Buscar

projeto angela

Prévia do material em texto

1
ângela dias dos santos
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA para o
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A Dança afro como projeto educacional nas aulas de Educação Física 
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
São Mateus/ES
2018
ângela dias dos santos
A Dança AFRO como projeto educacional nas aulas de Educação Física 
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto de ensino e pesquisa em Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito final para aprovação do curso em Licenciatura de Educação Física.
Orientadores: Prof. Raphael Gustavo Testa
São Mateus/ES
2018
SANTOS. Angela Dias. A Dança AFRO como projeto educacional nas aulas de Educação Física. 2018. 15 folhas. Projeto de Ensino de Licenciatura em Educação Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, São Mateus/ES, 2018.
RESUMO
O presente projeto de ensino e pesquisa tem foi desenvolvido com o tema A Dança Afro como projeto educacional nas aulas de Educação Física, dentro da linha de pesquisa está relacionada à dança afro na escola. Por ser uma fase envolvida em complexidade de transição, o projeto será aplicado aos alunos do 1° ano do Ensino Médio, onde será desenvolvido um projeto de dança com conteúdos que farão os alunos a participarem das aulas. Para definição do projeto de ensino e pesquisa, teremos como problematização o principal questionamento que como a contribuição da dança na formação do aluno e como o professor de Educação Física poderá introduzir a dança afro em suas aulas. Como objetivo principal, iremos ver como realizar a inclusão da dança nas aulas de Educação Física compreendendo as principais do movimento. Através de uma pesquisa bibliográfica podemos citar alguns autores que teve como base para a conclusão deste, como: Medina, Carbonera, Pereira, Moura entre outros.
Palavras-chave: Dança. Educação Física. Escola.
SUMÁRIO
	1 INTRODUÇÃO ..............................................................................................
1.1 TEMA DO PROJETO.....................................................................................
1.2 JUSTIFICATIVA ...........................................................................................
1.3 SERIE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA ................................
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO....................................................................................
1.5 OBJETIVOS ...................................................................................................
15.1 OBJETIVO GERAL ........................................................................................
1.5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS .........................................................................
2	REVISÃO DE LITERATURA	5
2.1 A DANÇA NAS AULAS DE EUCAÇÃO FISICA ...............................................
2.2 A EDUCAÇÃO FÍSICA .....................................................................................
3	DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)	6
4	TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA	7
5	CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
7 REFERENCIAS .................................................................................................
	05
06
06
07
07
07
07
07
08
08
10
12
13
14
15
	
	
INTRODUÇÃO
A Educação Física representa uma multiplicidade de objetivos, nas categorias desenvolvimento físico e formação de atitudes, conhecimento, aquisição de habilidades, ajustamento social, o que denota um considerável espaço de tempo para a sua execução. 
A dança de uma forma em geral, seja no contexto educacional quanto no contexto social, traz grandes significados para a formação social do aluno. Neste sentido, o professor com o seu estágio de aprendizagem proporciona atividades relacionadas, aos ritmos com o intuito de desenvolver atividades na qual os alunos conheçam as possibilidades do seu corpo na pratica da dança.
Com base nisso, a dança no contexto da Educação Física Escola, uma dinâmica capaz de proporcionar equilíbrio e foco ao aluno. Porque é através disso que se tem uma vantagem de englobar todos os alunos nos ritmos, assim, os movimentos corporais exercidos na dança trabalham não só como corpo, o mas também com a mente, o lado cultural de quem pratica. 
Através das práticas criativas da dança no contexto escolar, pode promover o desenvolvimento integral do aluno, quanto a socialização e favorecer um melhor desempenho na vida escolar e nas na aula de Educação Física. 
A Educação Física na escola antes de tudo deve abranger seus objetivos e conteúdos, atividades como, por exemplo, a dança, direcionados a sua faixa etária, para poder explorar o máximo das suas habilidades e assim obter resultados satisfatórios e significativos. 
Explorar a dança na escola é necessário que professor esteja atualizado e consciente sobre a realidade social do aluno para se ter uma boa resposta educacional. E com isso destacar a reflexão como uma das possibilidades de buscar e entender o desenvolvimento da dança como pratica educacional.
TEMA DO PROJETO 
A Dança como projeto educacional nas aulas de Educação Física, foi o tema escolhido para desenvolver o projeto de ensino e pesquisa e dentro da linha de pesquisa está relacionada à dança na escola.
JUSTIFICATIVA
Com o projeto, o professor poderá ofertar as mais diversas atividades, relacionadas à dança, privilegiando espontaneamente a experiência de maneira livre. Para o mesmo consiga se transformar num fator educacional, é necessário preocupar-se com a formação ética, cultural, a organização do trabalho, o desenvolvimento psicomotor, a adaptação social, a socialização e integração entre do aluno, onde estará servido como experiência profissional como parte do currículo escolar.
Vargas (2003) afirma que, a atividade da dança na escola engloba a sensibilização e conscientização dos alunos, tanto para suas atitudes, quanto os gestos, posturas, atitudes e ações cotidianas como para as necessidades de expressar, comunicar, criar, compartilhar e interagir na sociedade.
A dança nas escolas faz com que o aluno não sinta as aulas monótonas e participem mais, tendo bom entrosamento com o grupo e contribui para o desenvolvimento do aluno.
O corpo humano, quando tomado pelo ritmo, pelo movimento, pela cor, consegue construir um esquema plástico, dinâmico e particular, logo a dança, um meio expressivo que se utiliza exclusivamente do corpo como material básico de construção (MOURA, 1998).
Sabe-se que a prática de Educação Física escolar está sujeita a condicionantes que implicam diferentes concepções de diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem entre homem e de sociedade. Portanto ao inserir a dança no contexto faz om que o aluno aprenda de forma dinâmica a responsabilidade que tem com seu aprendizado e com a sua imagem diante da sociedade.
SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA
Por ser uma fase envolvida em complexidade de transição, o projeto será aplicado aos alunos do 1° ano do ensino médio, onde será desenvolvido um projeto de dança com conteúdos que farão os alunos a participarem das aulas.
ROBLEMATIZAÇÃO
Para definição do projeto de ensino e pesquisa, teremos como problematização os seguintes questionamentos: Qual a contribuição da dança na formação do aluno? Como o professor de Educação Física poderá introduzir a dança em suas aulas? Quais os reais benefícios da dança na escola?
 OBJETIVOS
1.5.1 OBJETIVO GERAL
Realizar a inclusão da dança nas aulas de Educação Física compreendendo as principais do movimento.
1.5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Propiciar aos alunos conhecimento de vários ritmos e tipos de dança.
Diversificar as aulas atravésde dança;
Estimular os alunos a conhecer a cultura afro brasileira.
REVISÃO DE LITERATURA
2.1 A DANÇA NAS AULAS DE EUCAÇÃO FISICA
A dança está sempre presentes na nossa vida cotidiana sendo usada como profissão, diversão ou até mesmo para introduzir um indivíduo num grupo seja ele no profissional ou no lazer. Sendo os alunos são os maiores usufruidores, passando a fase escolar experimentando inúmeras emoções acerca da pratica nas aulas.
Conscientização, Expressão corporal e dança escolar ou dança fácil é para todos os interessados em uma dança que não tem exigências de idade, condicionamento físico, preparo corporal, flexibilidade, problemas com articulações, postura e desenvoltura. A dança escolar visa trabalhar todos os aspectos acima relacionados sendo que cada um, dentro de seus limites e possibilidades executará os movimentos propostos não havendo nenhum compromisso em acertar ou errar, pois o objetivo é levar as crianças a descobrirem habilidades que desconhecia, trabalhando a reeducação postural, a psicomotricidade, disciplina, etc. (CARBONERA; CARBONERA, 2008, p.24).
A dança escolar deve permitir ao educando uma conscientização quanto às possibilidades de direcionar o aluno as mais variadas expressões corporais introduzindo-o a proposta educacional.
[...] conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas que identificam e organizam os campos de estudos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para compreender seu objeto de estudo/ensino. Constituem-se historicamente e são legitimados nas relações sociais. Os Conteúdos Estruturantes da Educação Física para a Educação Básica devem ser abordados em complexidade crescente, isto porque, em cada um dos níveis de ensino os alunos trazem consigo múltiplas experiências relativas ao conhecimento sistematizado, que devem ser consideradas no processo de ensino/aprendizagem. Logo, é por meio desse estilo de abordagem que os Conteúdos Estruturantes contempla os fundamentos da disciplina, em articulação com aspectos políticos, históricos, sociais, econômicos, culturais, bem como elementos da subjetividade representados na valorização do trabalho coletivo, na convivência com as diferenças, na formação social crítica e autônoma (PARANÁ, 2008, p. 62).
Introduzir a dança nas aulas de Educação Física foi a forma mais fácil de fazer com que o aluno não perca o entusiasmo pela escola, pois através deles o mesmo se interessa em participar e se entrosar com os colegas através dos ritmos
Assim, por meio da dança escolar é possível promover o progresso da educação com a expressão corporal dos ritmos que envolve o alunos a participação das aulas práticas de educação física.
[...] a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, podem-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade. PEREIRA et al (2001, p.61)
[...] é a manifestação da cultura corporal responsável por tratar o corpo e suas expressões artísticas, estéticas, sensuais, criativas e técnicas que se concretizam em diferentes práticas, como nas danças típicas (nacionais e regionais), danças folclóricas, danças de rua, danças clássicas entre outras (PARANÁ, 2008, p. 70).
Como estratégia de ensino, diferentes áreas de conhecimento, a Educação Física em especial recorre a dança e utiliza como ferramenta para ensinar seus conteúdos, assim como também em outras disciplinas que buscam estimular o aprendizado em forma de prazerosa para assim extrair a atenção dos alunos.
STRAZZACAPPA (2001) diz que a dança raramente está presente no ambiente escolar. Nessa perspectiva, podemos perceber que a dança dificilmente é tratada na escola, porque esta área tem encontrado problemas para ensinar tal conteúdo. São inúmeras as mazelas encontradas no espaço educacional.
Através da dança o aluno pode se desenvolver, a inteirar, trocar, socializar e vivenciar através da imaginação do seu dia-a-dia, por isso, essas atividades desportivas são importantes na formação integral dos alunos.
Devemos incluir a dança não apenas na teoria no planejamento, onde no papel fica bonito e pode até dar certo aquela aula, mas é na prática que funciona, em atividades que colaborem no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si. Ainda mais em fase escolar, onde as aulas possuem um caráter lúdico e dinâmico, assim a criança terá a oportunidade de trabalhar o conhecimento do seu próprio corpo, noções de espaço e lateralidade, utilizando seus movimentos naturais, auxiliando no seu desenvolvimento e ainda trabalhando as expressões corporais e faciais de forma espontânea, fazendo com que ela não tenha problemas na fase adulta (CARBONERA; CARBONERA, 2008, p.09).
De uma maneira geral, constata-se, que a dança nas aulas de educação física, são muito importantes para o aluno em seu relacionamento com o mundo social e cultural, compartilhando, interagindo, dividindo e recriando emoções.
2.2 A EDUCAÇÃO FÍSICA 
A educação é um processo fundamental para a transformação do indivíduo que se interagindo com o seu meio de forma constante terá condições de efetuar as ações necessárias e fundamentais a existência humana.
Freire (1989) lembra que os espaços destinados por lei (LDB 5.692/71, Dec. 69.450/71) para as aulas de educação física nas escolas, não permitiriam que a criança desse um giro com os braços abertos. Seguindo a lei na integra poderíamos colocar 50 crianças ao mesmo tempo em 100 metros quadrados. Não seria possível as crianças saltar, girar, correr.
A prática da Educação Física é vista como instrumento de grande importância na formação curricular do aluno, atuando sobre os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo, na medida em que é seu papel é atribuído na prática social. 
Segundo Bracht (2005) a existência de materiais e espaços físicos específicos para a Educação física é importante e necessária, sua ausência ou insuficiência podem comprometer o trabalho do professor. Contudo esse autor aponta que “outros aspectos devem ser considerados, muito embora alguns professores justifiquem e condicionem as lacunas de seus trabalhos a carência de tais estruturas” (p.40). 
Quando o autor menciona a importância de as aulas de educação física com mais conteúdo esportista ele tenta dar ênfase ao conteúdo pratico que eleva a disciplina como ao crescimento profissional e assim aplicar aos alunos bons resultados.
 [...] não se deve reduzir o problema do espaço escolar no caso especifico da Educação física, a uma questão meramente material, isto é, sua existência ou não. É preciso também discutir a dimensão simbólica e pedagógica dos espaços escolares (BRACHT), 2005, p.40). 
Formar um indivíduo desde sempre poderá ser tarefa pertinente de qualquer disciplina, mas se tratando da Educação Física terá elementos bem direcionados para a prática da construção cidadã e humana do homem.
Sendo assim, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), é um documento que compreende a educação física como cultura corporal, e "dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta" (BRASIL, 1997, p. 26-7).
As mais variadas expressões do corpo, podem ajudar no desenvolvimento e compreensão das atividades que envolvem a disciplina de Educação Física e posteriormente levando o indivíduo a uma retomada de valores necessários ao seu crescimento pessoal.
Vago (2003) considera a Educação Física como uma das entidades culturais da escola, uma propriedade e produto do ambiente escolar, pois nele se constitui e se realiza, a ele pertence por ele se define. Assim a escola deveria projetar suas ações para o conjunto da sociedade, construindo uma referênciaimportante para a definição de identidades pessoais e coletivas, públicas e privadas, políticas e profissionais, entre outras. Projeções essas que estariam inseridas no conteúdo de cada disciplina inclusive na de educação física, sendo que este conteúdo não obterá grandes resultados se não houver um envolvimento profundo dos elementos responsáveis pelo processo de formação do indivíduo. 
A Educação Física quer favorecer a aprendizagem por meios de três níveis diferentes: atitudinal (saber ser), conceitual (saber sobre) e procedimental (saber fazer). Mediante a isso, o aluno é orientado a ter possibilidades que o sustentarão e o dará a devida autonomia.
O que faz uma disciplina torna-se significativa não é só o valor intrínseco do seu conteúdo, mas também a vibração que os seus responsáveis colocam no desenrolar do processo de ensino, permitindo que os alunos aprendam a se comprometer com o conteúdo proposto (MEDINA, 1993, p. 88-89). 
A escola é um local onde os alunos recebem estímulos e se desenvolvem nos mais diferentes aspectos, cognitivo, afetivo, motor, entre outros. Desta forma destaca-se a importância das aulas de Educação Física, como uma etapa primordial para o desenvolvimento da criança/adolescente.
Para Darido et al (1999), no âmbito da Educação Física ainda não presenciamos uma discussão aprofundada a respeito das interfaces da disciplina em as grandes áreas; códigos e linguagens, ciência e tecnologia e sociedade e cultura. Entendemos que a disciplina tem interfaces acentuadas tanto no que diz respeito aos códigos de linguagem quanto a área de sociedade e cultura.
DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)
O projeto de ensino e pesquisa gira em torno da introdução da dança afro no contexto educacional, onde será desenvolvido em quinze dias do ano letivo. O professor irá pesquisar ou pode até mesmo convidar e desenvolverá ensaios a fim de montar uma apresentação do final do projeto, para toda escola.
Considerando que a maioria da população brasileira é formada por negros, e que, belas danças foram originadas desse povo, faz-se necessário pelo menos um breve estudo.
O projeto terá a duração de 15 dias sendo do dia 05 a 23/11/2019. No primeiro dia o professor deverá apresentar ao aluno a dança afro por meio de aulas audiovisuais nos próximos dias ele irá ensaiar com a turma a dança onde terá uma apresentação para toda escola.
A apresentação deverá ser no último dia referente a aplicação do projeto, onde deverá ter registros de fotos e filmagens para montar uma arquivo do projeto, com o intuito de ser desenvolvidos vários outros projetos relacionados a dança na Educação Física e assim estimular não só os novos professores mas também os professores atuantes.
Houve uma pesquisa dentro os modos de aquisição de conhecimento cientifico desempenha um papel importante. Além disso, ela permite o aprofundamento teórico que norteia a pesquisa na construção de um referencial teórico consistente. 
TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA
	
	Set
	Out
	 Nov
	Estabelecimento dos Objetivos 
	X
	
	
	Escrita da revisão Bibliográfica 
	X
	X
	
	Elaboração do projeto
	X
	X
	
	Apresentação do Projeto
	
	X
	
	Aplicação do projeto
	
	
	05-11-2019
a
23-11-2019
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Educação Física na escola deve abranger, antes de tudo, em seus objetivos e conteúdos, a característica da faixa etária dos seus alunos, para poder explorar o máximo das suas habilidades e assim obter resultados satisfatórios e significativos quais as modificações que estão passando. 
As escolas devem buscar formas de prevenção nas propostas de trabalho, preparar os professores para entenderem seus alunos, respeitar o ritmo de cada um e diferencia-los, sendo um ambiente onde as crianças possam sentir-se bem, amadas e sempre alegres principalmente nas aulas de educação física.
Cabe ao professor aproveitar seus conhecimentos quanto a arte de expressão corporal e a partir daí, promover novos conhecimentos mais complexos na inclusão da dança como parte do contexto educacional.
Com as atividades físicas nas aulas os alunos passar a pratica-las como regra básica da educação física, ao incluir movimentos do corpo como a dança nas aulas, acaba ocorrendo uma liberdade dos movimentos estimulando-os a viverem intensamente as aulas.
Para que a dança se torne parte das aulas é preciso favorecer a sensação de alegria para os alunos e isso ocorrerá através da liberdade de movimentos, em desenvolvimento de outras dimensões e livre expressão corporal.
A dança, assim como as atividades recreativas podem refletir aspectos culturais abordando inúmeras possibilidades, como a manifestação expressiva do corpo, considerando sempre o ponto de vista cultural com a manifestação social e contribuição à saúde.
REFERÊNCIAS
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física 5ª a 8ª Séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARBONERA Daniele; Sergio Antonio CARBONERA. A importância da Dança no contexto escolar. Cascavel, 2008. (Tese de Monografia apresentada para conclusão de curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar da Faculdade Iguaçu - ESAP).
DARIDO, C. D. et al. Educação Física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz. V.5, n. 2, Dez. 1999.
FREIRE, J.B. Educação Física de corpo inteiro. Teoria e prática da educação física escolar. Rio de Janeiro, Editora Scipione, 1989.
MEDINA, J.P.S. A educação Física cuida do corpo... e “mente”. Campinas: Papirus, 1983
MOURA, Deborah Kramer Rolim. O corpo como instrumento de linguagem. 1998 – Monografia (especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-educação). Faculdade de Artes do Paraná, FAP – Curitiba – Pr., 1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Educação Física. Paraná, 2008.
PEREIRA, SRC et all. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis. Porto Alegre, n. 25, 2001.
RACHT, Valter (Org.). Pesquisa em ação: educação física na escola. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.  
STRAZZACAPPA, M. A Educação e a Fábrica de Corpos: a dança na escola. Caderno Cedes, Campinas, ano XXI, n. 53, abr./ 2001.
VARGAS, L.A. A dança na escola. Revista Cinergis, Santa Cruz do Sul, v.4, nº 1, p. 9-13, jan/jun. 2003.
VAGO, Tarcísio Mauro. A educação Física na Cultura Escolar: Discutindo Caminhos para a Intervenção e a Pesquisa. In: BRACHT, Valter: CRISORIO, Ricardo (coord.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: Identidade, Desafios e Perspectivas. Rio de Janeiro: Prosul: 2003.

Continue navegando