Buscar

aula negociacao internacional

Prévia do material em texto

NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
1
No mundo dos negócios internacionais, o negociador utilizar as suas habilidades em ambientes comerciais altamente diversificados e complexos. 
Além disso, é necessário obter um panorama da economia mundial e receber orientações básicas sobre como atuar em negociações internacionais de rotina.
2
Quando uma empresa quer se tornar um player internacional e realizar transações comerciais fora do ambiente nacional necessita observar que o mundo é o seu limite, mas em contrapartida, precisa pesquisar os nichos que pretende explorar e as características do jogo político, comercial e cultural que deverá impor as regras da negociação. Além disso, necessita compreender que enfrentará uma concorrência mais intensa e agressiva do que aquela encontrada em seu país de origem.
3
Países como EUA, China, Alemanha ou Japão oferecem diferentes formas de apoio às suas empresas que vão desde as facilidades do tratamento burocrático até a criação de agencias especializadas no fomento de negócios internacionais. O ambiente internacional é um gigante tabuleiro onde os países buscam atingir as melhores posições com agilidade por meio de ações estratégicas de apoio ao exportador.
Estados Unidos - Os Estados Unidos possuem diversos órgãos da administração pública em  nível federal que trabalham harmonizadas com instituições de fomento da iniciativa privada que sustentam as ações das empresas no ambiente internacional.
Estas entidades fornecem ajuda financeira a projetos que sustentem acordos comerciais de infraestrutura e sistemas comerciais e que representem os interesses americanos baseados na liberdade e igualdade de oportunidades (recolher informações do livro nas pags. 154-163)
5
China - A abertura ao comércio exterior e a velocidade da capacidade de exportação do país chamam a atenção desde a década de 1990. 
O ritmo das negociações internacionais se acelera à medida que o capitalismo de estado vem substituindo o velho esquema comunista de nação coletivista e fechada ao mundo que vigorava até os anos 1980. Empresas puramente domésticas ou no formato de joint-venture com o exterior, mas com forte supervisão do governo, caracterizam as incursões chinesas no comércio exterior. (recolher informações do livro nas pags 163-169)
6
Alemanha - A Alemanha incorporou mais que a maioria dos países a tese do crescimento baseado nas exportações, defendido pelas economias ocidentais a partir de meados do século XX. 
Este modelo defende um sistema economico nacional totalmente aberto ao fluxo e ao comércio internacional de capitais, com base no desenvolvimento industrial focado no mercado externo. (recolher informações do livro nas pags 170-180)
7
VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS?
 
Livro base: Lamin, Gustavo Paiva. Negociação: conceitos fundamentais e negociação internacional. ? cap. 4 
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=hZV9jJscJfg 
Evidenciar casos de negociação nos paises descritos nos slides.
8