Buscar

pre projeto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
 SILVIA TEODORO DE SOUSA ALVES
IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO JOSÉ DO BARREIRO
2019
SILVIA TEODORO DE SOUSA ALVES
IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Pré-Projeto apresentado como exigência da disciplina PPE – Pré-Projeto 
 Orientador: MARIA ADELAIDE RODRIGUES
 SÃO JOSÉ DO BARREIRO
2019
�
LINHA DE PESQUISA
TEMA: IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TÍTULO: IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. INTRODUÇÃO 
 Este projeto visa o desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil, destacando como objetivo principal os benefícios que pode ser oferecido as crianças. 
 A brincadeira, portanto, não é o brinquedo, o objeto, e também não é a técnica, mas o conjunto de procedimentos e habilidades. A brincadeira possibilita sempre uma experiência original, reveladora, única, mesmo que as crianças estejam repetindo a brincadeira pela milésima vez. A brincadeira é a plena realização da imprevisibilidade.
1.1. APRESENTAÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA
 A escolha por este tema foi justamente pela importância do brincar, sabendo o que ele poderia proporcionar para as crianças. O brincar é algo valioso e importante na vida de uma criança, pois uma criança sem brincadeira não seria uma criança.
 A importância dos jogos e brincadeiras no mundo da criança é muito, é importante que todos os docentes entendam o brincar como ferramenta de ensino, pois faz parte do dia a dia do ensino, que este é um período diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa. As atividades educativas são de grande importância.
2. LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL DA PESQUISA
Para a criança, o brincar é a atividade principal do dia-a-dia. É importante porque dá a ela o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar. Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver. (KISHIMOTO, 2010, p.01)
Conduzir a criança à busca, ao domínio de um conhecimento mais abstrato misturando habilmente uma parcela de trabalho (esforço) com uma boa dose de brincadeira transformaria o trabalho, o aprendizado, num jogo bem-sucedido, momento este em que a criança pode mergulhar plenamente sem se dar conta disso. (ALMEIDA, 2003, p.60)
3. REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuco M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5ª Edição. São Paulo: Cortez,2001.
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: prazer de estudar técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.

Continue navegando