coluna Acumulado 12 meses refere-se à soma dos valores dos últimos 4 trimestres
Valores em R$ Mil
Parte superior do formulário
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO
Ao final do presente projeto multidisciplinar, viu-se que a empresar lojas americanas, adota uma abordagem única na forma de melhor atender os clientes oferecendo seus diversos formatos de lojas (tradicional, express e, mais recentemente, conveniência – Local), sua plataforma digital (via B2W Digital, com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato) e a Ame, plataforma mobile de negócios, vem crescendo cada vem mas no mercado.
objeto de pesquisa deste estudo administra e gerencia o seu quadro de recursos humano de uma forma adequada, buscando qualificar e promover seus funcionários trazendo sempre o quer e melhor para o desempenho de seus colaboradores, presando o crescimento da empresa junto com seus quadros de funcionários, para assim trazer um serviço de qualidades aos seus clientes.
 Cabe à empresa disponibilizar todos os recursos técnicos e tecnológicos para que as atividades do profissional sejam realizadas corretamente. Além disso, o espaço físico precisa ser seguro, confortável e adequado para o desenvolvimento das tarefas diárias.
 A empresa também precisa estimular a harmonia entre os trabalhadores para que não haja competições internas. Deve ficar claro que todos fazem parte de um mesmo time, e que o trabalho em equipe é muito importante para as áreas e para os resultados da companhia. A atuação da liderança é fundamental nesse ponto, pois ela tem o papel de ajudar a melhorar o relacionamento entre os liderados.
 Outra forma de motivar os empregados é valorizar as ideias propostas por eles. Quando isso acontece, os colaboradores se sentem reconhecidos pelo local onde trabalham e têm mais vontade de apresentar novas soluções.
6. REFERÊNCIAS
Material Didático – Universidade Paulista 
Fernandes, Alexandre Laurindo
Gerenciamento de Pessoas / Alexandre Laurindo Fernandes; Joaquim Ribeiro. – São Paulo, 2012.
Silva, Edwin F
Estatística aplicada / Edwin F. Silva; Wesley Cândido de Melo – São Paulo: Editora Sol, 2012
Santos, Edson Mota dos 
Contabilidade / Edson Mota dos Santos – São Paulo: Editora Sol, 2012.
www.bvnfbovespa.com.br balanço patrimonial lojas americanas01/10/2019
https://pt.wikipedia.org lojas americanas 01/10/2019
https://ri.basa.com.br empresa perfil lojas americanas 01/10/2019

Continue navegando