Buscar

fer 2Significado de História da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Significado de História da arte
O que é a História da arte:
História da arte é uma área de estudo que aborda as diversas manifestações artísticas produzidas pelo homem com o propósito estético ou comunicativo para expressar ideias, emoções e formas de ver o mundo.
Ela acompanha o desenvolvimento da história da humanidade, se relacionando com a cultura dos mais variados povos existentes no mundo, buscando compreender as manifestações que foram e estão sendo realizadas até hoje.
A história da arte, assim como os fatos históricos, ajudam a compor a história das sociedades. Muitos pesquisadores de diversas áreas tentam desvendar as origens da humanidade e dentre tantas pesquisas, a conclusão que se obtém é a de que o aparecimento do homem está diretamente associado ao aparecimento de formas simbólicas, que ajudam a construir possíveis depoimentos sobre a origem e evolução do ser humano.
Desta forma, a história da arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações e é um processo contínuo, que nunca chega ao fim, pois está sendo vivida a cada dia.
Períodos da história da arte
Os períodos equivalem à uma espécie de linha do tempo da história da arte, ou a uma ordem cronológica do percurso da humanidade. Podemos então encontrar manifestações artísticas presentes na Pré-História, na Antiguidade e nas Idade Média, Moderna e no século XX.
Arte na Pré-História
A Pré-História foi o primeiro período da evolução humana a deixar vestígios das primeiras formas simbólicas da humanidade.
As formas pioneiras de expressão artística desta época são as pinturas rupestres, onde os homens daquela época deixava desenhado nas paredes das cavernas onde viviam, sua forma de viver e ver o mundo e através destas pinturas rústicas, registrou suas crenças e a maneira como percebia a natureza. Os vários locais onde foram descobertas estas pinturas são chamados de sítios arqueológicos.
Outros elementos que também revelam a maneira de viver do homem pré-histórico, e que podem ser considerados importantes vestígios históricos, são as esculturas e artefatos feitos em osso, pedra ou madeira.
Arte na Antiguidade
Este período foi marcado pela descoberta da escrita e os egípcios foram os mais influenciados por esta evolução.
A criação de símbolos e sinais hieróglifos são os destaques desta época. Suas habilidades foram manifestadas através dos túmulos de faraós, estátuas de divindades, e outros artefatos de seu cotidiano.
Os gregos também desenvolveram a aptidão por meio das pinturas, monumentos e edificações, que tinham o homem como principal referencial, por ser considerado o centro da perfeição.
Arte na Idade Média
Este período é marcado pela influência religiosa. Destacam-se as expressões artísticas celta, gótica e romana.
O povo romano também teve importante destaque para as atividades artísticas da época, com célebres construções que impactaram a arquitetura e também por meio da arte paleocristã, que baseava-se nos ensinamentos de Cristo e através da Arte Bizantina.

Outros materiais